Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

Resolva questões de Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

521Q1013847 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023

Ao longo da história, as línguas passam por mudanças e, normalmente, enriquecem seu conjunto de palavras, à medida que respondem à necessidade de nomear novos conceitos provenientes do avanço das ciências, resultantes das mudanças sociais e da influência de outras línguas. Essas adaptações lexicais ao longo do tempo buscam atender à evolução de qualquer sistema linguístico. A perspectiva que aborda essa forma de variação é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q1014617 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Sobre a Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q1014109 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.



A Libras não pode ser considerada uma língua materna para os surdos brasileiros, pois carece de um sistema linguístico autônomo e depende intrinsecamente do português para ser aprendida e utilizada, não possuindo, portanto, a complexidade e a autonomia necessárias para funcionar como uma língua independente.

  1. ✂️
  2. ✂️

525Q1014622 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os tipos de frases em Libras, analisar os itens.

I. Na forma afirmativa, a expressão facial é neutra.

II. Na forma exclamativa, as sobrancelhas são franzidas e há um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima.

III. Na forma interrogativa, as sobrancelhas são levantadas e há um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo. Pode, ainda, vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q1014120 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A precisão na configuração das mãos é dispensável para a interpretação de sinais em Libras por parte dos intérpretes, sendo uma escolha meramente estética que não afeta a compreensão semântica ou sintática dos sinais. Por exemplo, um intérprete pode optar por qualquer configuração ao sinalizar termos técnicos em uma aula de biologia, sem comprometer a clareza e a exatidão do conteúdo transmitido aos alunos surdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

528Q1014890 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Em análise comparativa com a língua portuguesa, Faria (2003) aponta três (03) tipos de metáforas na Libras. Sobre a metáfora equivalente, apresentada pela pesquisadora é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q1014891 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

O fato das línguas de sinais se apresentarem na modalidade visual-espacial implica uma estrutura fonética e fonológica pautada na articulação dos sinais, envolvendo braços, mãos, dedos, tronco e face. Conforme os estudos teóricos da fonética e fonologia das línguas de sinais, em Quadros (2019), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q1013612 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Analise o texto a seguir.
Morfologia
“As línguas de sinais, assim como as línguas orais, possuem um sistema de formação de palavras. Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras. A palavra morfema deriva do grego morphé, que significa forma.”
QUADROS e KARNOPP, 2004, p. 86
Em relação à morfologia nos estudos das línguas de sinais, analise as afirmativas a seguir.
I. A morfologia nos estudos das línguas de sinais ampara-se nas definições encontradas nos estudos das línguas orais, embora o foco de análise dos fenômenos tenha-se ampliado em vários aspectos.
II. Os morfemas podem ser livres quando ocorrem isolados, e presos quando não podem ocorrer isolados, mas, exclusivamente ligados a outro(s) morfema(s).
III. A sintaxe se ocupa da descrição e da análise dos significantes de cada língua, ou seja, da porção que cada língua formatou a partir da dêixis ou gestual.
IV. A fonética tem como objeto o estudo da significação construída a partir do momento em que a língua é posta em uso, ou seja, em uma determinada situação de fala.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q1017456 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Um instrutor está ensinando como representar movimentos no SignWriting. Ele usa o sinal para "avião" como exemplo. Que tipo de movimento de deslocamento deve ser usado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

533Q1018488 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que, de acordo com Quadros e Karnopp (2004), corretamente, denomina o termo “dupla articulação”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q1014138 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Para se comunicar em LIBRAS, é importante o uso de, entre outros:
I. Configuração de mãos. II. Ponto de articulação. III. Expressões faciais.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q1014906 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, UERGS, FUNDATEC, 2019

É possível evidenciar algumas diferenças e semelhanças entre a língua oral e a língua de sinais. Assinale a alternativa que pontua corretamente a diferença entre a língua de sinais e a língua oral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q1014907 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, UERGS, FUNDATEC, 2019

Os sinais, na Língua Brasileira de Sinais, são constituídos a partir da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q1017467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A morfologia da Libras apresenta características distintas das línguas orais, incluindo processos específicos de formação de sinais, como derivação, flexão e composição. Considerando os conceitos da morfologia da Libras, analise as assertivas abaixo:

I. A derivação na Libras envolve a adição de morfemas que modificam o significado do sinal base, podendo incluir modificações no movimento, na configuração de mão e na expressão facial.
II. A flexão morfológica na Libras é baseada exclusivamente na ordem sequencial dos sinais e não utiliza elementos simultâneos para indicar concordância verbal ou pluralização.
III. A composição é um processo no qual dois ou mais sinais se combinam para formar um novo termo lexical, sendo um dos mecanismos de expansão do léxico da Libras.
IV. Os morfemas livres em Libras correspondem aos sinais que podem ser usados isoladamente e ainda manter significado completo, enquanto os morfemas presos exigem associação com outros sinais.
V. Em Libras, a derivação e a flexão ocorrem da mesma maneira do que nas línguas orais, sem distinções quanto à simultaneidade ou estrutura tridimensional do espaço de sinalização.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q1013884 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&a lias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192>. Acesso em: 29 ago. 2023.

Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

539Q1013123 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Mendonça (2012) menciona três conceitos de gramática: a gramática normativa, descritiva e a internalizada. Sobre essas menções, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q1014662 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Tanya Felipe (Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007), as línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases como as entonações na Língua Portuguesa, por isso é necessário estar atento às expressões facial e corporal feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase – por exemplo: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo, que pode ainda vir também com um intensificador representado pela boca fechada com um movimento para baixo.

As expressões faciais exemplificadas referem-se às frases
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.