Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

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421Q1013789 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

Usado para demonstrar quantidade usando da repetição através da configuração de mão atribuída. (ORTIZ; STOCK, 2015, p. 21)
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422Q1014560 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções subsequentes, marque a alternativa correspondente.
I - A modalidade gestual-visual-espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos ratifica que todos os sinais são o “desenho” no ar do referente que representam;
II - A grande maioria dos sinais da Libras são arbitrários, não mantendo relação de semelhança alguma com seu referente.
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423Q1014816 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre o contraste entre a Libras e a Língua Portuguesa.
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424Q1014307 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre as estratégias de expressão de plural na Libras, assinale a alternativa CORRETA.
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426Q1014310 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre os sinais topônimos das cidades tocantinenses, assinale a alternativa INCORRETA.
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429Q1015086 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Assistente Educacional, Prefeitura de Senador Canedo GO, Itame, 2019

De acordo com Brito (1993, p. 38), o sinal, na Língua de Sinais, “[...] é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo”.
Esses conceitos trabalhados pela autora dizem respeito:
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430Q1015343 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2022

O sinal de “comunidade” em Libras é feito com:
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432Q1013556 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, SEADAP, FGV, 2022

Em uma roda de conversa informal, entre surdos e ouvintes bilíngues, no intervalo de uma aula, um dos surdos apontou para um outro surdo.

Em Libras, o sistema pronominal apresenta representações de pessoas no discurso. Assinale a alternativa que descreve o que deve ser feito quando se quer falar de uma terceira pessoa, mas de forma discreta.

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434Q1014584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas:

I. Meu amigo AMA Yasmin.
II. Eduardo TRABALHA em uma empresa importante.
III. A Clara se PREOCUPA em como pagar a tributação.
IV. A empregadora CONVIDOU seus funcionários para comemorar o aniversário dela.

Assinale a alternativa correta.
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435Q1014586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

De acordo com os estudos de William Stokoe sobre a língua de sinais americana (ASL), foram identificados três parâmetros que constituem os sinais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses parâmetros:
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436Q1014077 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Os parâmetros fonológicos da língua de sinais são: Configuração de Mãos (CM), o Ponto de Articulação (PA), o Movimento (M), a Expressão facial e/ou corporal, a Orientação/Direção. Marque a sequência correta das definições correspondentes a cada um dos referidos parâmetros:

_____________: um dos elementos mais importantes no ato da comunicação, pois pode facilitar a compreensão de um determinado enunciado e possibilitar o entendimento real do sinal. Por meio deste mecanismo não manual demonstra-se a entonação na Língua de Sinais. Promove a marcação de construção sintática e a diferenciação de itens lexicais.
_____________: “lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até a cabeça) e horizontal na frente do emissor”
_____________: forma das mãos, que podem ser a datilologia (constituída pelo alfabeto manual), ou outras formas feitas pela mão predominante, ou, ainda, pelas duas mãos do emissor ou sinalizador.
_____________: imprescindível para todos os parâmetros. Possibilitam a diferenciação de verbos e sinais no que diz respeito à direcionalidade, a exemplo de opostos tais como os sinais avisar e me avisar.
_____________: os sinais podem contê-los ou não. Por exemplo, nos casos dos sinais desenhar e desenvolvereles estão presentes, enquanto o sinal em pé não o apresenta.

Fontes: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/libras-contexto-estudante.pdf e https://erevista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/5786/4980. Acesso em 3 de janeiro de 2024.
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437Q1014078 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Marque a opção que se refere corretamente ao tipo de deficiência auditiva caracterizada pela ocorrência de qualquer “interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna”. A maioria destas deficiências auditivas “pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico”. Algumas de suas causas podem ser a presença de corpos estranhos no conduto auditivo externo, tampões de cera, otite externa e média, inflamação da membrana timpânica, perfuração do tímpano, obstrução da tuba auditiva, etc.
Fonte: Fiocruz. Disponível em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/deficiencia-auditiva.htm

Trata-se da deficiência auditiva:
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438Q1015360 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Roberta, que atualmente está com 15 anos de idade, é aluna surda do 7º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Bilíngue para surdos. Filha de pais ouvintes passou por um processo de aquisição da Libras, tardiamente.
Nos resultados de avaliação de linguagem foi observado que o desempenho linguístico da aluna apresentava atraso na compreensão e expressão por falta de input linguístico na Língua de Sinais.
Assinale a opção que apresenta o contexto deste caso, em que a aluna precisa receber input linguístico na Língua de Sinais.
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439Q1014081 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Amanda, professora surda, fez um pequeno passeio ao redor da escola com seus alunos surdos, estimulando-os a reconhecer as ruas com o uso de apontamentos de diferentes pontos de referência e registros com fotos. Ao retornar do passeio, ela apresentou as fotos, projetadas em um telão, e iniciou um diálogo, em Libras, com os alunos sobre o conhecimento e reconhecimento desses espaços, enumerando os diversos pontos e produzindo um texto sinalizado e contextualizado com a realidade observada. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer e refazer o contexto por meio do discurso em Libras. Os estudos atuais sobre o ensino de língua materna ou primeira língua têm privilegiado as metodologias que priorizam o trabalho com gêneros textuais, ou gêneros discursivos.
Considerando o caso acima descrito, como a fase da produção de textos sinalizados e análise gramatical, assinale a opção que identifica essa atividade como metalinguística.
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440Q1015361 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

Vanessa professora surda de escola bilíngue, através do projeto-Aprenda Libras- após a contação de história em Libras, destacou alguns sinais para trabalhar um dos itens de composição fonético-fonológico na formação do sinal. A professora solicitou, dos alunos, que identificassem os sinais que são realizados em partes do corpo com e sem contato e no espaço neutro.
De acordo com o ponto de articulação dos pares de sinais transcritos, relacione as colunas a seguir.
1. Sinais realizados na cabeça 2. Sinais realizados no tronco 3. Sinais realizados na mão dominante 4. Sinais realizados no espaço neutro
( ) ÚLTIMO - COMPRAR ( ) ACREDITAR - LEMBRAR ( ) TRABALHAR - BRINCAR ( ) SENTIR - FOME
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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