Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

Resolva questões de Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q1013961 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Em LIBRAS, os pronomes pessoais são sinalizados com o dedo indicador e possuem uma configuração um pouco diferentes dos existentes em português, havendo uma marcação do gênero (ela/ele) com o sinal designado de cada gênero.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q1014734 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Analise as assertivas sobre o parâmetro do movimento em Libras e marque a alternativa correta:

I - Não se caracteriza pelo deslocamento da mão no espaço na realização de um sinal.

II - É um parâmetro complexo, que pode envolver várias formas e direções, desde os movimentos direcionais no espaço até conjuntos de movimentos do mesmo sinal.

Ill - Os movimentos que as mãos descrevem, no espaço ou sobre o corpo, podem ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou circulares, em várias direções e posições.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q1013456 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Analise as afirmativas considerando a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras): I. A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. II. A expressão facial não é importante para comunicação com os surdos. III. A Libras não tem uma gramática. IV. Ponto de articulação ou locação é um parâmetro linguístico da Libras. V. Um sinal é icônico quando representa de forma semelhante o objeto a que se refere. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q1013973 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


As palavras "TELEVISÃO" e "TRABALHAR" possuem semelhanças na configuração de mão inicial, que é o "T". Contudo, a mudança na orientação da palma da mão resulta significados diferentes para essas palavras. Desse modo, podemos concluir que “TELEVISÃO” e “TRABALHAR” não são par mínimo entre si.

  1. ✂️
  2. ✂️

346Q1015007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Na Língua Brasileira de Sinais, os sinalizadores estabelecem os referentes associados com uma localização no espaço. Tais referentes podem estar fisicamente presentes ou não. Depois de serem introduzidos no espaço, os pontos específicos podem ser referidos ao longo do discurso. Quando os referentes estão presentes, os pontos no espaço são estabelecidos baseados na posição real ocupada pelo referente.

Assinale a alternativa que corretamente aponta para o momento em que os referentes estão ausentes do discurso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q1013483 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

O ponto de articulação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q1014521 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

As línguas de sinais são sistemas linguísticos naturais utilizados por comunidades surdas ao redor do mundo. Sobre essas línguas, assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q1014779 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), alguns pesquisadores argumentaram em favor da inclusão da orientação da palma da mão como parâmetro na fonologia das línguas de sinais.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta que justifica essa iniciativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q1014788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Conforme afirmam Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q1014805 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa, por isso, para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase. (Felipe, 2007)

Segundo a autora, em uma frase afirmativa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q1017878 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

Ana, uma surda usuária da Libras, vai até um serviço de assistência social para solicitar informações sobre um benefício. Como ela não se comunica em Língua Portuguesa, um intérprete de Libras está presente para auxiliá-la. Durante a conversa, o intérprete precisa traduzir as perguntas e respostas, respeitando a estrutura sintática da Libras.

Observe a transcrição do diálogo em Libras entre Ana e a assistente social que foi interpretado, pelo profissional tradutor e intérprete de Libras, de acordo com a estrutura da Libras.

1. “VOCÊ BENEFÍCIO QUAL?”

2. “DOCUMENTO VOCÊ TRAZER?”

3. “NÃO TRABALHAR, BENEFÍCIO TER.”

4. “AMANHÃ VOLTAR, PAPEL PREENCHER.”

Relacione cada frase do diálogo, que constitui a estrutura sintática da Libras, com alguns tipos de frase.

a) Negativa

b) Imperativa

c) Afirmativa

d) Interrogativa

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q1014042 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

A formação de professores surdos para ensinar a Libras para ouvintes é relativamente recente, de modo que um elemento que tem sido questionado e criticado é o ensino da língua com foco exclusivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q1013540 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2022

É a soletração de letras com as mãos. É muito aconselhável soletrar devagar, formando as palavras com nitidez. Entre as palavras soletradas, é melhor fazer uma pausa curta ou mover a mão direita para o lado esquerdo, como se estivesse empurrando a palavra já soletrada para o lado. Normalmente, é utilizado para soletrar os nomes de pessoas, de lugares, de rótulos, etc., e para os vocábulos não existentes na língua de sinais.
Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q1013805 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Acerca dos estudos linguísticos em Libras, qual dos seguintes níveis linguísticos é responsável pela análise da formação das palavras na Língua de Sinais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q1013299 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Na sintaxe (QUADROS, 1999) assume que a posição dos advérbios varia. Considerado esse aspecto como mais um argumento para conceber a ordem SVO como ordem básica na Libras, na sinalização: JOÃO COMPRAR CARRO AMANHÃ e EU ALGUMAS-VEZES BEBO LEITE, qual é a posição correspondente aos advérbios?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q1013300 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

As estruturas que parecem diretamente associadas ao tipo semântico do verbo, impondo mudanças na estrutura sintática para verificar os verbos extensionais e intencionais. Em qual alternativa tais verbos de sentenças extensionais e intencionais se apresentam na Libras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q1014324 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar máximo desenvolvimento possível dos talentos dos aprendizes, sendo informação pertinente sobre esta modalidade de educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.