[...] as pessoas surdocegas poderão utilizar vários recursos de comunicação, dentre eles: gestos, sinais, Tadoma (leitura tátil das vibrações produzidas durante a emissão verbal), código braile, alfabeto datilológico, objetos de referência para atividades e situações, escrita ampliada, entre outros. Em todos eles o tato se constitui na via mais promissora no desenvolvimento da comunicação receptiva e expressiva com o ambiente. CADER-NASCIMENTO, F. COSTA, M. P. R. Movimento e comunicação na mediação pedagógica com crianças surdocegas: a contribuição de Van Djik . In: MARQUEZINE, M. ALMEIDA, M.A. TANAKA, E. (orgs). Leitura, escrita e comunicação no contexto educação especial. Londrina: Eduel, 2003, p. 80. Tendo em vista que existem diversos tipos de comunicação, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A comunicação háptica envolve toques específicos nas costas para transmitir mensagens secundárias, como emoções e descrições, complementando outros métodos de comunicação. ( ) As tablitas de comunicação são feitas com um material resistente com letras em relevo, números ordinários e caracteres em braile. ( ) O CCTV é um ampliador de voz que visa auxiliar a pessoa surdocega na comunicação. Esse aparelho amplia em até sessenta vezes o som da voz humana. As afirmativas são, respectivamente,
✂️ a) F – F – F. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) F – V – V. ✂️ d) V – V – F. ✂️ e) V – V – V.