Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1046013 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Macedo (2008), apresenta as seguintes definições:

A ____________, construída pelos outros, é a imagem que as pessoas têm sobre o indivíduo deficiente. O próprio indivíduo também tem uma autoimagem, nomeada por Goffman (1982) de ___________, que em geral é construída com os elementos que o senso comum usa para montar o quadro da identidade pessoal. A(O) ___________ é como cada pessoa elabora a imagem de seu próprio corpo, acentuando ou modificando as diferentes partes em função dos mecanismos de sua personalidade e de todas as suas vivências. Já o processo do indivíduo organizar suas experiências, reais ou imaginárias, e desempenhar a função de autorregulação deve ser denominado de ___________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q899377 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

No que concerne aos pressupostos básicos de teoria de Vygotsky sobre o processo de aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1045816 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com León (in Freitas, 2005), os conceitos de adolescência e juventude correspondem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q990304 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, de Jean Piaget, é uma das teorias mais influentes no campo da psicologia do desenvolvimento. Sobre isso, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) No Estágio Sensoriomotor, a criança aprende sobre o mundo por meio dos sentidos e das ações motoras.

( ) No Estágio Pré-operatório, acontece o crescimento da linguagem e do pensamento simbólico.

( ) No Estágio das Operações Concretas, acontece o desenvolvimento da lógica e da capacidade de operações mentais concretas.

( ) No Estágio das Operações Formais, a criança desenvolve o Egocentrismo (dificuldade em ver o ponto de vista dos outros) e o pensamento intuitivo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q900192 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Pensando o papel do psicólogo na educação inclusiva, Vygotsky (1997) menciona que “a deficiência em si não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sócio-psicológica”.
(CFP, 2013 P. 59.)
“Promovendo uma discussão sobre a _____________ e o respeito à _______________ humana, pode-se ter uma compreensão ___________________ do significado da deficiência, do preconceito, das práticas excludentes, superando intervenções focadas na atuação clínica, individual. A intervenção focada no ____________, na instituição, certamente colaborará para a inclusão daqueles que estão alijados do processo de escolarização, estudantes com ou sem deficiências.” Sobre atuação do psicólogo na educação inclusiva, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q890221 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito das ideias do psicólogo russo Lev Semionovitch Vygotsky, que contribuíram, e, ainda hoje, são motivo de grande repercussão, para as áreas de psicologia e pedagogia no Brasil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1028766 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

O professor pode utilizar testes padronizados como recurso de identificação e de desenvolvimento das diferentes formas de inteligência.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q895163 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Pedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

“É a sociedade e não a natureza a que deve figurar em primeiro lugar como fator determinante da conduta do homem”. Este aforismo é ilustrativo da concepção de aprendizagem e desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q899811 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Cabe à escola o papel de mediador no acesso aos múltiplos elementos culturais. Em uma perspectiva sócio-histórica, sob o ponto de vista vigotskiano, isso significa atuar na relação entre o que a criança consegue fazer sozinha e aquilo que só pode fazer com a ajuda de pessoas mais experientes. Em outras palavras, esta atividade mediadora implica em incidir sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1074006 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Na perspectiva da pedagogia montessoriana, qual alternativa expressa corretamente a noção de períodos sensíveis no desenvolvimento da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q898433 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

As teorias de aprendizagem visam identificar o processo envolvido na ação de ensinar e aprender, com o devido reconhecimento da evolução cognitiva do homem. Significativas são as teorias de aprendizagem, que contribuem para o processo educacional, onde muito se discute, e entre elas, algumas se aproximam ou até mesmo se assemelham. Teóricos como Piaget e Vygotsky são amplamente estudados e discutidos entre esses autores onde existem também aspectos que são muito semelhantes. Diante disso, assinale a alternativa abaixo que apresenta uma informação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q900742 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Piaget defende que a criança se desenvolve individualmente, enquanto Vygotsky defende que o aprendizado ocorre das relações estabelecidas da interação e das trocas mútuas. Segundo Vygotsky, o problema do ensino são as práticas fossilizadas dos professores, as mesmas técnicas usadas há anos, os professores não têm problematizado a forma de ensino.
De acordo com Vygotsky (1998), o aprendizado acontece a partir de duas variáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q868745 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre a influência da Educação Infantil e a capacidade de poder influenciar na fase adulta, analise os itens a seguir:


I. É nesta fase que começa a construção das quatro áreas do desenvolvimento de uma criança – a física, a cognitiva, a emocional e a social – que são os esteios da formação do caráter, da identidade, do desenvolvimento físico e psicológico.


II. A Educação Infantil é uma das fases mais importantes na vida da criança. Alguns pais não dão o devido valor que esse momento merece e, muitas vezes por falta de conhecimento, acabam negligenciando esse período fundamental para a formação dos pequenos, que tem total impacto na fase adulta.


III. É nessa etapa que as crianças começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.


IV. A Educação Infantil, além de funcionar como uma base para as demais etapas da educação formal e o seu correto aproveitamento, permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q896231 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

É o autor e defensor da premissa de que existe as zonas de conhecimento: real (aquilo que se faz sozinho), potencial (o que pode se realizar com auxílio de pessoas mais experientes) e proximal (o que está em amadurecimento). Marque a alternativa que define CORRETAMENTE o autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1045244 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial 40H, Prefeitura de Xanxerê SC, Wisdom, 2024

No que diz respeito aos distúrbios e transtornos de aprendizagem, relacione cada distúrbio acompanhado de sua respectiva definição.


( 1 ) Disortografia.

( 2 ) Disgrafia


( 3 ) Discalculia

( 4 ) Dislexia

( ) Dificuldade com operações matemáticas.


( ) Podem fazer confusões com as sílabas e trocar letras que se parecem sonoramente.

( ) Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.

( ) Problemas para escrever letras e números

A sequência que completa corretamente as lacunas acima é:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q980487 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em relação à organização da escola e ao desenvolvimento dos educandos, é correto afirmar que a escola deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q957722 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

O que a brincadeira promove no desenvolvimento da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1009463 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Esportes de combate

O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Conforme mencionado, na aula, diversos estudantes manifestaram resistência ao toque físico durante a execução das modalidades de esportes de combate. Indique a opção que reflete uma abordagem pedagógica apropriada para enfrentar essa dificuldade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q898905 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget foi uma das mais influentes para entender como os processos de pensamento evoluem na infância e influenciam a maneira como as crianças interagem com o mundo ao seu redor. Piaget propôs que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos e desenvolveu uma teoria com fases específicas para descrever o progresso do desenvolvimento intelectual infantil.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a Fase Pré-Operacional proposta por Piaget:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q911545 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Relacione as colunas de acordo com as teorias e seus teóricos.

1. Vygotsky
2. Wallon
3. Piaget

( ) Em sua teoria buscou explicar que elementos biológicos são importantes, mas que as emoções desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano. Ele considerava que a formação se dá num processo que envolve aspectos intelectuais, afetivos e sociais;
( ) Segundo ele, o fator biológico “determina a base, o fundamento das reações inatas, e o organismo não tem como condições de sair dos limites desse fundamento”, entretanto nossas reações são determinadas “pela estrutura do meio onde cresce e se desenvolve o organismo”.
( ) Separou o desenvolvimento cognitivo em estágios, a saber: 1° sensório-motor; 2° pensamento préoperacional; 3° operações concretas; 4° operações formais.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.