A Libras desempenha todas as funções de uma língua e, como tal, poderia ser usada para cumprir o papel que a linguagem oral
tem na criança ouvinte. O surdo, mesmo que ele e sua família não saibam da sua surdez, irá usar um canal para ter acesso às
informações do mundo: o canal visual. Isso não é ensinado à criança surda. De forma instintiva, ela passa a observar o mundo e
a inferir sentido do que se vê. A língua de sinais tem essa particularidade: ela é totalmente visual, passa sentidos e significados
por uma forma que é absolutamente acessível ao surdo. E é assim configurada por ter sido criada pela comunidade surda, que,
no desejo humano de se tornar ser de linguagem, arquitetou a sua forma especial de comunicação que independe da audição.
(Adaptado de: MOURA, Maria Cecília de. Surdez e linguagem. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de.; SANTOS, Lara Ferreira dos.
(Orgs.)Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos . São Carlos: EDUFSCar, p. 15, 2013)
Diante do texto citado, é correto afirmar que
✂️ a) a aquisição da língua de sinais por crianças surdas está totalmente atrelada à aprendizagem da língua oral, uma vez que
as línguas de sinais são reproduções manuais de línguas dessa modalidade. ✂️ b) para adquirir Libras as crianças surdas precisam, primeiro, aprender a visualizar e identificar os fonemas na boca da mãe
ou cuidadores e, depois, associar esses fonemas aos sinais. ✂️ c) a Libras é um sistema de comunicação amplo, mas que possui limitações por não seguir a lógica da linearidade presente
nas línguas vocais que permitem combinações infinitas de unidades finitas. ✂️ d) para adquirir Libras a criança surda precisa ser exposta a um ambiente linguístico com essa língua o quanto antes, uma
vez que seu sistema visual está ativado para adquirir uma língua visual. ✂️ e) as línguas de sinais foram criadas em uma época em que os surdos não tinham acesso à terapia fonoaudiológica e
aparelhos auditivos. Caso existissem, eles não usariam línguas de sinais.