Questões de Concursos Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

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821Q1013375 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

Os sinais manuais são acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais. Isso posto, tais expressões são chamadas de:
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822Q1014143 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

A Libras apresenta variações regionais influenciadas por diversos fatores, incluindo o contato com outras línguas de sinais e a localização geográfica dos usuários. De acordo com Brito (1995), essas variações refletem a diversidade cultural e social dos falantes e são uma característica natural de qualquer língua. As variações podem se manifestar na forma dos sinais, na velocidade de execução e nas expressões faciais, demonstrando a complexidade da Libras. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?
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823Q1013633 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2022

O movimento é um parâmetro na composição dos sinais em Libras.
Assinale a alternativa que apresenta duas categorias descritas na literatura dos estudos linguísticos:
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824Q1017473 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre as características da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
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825Q1017474 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre algumas palavras na Libras, analisar os itens.

I. A configuração de mão é a mesma em ambos os sinais, chamada de /y/. A localização é diferente: enquanto AZAR é sinalizado no nariz, DESCULPAS é sinalizado no queixo.
II. O movimento é diferente. Enquanto DESCULPAS é sinalizado com um único movimento em direção ao nariz, AZAR é sinalizado com um movimento curto e repetido em direção ao queixo.
III. PEDRA e QUEIJO formam um par mínimo na Libras, em que a única unidade que difere nestes sinais é a configuração de mão. O movimento e o ponto de articulação são os mesmos.

Está CORRETO o que se afirma:
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826Q1014404 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os verbos classificadores podem utilizar configurações de mãos específicas para representar características de objetos, pessoas ou ações. Eles permitem uma comunicação visualmente rica e detalhada, representando tanto a ação quanto a forma do que está sendo descrito. Na Libras, são exemplos de classificadores os verbos
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827Q1014149 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

O ensino de aspectos gramaticais do português e da Libras requer uma compreensão profunda de suas respectivas estruturas. Quadros e Karnopp (2004) explicam que, enquanto o português é uma língua oral- auditiva com uma estrutura linear, a Libras é uma língua visual-espacial com uma estrutura simultânea. Essa diferença fundamental influencia a forma como cada língua deve ser ensinada e aprendida, destacando a necessidade de métodos pedagógicos específicos para cada uma. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?
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828Q1014661 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), a autora Neiva de Aquino Albres exemplifica que, na Libras, a frase “O menino subiu na árvore” pode ser expressa por /PESSOA-SUBIR-ÁRVORE/, pois o sinal /ÁRVORE/ é realizado com uma das mãos, e os sinais /MENINO-SUBIR/ são feitos com a outra mão; pela configuração da mão, expressam-se as pernas do menino agarrado ao tronco da árvore, enquanto o movimento para cima expressa a subida na árvore.

Esse exemplo demonstra uma das peculiaridades no nível sintático das línguas de sinais, bastante comum em gêneros narrativos e descritivos, denominada de
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829Q1013639 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Em termos linguísticos, podemos verificar na Libras sinais icônicos, e sobre este fenômeno é correto afirmar que se trata de um(a):
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830Q1014408 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os parâmetros da Libras são os elementos que compõem e determinam como um sinal é formado. A configuração de mão é um dos parâmetros fundamentais que define a forma da mão durante a realização de um sinal. Os sinais que utilizam a mesma configuração de mão são:
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831Q1017480 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), quanto ao alfabeto manual ou datilológico, com o qual é possível soletrar 27 diferentes letras por meio da mão, é correto afirmar que, na interação entre pessoas usuárias da língua de sinais, o alfabeto manual é
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832Q1013642 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

A soletração rítmica em Libras é um fenômeno que ocorre em alguns sinais, a depender da variedade linguística.
Assinale a alternativa que indica corretamente um sinal conhecido na comunidade surda com essa propriedade rítmica.
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833Q1014156 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

No contexto do ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, a compreensão das implicações de norma, uso e variação linguística é fundamental. Qual das alternativas a seguir reflete corretamente essas implicações para o ensino bilíngue (Libras e Português) desses alunos?
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835Q1013140 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Existem algumas restrições fonológicas que determinam a boa formação de sinais realizados com as duas mãos. Em uma delas a configuração de mãos é a mesma para as duas mãos e, na outra as configurações são diferentes, além de possuírem peculiaridades com relação ao movimento. Essas restrições são denominadas, respectivamente, de condição de:
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836Q1014423 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Durante uma aula, o professor de biologia pede ao intérprete de Libras que explique a diferença entre os sinais de "árvore" e "floresta". O intérprete sabe que em Libras essa diferenciação é feita por meio de classificadores e outros aspectos linguísticos. Nesse caso, o recurso linguístico da Libras a ser utilizado para distinguir a quantidade ou o agrupamento de itens, como no caso de "árvore" e "floresta", é o
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837Q1014425 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Em uma reunião formal, o intérprete de Libras é solicitado a traduzir uma frase que envolve os sinais para "subir" e "descer". O intérprete sabe que a diferenciação entre esses sinais depende fortemente do movimento e da orientação de mão. Assinale a alternativa correta que explica corretamente o impacto de uma execução incorreta desses parâmetros na comunicação.
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838Q1014172 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Ensino Básico Técnico e TecnológicoLibras, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Segundo Felipe et al. (2001), no contexto educacional de Libras como L2, pode-se utilizar-se ou deparar-se com o sistema de transcrição de Libras. Sobre esse sistema, analise as assertivas abaixo:

I. Um sinal traduzido por duas ou mais palavras em Língua Portuguesa será representado pelas palavras correspondentes separadas por hífen. Exemplos: CORTAR-COM-FACA = 'cortar', QUERER-NÃO = 'não querer', MEIO-DIA = 'meio-dia', AINDA-NÃO = 'ainda não'.

II. Na Libras, não há desinências para gênero (masculino e feminino) e número. O sinal representado por palavra da Língua Portuguesa que possui essas marcas será terminado com o símbolo @ para reforçar a ideia de ausência e não haver confusão. Exemplos: AMiG@ = 'amiga ou amigo', FRI@ = 'fria ou frio', EL@ = 'ela ou ele', ME@ = 'minha ou meu'.

III. Os sinais da Libras, para efeito de simplificação, serão representados por itens lexicais da Língua Portuguesa em letras maiúsculas. Exemplos: CASA, ESTUDAR, CRIANÇA.

Quais estão corretas?
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839Q1013149 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa correta a respeito da iconicidade na língua de sinais.
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840Q1013662 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Em relação aos parâmetros fonológicos da LIBRAS, julgue o item a seguir.
Os movimentos do corpo e as expressões não manuais são parâmetros secundários e sem função na LIBRAS.
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