De acordo com Piaget e Szeminska (1981), a criança
constrói, progressivamente e interiormente, a capacidade de
contar e essa capacidade só está consolidada quando ela
consegue coordenar várias ações sobre os objetos, como
I. contagem rápida dos objetos, focando na velocidade da
resposta ao invés da compreensão das relações entre os
objetos.
II. identificação dos números escritos e sua associação direta
com a quantidade, sem realizar operações como seriação ou
classificação.
III. classificação, seriação, e correspondência biunívoca, que
permitem à criança organizar, ordenar e relacionar os objetos
para quantificá-los com precisão. IV. memorização de números em sequência e repetição de
contagens automáticas, sem necessidade de interação direta
com os objetos.
V. exploração e manipulação de objetos em diferentes
contextos, permitindo que a criança desenvolva a
compreensão das relações entre quantidade, ordem e
agrupamento.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
✂️ a) III – V. ✂️ b) II – III. ✂️ c) I – V. ✂️ d) III – IV. ✂️ e) IV – V.