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Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1045188 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Skinner foi o criador de um conceito importante no campo das concepções pedagógicas. O autor citou informações comumente ditas sobre o Behaviorismo, as quais ele considera falsas. “[...] Não tenta explicar os processos cognitivos; não considera as intenções ou os propósitos; não consegue explicar as realizações criativas [...]; não atribui qualquer papel ao eu ou à consciência do eu [...]” (Skinner, 1974). Qual concepção pedagógica foi citada?
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162Q1045959 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e interdependente, no qual os aspectos biológico, emocional e cognitivo interagem para promover o crescimento integral da criança. Assinale a alternativa que melhor explica essa inter-relação no processo de desenvolvimento.
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163Q1046250 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010), Vygotsky constrói um conceito revolucionário, compreendendo um espaço de relação em que ocorrem as manifestações do aprendido, do que se pode aprender/do que se ensina e do que se pode ensinar, tratando-se
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164Q1046298 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Considerando-se que a avaliação é um processo de coleta de dados com pelo menos dois propósitos: identificar necessidades e tomar decisões, devem-se analisar, permanentemente, todos os elementos constitutivos do processo de ensino e de aprendizagem. Assinale a alternativa correta sobre a avaliação de estudante com deficiência intelectual.
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165Q1055774 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Tendo como plano de fundo a Teoria das Inteligências Múltiplas, leia atentamente o caso de Breno.
Breno, o segundo filho de um casal que teve uma menina como primogênita, desde que nasceu, mostrou-se tranquilo. Dormia sozinho no aconchego de seu berço e sempre abraçado à um “piu-piu” de pelúcia que era quase do seu tamanho. Após os seis meses, passou a dormir mexendo na orelha, mas com o brinquedo de pelúcia sempre ao lado. Estranhava com facilidade as pessoas que não eram de seu convívio social. Ao sair de casa, não era o tipo de criança que saía correndo e pulando, estava sempre “grudado” com a mãe, de quem quase não largava a mão. Aos três anos foi matriculado na natação com o intuito de fazer amizades, mas isso se tornou um castigo, pois, ao perceber que iria para a academia, já começava a chorar. Sua mãe então o colocou no judô. Novamente isso virou uma tortura para Breno. Depois de muita conversa sua mãe conseguia que Breno entrasse na sala de judô; porém, tinha que ficar na janela do salão olhando para ele que não tirava os olhos dela. Se porventura ela olhasse para o lado, ele saía da aula e corria em sua direção, perguntando se ela iria continuar ali. Ela insistiu por três meses e depois não o levou mais. Resolveu então matriculá-lo na educação infantil. Foi outro suplício. Ele chorou por meses. Não se identificava com nenhum amigo, com nenhum brinquedo e nem com a professora. O tempo passou e sua mãe, dessa vez, insistiu e não o tirou da escola. Ele levou muito tempo, mas se adaptou. Sempre foi organizado com seus brinquedos – que raramente estragava ou quebrava – e com suas coisas. O seu quarto sempre esteve arrumado. Quando ia brincar, tirava os brinquedos do baú e passava um bom tempo se entretendo com eles; se resolvia mudar de brincadeira, guardava tudo organizadamente no baú. Quando convidado para o aniversário de um coleguinha da escola sua mão o levava para festa e ele ia bem animado. Ao entrar no salão de festas, Breno se encostava a uma parede, de preferência que tivesse uma boa visão do que acontecia, e lá ficava observando tudo. Não brincava, não participava das brincadeiras proporcionadas pelos animadores da festa, não comia nada, só ficava ali, parado, observando. Quando sua mãe chegava para buscá-lo, encontrava-o no mesmo lugar, praticamente na mesma posição. Ao levá-lo embora, ela perguntava o que tinha acontecido na festa e ele relatava as brincadeiras sucintamente, limitando-se a responder o que ela lhe perguntava, sem florear e nem destacar nenhum fato. Quando lhe perguntava se tinha gostado da festa, respondia que tinha gostado muito. Nunca demonstrou qualquer sentimento de tristeza por não se comportar da mesma forma que os outros amiguinhos que brincavam em grupo, corriam, dançavam e faziam qualquer peripécia da idade. Breno se sentia uma criança feliz, embora sua mãe ficasse muito preocupada com seu comportamento. Ele sempre administrou bem seus sentimentos, sempre teve opinião própria, não se deixando influenciar por ninguém; ao tomar uma decisão, desde pequeno, não voltava atrás. Esse tipo de comportamento gerou, por diversas vezes, atrito entre ele e seus pais. Breno, entre os sete e oito anos, finalmente se identificou com um amigo que era seu vizinho de prédio. Foi uma amizade forte que dura até os dias atuais. Essa amizade veio dar um colorido novo à vida de Breno, principalmente sob a ótica de sua mãe, que começou a se sentir mais tranquila. Estavam sempre juntos, amavam ir ao clube, brincavam, e faziam muita “arte” no prédio onde moravam. Sempre revezavam dormindo um na casa do outro. Só não estudavam na mesma escola, mas isso não interferia em nada. Esse amigo de Breno, a um olhar superficial, apresentava características de inteligência corporal-cinestésica, interpessoal e espacial. Breno continuava com o mesmo comportamento. Sempre muito observador, detendo-se aos detalhes e se esmerando em tudo o que fazia. Essas características encantavam seu amigo que era o próprio “moleque” na real expressão da palavra. Eles se completavam, pois Breno era sempre o autor intelectual das ideias e seu amigo as colocava em prática; porém, os dois, sempre juntos, assumiam a autoria das “artes” e sofriam as consequências dos seus atos, ou seja, ficavam de castigo juntos (porém separados). Quando Breno tinha 12 e seu amigo 13 anos, começaram a frequentar as domingueiras do clube. Quando voltavam para casa, os dois vinham conversando animadamente ao som de muitas risadas. Breno contava tudo o que tinha observado, e posso dizer que tinha uma visão completa de tudo o que tinha acontecido no salão, e seu amigo contava seus peripécias e suas experiências com as meninas. Nos estudos Breno ia sempre muito bem, embora nunca estudasse. Prestar atenção na aula era o suficiente. Em compensação, seu amigo passava de série ano sim, ano não. Quando tinha dezesseis anos, Breno se apaixonou. Era sua primeira namorada, enquanto seu amigo aparecia, a cada semana, com uma namorada nova. Breno teve uma atitude que surpreendeu a todos: foi pedir a menina em namoro para o pai dela. O espanto foi geral, tanto da família de Breno quanto da família da menina. Breno continuou com o temperamento centrado, sempre muito responsável, com opinião formada, sabendo bem aonde queria chegar. Continua sendo de poucas palavras, mas quando fala tem conteúdo. Tem facilidade em raciocínio lógico e cálculo e optou por engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações, trabalhando, hoje, em uma empresa de telefonia. (Caso retirado do Livro: Inteligências na Prática Educativa. Editora Intersaberes, 2012 p. 173 a 175. Adaptado.)
“Diante dessas observações, podemos afirmar que Breno tem a inteligência ____________ como a mais potencializada; porém, se tivesse sido estimulado nas demais inteligências, hoje poderia ter outro tipo de comportamento. Poderia ser uma pessoa mais comunicativa ao ter a inteligência ____________ estimulada, utilizando a ____________ ou a ____________ para fundamentar de forma decisiva suas ideias, teorias e convicções. Usaria a ____________ concomitantemente com a ____________ e a ____________ no desenvolvimento e no aprimoramento da telefonia, que abrange estes tópicos de forma integrada. Teria um pensamento atento e voltado para ____________, uma vez que vivemos em uma época decisiva quanto à conscientização ecológica, e seu ramo de trabalho utiliza peças que normalmente contêm metais pesados e substâncias tóxicas que contaminam o solo, as águas e o ar. Também a inteligência ____________ lhe propiciaria uma manipulação totalmente eficaz nos testes desenvolvidos em sua profissão, uma vez que a superação e o lançamento de novos modelos acontecem numa velocidade ímpar.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
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166Q1034270 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Lev Vygotsky é um dos autores mais influentes na área da educação, tendo teorizado sobre o aprendizado e o desenvolvimento humanos.
Suas concepções são caracterizadas pela
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167Q1045829 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

As autoras Figueiredo e Gomes (in: Gomes e outros, 2007) afirmam que os alunos com deficiência intelectual apresentam significativa evolução conceitual no que se refere à linguagem escrita quando
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168Q1045339 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Considerando os processos cognitivos das crianças com necessidades educacionais especiais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

1) A atenção. (2) A memória. (3) A aprendizagem.

( ) É o processo cognitivo que permite a concentração fundamental para o desenvolvimento de situações cotidianas, considerada um mecanismo que controla e regula o restante dos processos cognitivos da percepção, a necessidade e atenção para focar em um estímulo que nossos sentidos não alcançam, na aprendizagem e nos processos de raciocínio. ( ) É uma função que permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É um processo básico para a aprendizagem que permite criar um sentido de identidade. ( ) Como processo cognitivo, é usada para incorporar novas informações a conhecimentos prévios. Inclui elementos diversificados, como nos comportamentos ou hábitos, e por meio da socialização.
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169Q1056113 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Relações interpessoais, segundo Antunes (2014, p. 9),são “[...] o conjunto de procedimentos que, facilitando a comunicação e as linguagens, estabelece laços sólidos nas relações humanas”. Para o autor, as relações interpessoais têm bases emocionais e psicopedagógicas e podem criar um clima favorável na escola ou não.
Segundo Lück (2009, p. 82), “[...] são as pessoas que fazem diferença em educação, como em qualquer outro empreendimento humano, pelas ações que promovem, pelas atitudes que assumem, pelo uso que fazem dos recursos disponíveis, pelo esforço que dedicam na produção e alcance de novos recursos e pelas estratégias que aplicam na resolução de problemas, no enfrentamento de desafios e promoção do desenvolvimento”.
Considerando as relações interpessoais, assinale a afirmativa INCORRETA.
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170Q900219 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças é um processo gradativo que depende da interação com o meio e de experiências concretas. Segundo Jean Piaget, em que fase do desenvolvimento a criança começa a demonstrar a capacidade de realizar operações mentais lógicas sobre objetos e situações concretas?
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171Q905093 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Piaget(1996), em seus estudos, afirmou que as crianças não pensam como adultos, aprendem durante seu desenvolvimento que se dá por estágios cognitivos e sensório-motor, se preparando para ser pessoa adulta e ser inserindo no mundo adulto. Aprende nesses estágios valores morais e éticos, regras sociais e adquirindo uma maturidade psicológica; é neste contexto que acontece o mecanismo de processo de assimilação que é a incorporação de objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes; e acomodação, que se refere às modificações dos sistemas de assimilação influenciadas pelo mundo externo. Considere uma criança entre dois a sete anos aproximadamente, que apresenta o surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. Ainda continua egocêntrica e, além disso, não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. Pode-se afirmar que, segundo Piaget, ela se encontra no estágio
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172Q1046408 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Victor (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) aponta que, para Vygotsky, uma das principais limitações da educação tradicional direcionada a crianças com deficiência envolve
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173Q868749 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

“Nessa fase de desenvolvimento na educação infantil é esperado que a criança: ande sem apoio; suba e desça escadas; fale algumas palavras; faça gesto de não com a cabeça; faça rabiscos; recuse alimentos; brinque com outras crianças; mastigue bem alimentos sólidos; pegue colher e copo; e tenha um sono tranquilo”.

A fase a que se refere o texto é:


Assinale a alternativa CORRETA:
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174Q1046432 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Douglas é uma criança cega que está iniciando os primeiros contatos com a escrita em braille. Para a sua aprendizagem, será necessário trabalhar requisitos específicos, que segundo Amorim e Alves (2008), referem-se a
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175Q1046434 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento da criança cega, Lima (2018) destaca que, quando recebe os estímulos adequados e o apoio necessário nos primeiros anos de vida, a criança cega alcança, aos 4 anos, um desenvolvimento muito próximo ao de uma criança com visão normal. Dessa forma, a sua participação na escola torna-se essencial para garantir um desenvolvimento social e acadêmico adequado.

Segundo a autora, os principais aspectos a serem observados no desenvolvimento da criança cega são:
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176Q1046445 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), o desenvolvimento da criança cega, quando bem estimulada nos primeiros anos de vida, pode ser próximo ao de uma criança vidente.

Sobre os critérios a serem observados quanto ao desenvolvimento da criança cega esperado para fase mencionada, é correto afirmar:
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177Q1034967 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

Uma menina passa uma hora com um examinador. Faz-se a ela algumas perguntas que investigam seu cabedal de informações, seu vocabulário, suas habilidades aritméticas, sua habilidade de lembrar uma série de números, sua capacidade de captar a similaridade entre dois elementos. Pode-se também pedir-lhe para desempenhar algumas outras tarefas − por exemplo, resolver um labirinto ou organizar um grupo de figuras de modo que relatem uma história completa. Algum tempo depois o examinador pontua as respostas e chega a um número único − o quociente de inteligência (QI) da menina.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. Adaptado.

Considerando o conceito de inteligência defendido por Gardner, é correto afirmar que o quociente de inteligência (QI)
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178Q898264 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a teoria de Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo da criança está diretamente relacionado ao ambiente social em que ela vive. Qual conceito proposto por Vygotsky é fundamental para essa interação entre aprendizagem e socialização?
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179Q987102 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância de uma relação positiva entre professor e aluno no processo de aprendizagem?
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180Q896230 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

De acordo com a Teoria Psicogenética de Jean Piaget, se constituem CORRETAMENTE como estágios do desenvolvimento:
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