Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

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641Q1017457 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

João é um novo aluno de LIBRAS e tem dificuldade em compreender a estrutura gramatical da língua. Qual estratégia o instrutor deve utilizar para facilitar o aprendizado de João?
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642Q1016181 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Durante uma conversa em Libras, é fundamental que o aluno surdo mantenha o contato visual com o interlocutor, para que se possa garantir uma comunicação clara e eficaz.
Por que o contato visual é essencial durante uma conversa em Libras?
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643Q1017461 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Analisando a estrutura sintática da Libras, qual é a ordem básica dos constituintes em uma sentença e como isso se compara com o português brasileiro?
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644Q1013371 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Marque a alternativa correta:
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645Q1017468 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Em consonância com os estudos da Linguística Cognitiva e da gramática visual-espacial das línguas de sinais, compreende-se que o uso da metáfora em Libras não segue os mesmos padrões formais das línguas orais, embora atue de maneira igualmente estruturante na organização do pensamento. As metáforas sinalizadas envolvem operações de iconicidade, espacialização e abstração visual que articulam o corpo, o espaço e o gesto como elementos construtores de sentido. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a dinâmica metafórica na Libras.
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646Q1014145 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

A redação comercial e oficial exige uma linguagem clara, objetiva e formal. Bortoni-Ricardo (2004) argumenta que esses textos devem seguir normasespecíficas de formatação e estilo, visando à comunicação eficaz no ambiente profissional. Um dos maiores desafios no ensino desses gêneros é desenvolver habilidades que permitam aos alunos adaptar seu discurso às demandas do contexto, utilizando uma linguagem precisa e adequada ao público-alvo. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?
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647Q1014148 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

A integração de Libras e português no contexto educacional apresenta desafios e oportunidadessignificativas. Karnopp (2006) aponta que um dos principais desafios é a tradução e interpretação adequadas entre as duas línguas devido às diferenças estruturais e culturais. No entanto, essa interface pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma abordagem bilíngue que favorece a inclusão e o desenvolvimento cognitivo de alunos surdos e ouvintes. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?
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648Q1014665 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Segundo Elidéa Bernardino (Absurdo ou lógica: os surdos e sua produção linguística, 2000), há um “recurso próprio dos sinais, que não existe em português e não é usado em português sinalizado”. Tal recurso funciona como um pronome especial que substitui o nome e traz consigo gênero e número, ideia de tamanho, volume e quantidade, sendo muito utilizado para descrever ideias para as quais não há sinais específicos.

Trata-se do uso de
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649Q1014669 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o excerto a seguir para responder à questão.
Na Libras, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/corporal. (…) Esses cinco parâmetros podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas.


(Tanya Felipe, Libras em contexto: curso básico, livro do estudante cursista, 2007. Adaptado)
O parâmetro de movimento pode ser uma alteração na frequência do movimento como uma marca de aspecto temporal, por exemplo:
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650Q1013391 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

Morfemas e fonemas se distinguem porque:
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651Q1013907 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A morfologia concatenativa lida com a formação de novos itens lexicais, colocando pelo menos dois morfemas distintos juntos. A concatenação de morfemas – entre os quais, afixos – acarreta processo de gramaticalização de uma Língua de Sinais.

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652Q1015699 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

Libras:

( ) Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, mas não sintaxe ou semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.

( ) A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, a comunicação em Libras não envolve apenas o conhecimentos dos sinais, mas o domínio de sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, fazendo uso do "português sinalizado".

( ) Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação, locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, e também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos, que são transmitidos pela entonação da voz nas línguas orais, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua.

( ) Se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na libras, existem diferenças regionais.

Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é, respectivamente:

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653Q1013400 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

Analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa:
I. A Língua de Sinais utiliza a estrutura tópicocomentário, enquanto a Língua Portuguesa evita este tipo de construção. II. A Língua de Sinais utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas. Este processo não é comum na Língua Portuguesa. III. A Língua de Sinais apresenta uma sintaxe linear, incluindo os chamados classificadores. IV. A Língua Portuguesa usa uma sintaxe espacial, utilizando a descrição para captar o uso de classificadores.
Assinale a alternativa correta:
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654Q1015708 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A Libras possui uma estrutura linguística própria, que inclui categorias como verbos, advérbios, pronomes, quantificadores e intensificadores. Esse sistema gramatical permite uma comunicação complexa e nuanceada, sem a necessidade de recorrer a conectivos e conjunções.

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655Q1013155 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A Língua Brasileira de Sinais apresenta processos derivacionais, formadores de novas palavras a partir de palavras já existentes na língua. Acerca desse tema, assinale ́a alternativa correta.
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656Q1014179 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

A questão da arbitrariedade nas Línguas de Sinais é analisada considerando-se a iconicidade que integra tais línguas. Por um lado, ser arbitrário está associado à independência entre forma e significado e, por outro lado, a iconicidade é um princípio que manifesta uma transparência entre o sentido e a forma.
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657Q1013930 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

A paromínia na língua portuguesa aborda a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura semelhante, seja na grafia, seja no som, e significados diferentes, ao passo que a homonímia refere-se a palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Na Libras, entende- -se por paronímia a existência de sinais que se diferenciam apenas em um dos parâmetros, e, por homonímia, a existência de sinal idênticos, que se diferenciam apenas pelo contexto. São exemplos de homônimos e parônimos em Libras respectivamente:
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659Q1013938 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. A língua de sinais é também conhecida como língua gestual, pois se utiliza de gestos e sinais em substituição à língua de sons ou oral.
II. A língua de sinais é baseada em gestos ou mímicas, pois não se constitui como uma língua natural, com léxico (conjunto de palavras que as pessoas de uma determinada língua têm à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito) e gramática próprios.

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