Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1046606 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et al (2010), durante o desenvolvimento da criança com cegueira congênita, é necessária a mediação adequada do adulto para estimular e criar outras formas de comportamentos exploratórios por meio do contato físico e da fala pautados em referencial perceptivo não visual para preencher as lacunas ocasionadas pela falta da visão. Podem aparecer comportamentos como o verbalismo, caracterizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1073380 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A psicologia escolar contribui na formação de professores a partir de um projeto político pedagógico, levando em consideração também aquilo que faz parte dos currículos de formação desse profissional, do contexto onde essa formação toma corpo, de como contemplar a situação educativa e a função que nela tem o educador. Sobre a contribuição do profissional psicólogo no âmbito escolar, assinale a alternativa que apresenta uma de suas atribuições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1045495 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Leia o Texto I.

TEXTO I

A escola, por oferecer conteúdos e desenvolver modalidades de pensamento bastante específicos, tem um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Assim, ela desempenhará bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criança já sabe (o conhecimento que ela traz de seu cotidiano, suas ideias a respeito dos objetos, fatos e fenômenos, suas “teorias” acerca do que observa no mundo), a escola for capaz de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, isto é, de incidir na zona de desenvolvimento proximal dos educandos. Em outras palavras, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos acumulados. Isto quer dizer que ela não deve se restringir à transmissão de conteúdos, mas, principalmente, ensinar o aluno a pensar, ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado, de modo que ele possa praticá-las autonomamente ao longo de sua vida, além de sua permanência na escola. Essa é a tarefa principal da escola contemporânea frente às exigências das sociedades modernas (Rego, 2014, p. 108).

Fonte: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes, 2014.

O TEXTO I trata do papel da escola na construção do conhecimento. Diante desse contexto, é CORRETO afirmar que as colocações de Rego (2014) são baseadas nos pressupostos da/das:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1045244 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial 40H, Prefeitura de Xanxerê SC, Wisdom, 2024

No que diz respeito aos distúrbios e transtornos de aprendizagem, relacione cada distúrbio acompanhado de sua respectiva definição.


( 1 ) Disortografia.

( 2 ) Disgrafia


( 3 ) Discalculia

( 4 ) Dislexia

( ) Dificuldade com operações matemáticas.


( ) Podem fazer confusões com as sílabas e trocar letras que se parecem sonoramente.

( ) Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.

( ) Problemas para escrever letras e números

A sequência que completa corretamente as lacunas acima é:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q957714 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Para a criança, o ato de brincar deve estar inserido em sua rotina diária, possibilitando vivências e o despertar do seu desenvolvimento. Além disso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q890144 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Consulplan, 2024

Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança; inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade. Segundo Piaget, “a fase que a criança interage com objetos de forma muito intensa, necessitando pegar e compreender intuitivamente seu formato, efeitos que produz e relações com outros objetos, em que o ato de brincar da criança nesta faixa etária é puramente pelo prazer do movimento da interação com o brinquedo”, se refere ao estágio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q1009463 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Esportes de combate

O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Conforme mencionado, na aula, diversos estudantes manifestaram resistência ao toque físico durante a execução das modalidades de esportes de combate. Indique a opção que reflete uma abordagem pedagógica apropriada para enfrentar essa dificuldade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1074006 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Na perspectiva da pedagogia montessoriana, qual alternativa expressa corretamente a noção de períodos sensíveis no desenvolvimento da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1074009 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Segundo a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvida por Lev Vygotsky, como se caracteriza o nível de desenvolvimento real da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q881039 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, constituindo-se de uma atividade humana criadora, em que a criança se utiliza da imaginação, fantasia e realidade que lhe auxiliam a desenvolver formas de interpretar o mundo. E ainda, no brincar, a criança consegue separar pensamento (significado de uma palavra) de objetos, e a ação surge das ideias, não das coisas. Esta definição é elaborada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q868755 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor. Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre este tema. Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Segundo Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.


Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1028765 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

Gostar de cooperar, apreciar atividades em grupo e relacionar-se bem são características que podem ser observadas na inteligência intrapessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q899811 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Cabe à escola o papel de mediador no acesso aos múltiplos elementos culturais. Em uma perspectiva sócio-histórica, sob o ponto de vista vigotskiano, isso significa atuar na relação entre o que a criança consegue fazer sozinha e aquilo que só pode fazer com a ajuda de pessoas mais experientes. Em outras palavras, esta atividade mediadora implica em incidir sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q899377 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

No que concerne aos pressupostos básicos de teoria de Vygotsky sobre o processo de aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1017685 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos postulados de Henry Wallon, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1045102 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Rio Claro SP, Avança SP, 2023

Considere a seguinte descrição:

"Trata-se de um distúrbio que se manifesta principalmente durante a infância e adolescência, caracterizado por comportamento desafiador e impulsivo, bem como dificuldade em lidar com situações frustrantes e uma inclinação à teimosia, entre outros sintomas."

A que distúrbio essa descrição se relaciona?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1028764 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

Para Gardner, as inteligências são genuinamente inatas no ser humano, sendo relevante o papel do professor na promoção das habilidades dos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q994548 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O ensino de Ciências da Natureza sofreu mudanças importantes nos últimos anos, gerados em grande parte graças às contribuições teóricas de vários autores como Ausubel e Piaget. Esses autores argumentam que as crianças pequenas têm a capacidade de entender o conteúdo relacionado à ciência, caso se adapte ao seu desenvolvimento.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. A Nova Base Nacional Comum Curricular orienta que o ensino de Ciências decorra através de situações didáticas que priorizem o trabalho com problemas, levantamento de dados, análise e representação, comunicação e intervenção.

PORQUE

II. o letramento científico e a progressão da aprendizagem ocorrem pela aquisição de habilidades, através de um ensino que não se limita à compreensão factual da área, mas que promova conhecimentos procedimentais, atitudinais, além de uma compreensão mais adequada sobre a natureza da Ciência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1074008 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No estágio sensório-motor, conforme proposto por Piaget, qual das alternativas melhor representa as características do funcionamento mental da criança nessa fase?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q900192 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Pensando o papel do psicólogo na educação inclusiva, Vygotsky (1997) menciona que “a deficiência em si não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sócio-psicológica”.
(CFP, 2013 P. 59.)
“Promovendo uma discussão sobre a _____________ e o respeito à _______________ humana, pode-se ter uma compreensão ___________________ do significado da deficiência, do preconceito, das práticas excludentes, superando intervenções focadas na atuação clínica, individual. A intervenção focada no ____________, na instituição, certamente colaborará para a inclusão daqueles que estão alijados do processo de escolarização, estudantes com ou sem deficiências.” Sobre atuação do psicólogo na educação inclusiva, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.