Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q987575 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a promoção do letramento e o papel da literatura infantil, assinale a alternativa que indica a afirmação correta sobre a relação entre a leitura de histórias e o desenvolvimento cognitivo das crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q900059 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante a educação infantil, as crianças passam por diferentes fases de desenvolvimento, cada uma com características específicas que influenciam a aprendizagem. Assim, avalie as proposições:

I. O estágio sensório-motor é uma fase do desenvolvimento infantil que ocorre antes do estágiopré-operatório.
II. No estágio operatório-concreto, as crianças ainda não conseguem realizar operações mentais lógicas.
III. O estágio operatório-formal é caracterizado pela capacidade de pensar abstratamente e formular hipóteses.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q904938 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Lev Vygotsky, teórico da psicologia do desenvolvimento, deixou um grande legado com suas teorias sobre as interações sociais e culturais e o processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Uma de suas teoriasdestaca a importância dos símbolos culturais na mediação do pensamento e comportamentohumanos. De acordocom essa teoria, os seres humanos reagem aos estímulos do ambiente e os interpretam,atribuindo significados aesses estímulos por meio de sistemassimbólicos, comoa linguagem, gestos e outros signos culturais.

O texto acima refere-se a qual teoria? Assinale a alternativaCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1046551 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Anache (em Baptista; Caiado; Jesus, 2010), o desenvolvimento incompleto das funções psicológicas superiores não são consequências imediatas e diretas da deficiência intelectual da criança, porém pode ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q981786 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à relação professor-aluno em sala de aula, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q957727 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

O brincar é uma atividade natural e essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio das brincadeiras que as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades motoras, aprimoram a linguagem, aprendem a resolver problemas e, fundamentalmente, constroem relações sociais. Sobre a importância do brincar, leia as alternativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) O brincar é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, sendo reconhecido como uma das formas mais eficazes de aprendizagem.
( ) Por meio das brincadeiras as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses etc.
( ) Portanto, faz-se necessário que os espaços sejam urgentemente ressignificados, a fim de garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar, pois quanto menos lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional maior será o desenvolvimento da criança.
( ) Para tanto, não é preciso inventar a roda, basta se apoiar nos documentos oficiais, como a Síntese das Diretrizes Curriculares da Educação Básica (CNE), as quais enfatizam que os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e as brincadeiras, garantindo às crianças as mais diversas experiências, envolvendo as múltiplas linguagens; e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os quais devem ser assegurados a todas as crianças, a saber.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1055777 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Além de contribuírem para melhor compreender as crianças e seu desenvolvimento, as pesquisas de Piaget levaram ao aperfeiçoamento dos métodos de ensino. Dessa forma, ele foi importante não somente por ter estudado as diferenças entre adultos e crianças, mas também por ter investigado especificamente como se constroem certas estruturas lógico-matemáticas que fazem parte de todas as formas evoluídas do pensamento adulto. De acordo com sua teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q1046065 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial do Ensino Fundamental, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A psicologia da educação trata os fundamentos psicológicos, processos e consequências psíquicas que intervém numa situação educativa qualquer. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A psicanálise, partindo do pressuposto da personalidade, permite uma base de conhecimentos para explicar a relação professor-aluno.
(__)Do ponto de vista da cognição, teorias behavioristas e neobehavioristas orientam sobre os reforços para incentivar alunos a continuar trabalhando, melhorando sua autoestima.
(__)A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Piaget, tem ganhado bastante aceitação, fazendo com que os professores enxerguem cada aluno com potencialidades diferentes, que devem ser exploradas.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q1045056 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

José tem 6 anos e nasceu com cegueira congênita. Considerando-se sua condição sensorial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1045331 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A respeito do desenvolvimento e da aprendizagem, no que tange à deficiência física, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Para que o educando com deficiência física possa acessar o conhecimento escolar e interagir com o ambiente que ele frequenta, não é necessário criar as condições adequadas à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança, pois o mais importante é o que ele vai aprender. O ambiente não interfere na aprendizagem. ( ) No caso de educandos com graves comprometimentos motores, que necessitam de cuidados na alimentação, na locomoção e no uso de aparelhos ou equipamentos médicos, faz-se necessária a presença de um acompanhante no período em que frequenta a escola regular. ( ) O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1017685 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos postulados de Henry Wallon, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1074009 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Segundo a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvida por Lev Vygotsky, como se caracteriza o nível de desenvolvimento real da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q979560 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a perspectiva construtivista da aprendizagem escolar, conforme descrita por Mauri (em Coll, 1999), os alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1028765 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

Gostar de cooperar, apreciar atividades em grupo e relacionar-se bem são características que podem ser observadas na inteligência intrapessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q1045188 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Skinner foi o criador de um conceito importante no campo das concepções pedagógicas. O autor citou informações comumente ditas sobre o Behaviorismo, as quais ele considera falsas. “[...] Não tenta explicar os processos cognitivos; não considera as intenções ou os propósitos; não consegue explicar as realizações criativas [...]; não atribui qualquer papel ao eu ou à consciência do eu [...]” (Skinner, 1974). Qual concepção pedagógica foi citada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1034270 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Lev Vygotsky é um dos autores mais influentes na área da educação, tendo teorizado sobre o aprendizado e o desenvolvimento humanos.
Suas concepções são caracterizadas pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q882719 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“Este talvez seja o conceito mais conhecido da teoria de Vygotsky. Refere-se à diferença entre o que uma criança pode fazer de forma independente e o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou colega mais capacitado. Em outras palavras, é a distância entre o desenvolvimento real e o potencial.”


Essa concepção diz respeito à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1021222 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

O direito à educação discutida e tratada por vários estudiosos sobre a evolução do processo de ensino para a aprendizagem, indicam obrigações que vão além da contribuição da sociedade. Essa modelação inicial, atribui a escola a responsabilidade de edificar interações sociais e educacionais. Segundo Piaget (1975), leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1045305 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Transtorno de desenvolvimento caracterizado por um nível cognitivo baixo, além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, comunicação e socialização. Essa definição refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1055546 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Os conceitos, os princípios e as direções expressas na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon são instrumentos que nos auxiliam na compreensão do processo de constituição da pessoa, no movimento que vai do bebê ao adulto de sua espécie, conforme os modelos que a cultura de seu tempo disponibiliza. À luz desta teoria, no processo de desenvolvimento, os princípios que regulam os recursos de aprendizagem são os mesmos para a criança e para o adulto; porém, com tempos e aberturas diferentes. Considerando os princípios da teoria Walloniana, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.