Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1046606 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et al (2010), durante o desenvolvimento da criança com cegueira congênita, é necessária a mediação adequada do adulto para estimular e criar outras formas de comportamentos exploratórios por meio do contato físico e da fala pautados em referencial perceptivo não visual para preencher as lacunas ocasionadas pela falta da visão. Podem aparecer comportamentos como o verbalismo, caracterizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q898905 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget foi uma das mais influentes para entender como os processos de pensamento evoluem na infância e influenciam a maneira como as crianças interagem com o mundo ao seu redor. Piaget propôs que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos e desenvolveu uma teoria com fases específicas para descrever o progresso do desenvolvimento intelectual infantil.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a Fase Pré-Operacional proposta por Piaget:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q1045203 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Em relação aos desafios enfrentados por crianças com distúrbios de aprendizagem, qual das alternativas a seguir retrata uma manifestação comum destes problemas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1073379 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

O método educacional que tem por objetivo principal a educação da vontade e da atenção, em que a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado e visaproporcionar a cooperação, tendo como princípios o desenvolvimento da criança como um todo através da atividade, a individualidade e a liberdade, é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1001971 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

De acordo com um grande teórico da educação do século passado, que impactou nossos modelos atuais de educação, o conhecimento é um processo de interação entre o sujeito e o ambiente, mas o ambiente entendido como algo sociocultural e não apenas físico. O teórico referenciado no texto denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q994548 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O ensino de Ciências da Natureza sofreu mudanças importantes nos últimos anos, gerados em grande parte graças às contribuições teóricas de vários autores como Ausubel e Piaget. Esses autores argumentam que as crianças pequenas têm a capacidade de entender o conteúdo relacionado à ciência, caso se adapte ao seu desenvolvimento.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. A Nova Base Nacional Comum Curricular orienta que o ensino de Ciências decorra através de situações didáticas que priorizem o trabalho com problemas, levantamento de dados, análise e representação, comunicação e intervenção.

PORQUE

II. o letramento científico e a progressão da aprendizagem ocorrem pela aquisição de habilidades, através de um ensino que não se limita à compreensão factual da área, mas que promova conhecimentos procedimentais, atitudinais, além de uma compreensão mais adequada sobre a natureza da Ciência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q898296 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Para Henri Wallon, o desenvolvimento infantil é um processo complexo destacando que o desenvolvimento infantil é caracterizado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q911102 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para Piaget, a equilibração das ações desempenha um papel extremamente importante no processo de desenvolvimento, consistindo no alicerce de sua teoria e sendo, inclusive, necessário para explicar todos os demais fatores. Quando a assimilação e a acomodação estão em harmonia (ocorrem simultaneamente), o sujeito está adaptado, ou seja, em equilíbrio. Na medida em que as estruturas disponíveis se tornam insuficientes para operar uma nova situação, ocorrem contradições e discrepâncias, indo em direção a um estado superior e mais complexo de equilíbrio. Piaget denomina esse movimento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q868751 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

As necessidades das crianças de 0 a 6 anos são:


I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.


II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.


III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar,compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q978337 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Qual das alternativas abaixo melhor define o papel do psicopedagogo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q1046693 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005) cita (...), como destacou Vygotsky (1994), é sumamente relevante, para o desenvolvimento humano, o processo de apropriação ativa, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura.

No caso de pessoas com deficiência motora severa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1073352 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Em sua teoria da psicogênese da língua escrita, Emília Ferreiro propõe que a aprendizagem da escrita envolve a construção ativa de hipóteses pelas crianças. De acordo com essa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma implicação educacional baseada em sua obra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q975569 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Os Jogos e brincadeiras populares possuem um papel privilegiado no ensino de diferentes áreas do conhecimento e na Educação Física escolar por inúmeras características.
Dentre elas, NÃO podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1073380 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A psicologia escolar contribui na formação de professores a partir de um projeto político pedagógico, levando em consideração também aquilo que faz parte dos currículos de formação desse profissional, do contexto onde essa formação toma corpo, de como contemplar a situação educativa e a função que nela tem o educador. Sobre a contribuição do profissional psicólogo no âmbito escolar, assinale a alternativa que apresenta uma de suas atribuições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q898281 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem nos seis primeiros anos de vida, com base nas contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q980488 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com relação aos conhecimentos básicos e à atuação adequada com as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1046546 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o exposto por Trentin (2018), é correto afirmar que a deficiência intelectual por conta de síndrome do X frágil e a por conta de microcefalia decorrente do zika vírus são exemplos do que Vygotsky denomina como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q911413 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Qual é a melhor afirmação que descreve o papel da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget na compreensão do processo de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q892983 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Brincar e jogar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, porque as crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q1045826 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Para Schirmer e outros (2007), sobre a plasticidade neural no ambiente escolar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.