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Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q984345 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

João Augusto, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e apresenta deficiência intelectual moderada, além de dificuldades motoras que afetam a sua locomoção. O aluno participa das atividades regulares da turma, mas necessita de acompanhamento para realizar as tarefas propostas pelo professor devido as suas dificuldades como copiar conteúdo do quadro, organizar materiais e realizar atividades de escrita.

Considerando esse contexto, o papel do monitor escolar na mediação da realização de tarefas pedagógicas, é:
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182Q1046575 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Joana percebeu que seu aluno com cegueira tem o hábito de falar na terceira pessoa e de repetir o que ouve como um eco da fala do outro. Segundo Domingues et al. (2010), esse aluno apresenta ecolalia, o que faz com que, além de apresentar essas características, as crianças costumem
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183Q902976 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

De acordo com Piaget e Szeminska (1981), a criança constrói, progressivamente e interiormente, a capacidade de contar e essa capacidade só está consolidada quando ela consegue coordenar várias ações sobre os objetos, como

I. contagem rápida dos objetos, focando na velocidade da resposta ao invés da compreensão das relações entre os objetos.

II. identificação dos números escritos e sua associação direta com a quantidade, sem realizar operações como seriação ou classificação.

III. classificação, seriação, e correspondência biunívoca, que permitem à criança organizar, ordenar e relacionar os objetos para quantificá-los com precisão.

IV. memorização de números em sequência e repetição de contagens automáticas, sem necessidade de interação direta com os objetos.

V. exploração e manipulação de objetos em diferentes contextos, permitindo que a criança desenvolva a compreensão das relações entre quantidade, ordem e agrupamento.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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184Q1045330 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação às condutas típicas, analisar os itens.

I. Existe um padrão único de comportamento denominado conduta típica. II. Seus determinantes são variados, podendo ser de natureza biológica, psicológica, comportamental e/ou social. III. Seus efeitos, caso o problema não seja abordado, geralmente são destrutivos para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, bem como para o seu desenvolvimento e a sua integração social.

Está CORRETO o que se afirma:
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185Q1038693 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Psicopedagogia, enriquecida pela integração com as Neurociências, amplia as possibilidades de atuação na educação.

Assinale a opção que apresenta a principal contribuição dessa área para a prática pedagógica.
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186Q989874 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante das práticas pedagógicas em alfabetização, identifique a alternativa que melhor descreve um aspecto essencial do método "Sociointeracionista", baseado nas teorias de Lev Vygotsky:
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187Q894402 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

No texto em vigência da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, consta que os processos de aprendizagem e desenvolvimento são temas centrais da teoria vigotskiana. Em suas pesquisas, o autor demonstra preocupação constante com o desenvolvimento, mas não sem dar a devida importância aos processos de aprendizagem.
Para Vigotski:
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188Q1045712 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Conforme está previsto na legislação, os estudantes superdotados devem ter oportunidades educacionais que valorizem e respeitem suas necessidades diferenciadas quanto aos seus talentos, aptidões e habilidades” (Sabatella, 2013). A partir dessa perspectiva a respeito dos estudantes superdotados e com altas habilidades, analise as assertivas abaixo:

I. Atingem seu maior aproveitamento em um ambiente estimulador, que favoreça o desenvolvimento e a expansão de suas habilidades tanto quanto a ampliação de seus interesses.
II. Beneficiam-se tanto da modalidade do ensino formal como do não formal, pois precisam encontrar desafios que girem em torno de ideias importantes e úteis, enriquecendo o seu conhecimento.
III. Não devem ser afastados do mundo em que vivem e que fará sempre parte de seu cotidiano, desenvolvendo condições de saber lidar com as diferenças entre seu potencial e o dos outros indivíduos.

Quais estão corretas?
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189Q896990 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática da aprendizagem ou, mais precisamente, para a temática do sujeito que aprende. Em princípio, seu foco eram as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar e, atualmente, sua preocupação se configura de forma mais abrangente. (Ramos, 2007, p. 16.)

Sobre a história da psicopedagogia e as influências das teorias educacionais, é correto afirmar que:
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190Q1031693 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Segundo Jean Piaget, entre os 2 e 7 anos a criança se encontra no estágio pré-operacional do seu desenvolvimento, quando começam a representar o mundo através de palavras e imagens.

Assinale a opção que indica, corretamente, uma atividade adequada a esse estágio.
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191Q1043751 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, é uma importante referência teórica para o desenvolvimento de competências.
A respeito da contribuição dessa teoria, assinale a afirmativa correta.
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192Q1046573 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ormelezi (2006), ao abordar a cegueira e os comprometimentos na constituição subjetiva e no desenvolvimento global, destaca que a ausência da visão define para a criança uma forma peculiar de apreensão do mundo que influenciará seu desenvolvimento, mas não sua constituição subjetiva, pois isso dependerá
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193Q902971 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A concepção de desenvolvimento humano e apropriação do conhecimento na psicologia histórico-cultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, traz importantes implicações para a educação infantil. Segundo essa concepção, o desenvolvimento da criança ocorre essencialmente por meio da
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194Q1046097 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Segundo Cline & Schwartz, 1999; Lewis & Louis, 1991, dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas destaca-se:
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195Q1046615 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nas palavras de Domingues (2010, p. 35): “uma criança com cegueira levará mais tempo para conhecer ou reconhecer as coisas ou objetos porque manuseia e analisa palmo a palmo o objeto”; isto porque, pelo tato, a criança
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196Q1046376 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Coll, Marchesi e Palacios (2004), em relação aos problemas de aprendizagem, é correto afirmar que
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197Q899945 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor Escolar, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Qual categoria conceitual, inerente à epistemologia genética, “significa a capacidade de sujeito de, a partir de ações internalizadas e transformadas em operações mentais, decompor, reverter, antecipar e retroagir diante dos elementos da realidade” (SCALCON, 2002, p. 40)?
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199Q1025644 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.

As primeiras relações entre psicologia e educação datam do desenvolvimento da psicologia aplicada, com Alfred Binet, Edward B. Titchener, James M. Cattell e Wilhem Wundt. No Brasil, entretanto, a relação ocorreu de forma inversa: o movimento de industrialização fez com que a educação se reorganizasse em razão do grande aumento de demanda.

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200Q1032306 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Para Freud, em 1908, o jogo é o primeiro vestígio da atividade poética, a infância da arte. Reencontramos a visão romântica da criança que joga: “toda criança que joga se comporta como poeta, enquanto cria um mundo para si, ou, mais exatamente, transpõe as coisas do mundo em que vive para uma ordem nova que lhe convém”. A importância do jogo e sua seriedade estão ligadas ao investimento psíquico (afetos) que ela manifesta. O jogo, como o sonho acordado, se opõe à realidade (“o contrário do jogo não é a seriedade, mas a realidade”); a diferença mínima é que ele se apoia em uma realidade para fazer dela outra coisa. A referência ao jogo ajuda a circunscrever a especificidade desse comportamento, que permite projetar um mundo conforme as aspirações do psiquismo, sem os entraves devidos à realidade. Desse ponto de vista, o poeta e a criança tem uma atividade semelhante, em que predomina o imaginário: “O poeta faz como a criança que joga; cria um mundo imaginário que leva muito a sério, isto é, que dota de grandes qualidades de afetos, distinguindo-o claramente da realidade”.


BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 90.

Com base no trecho acima, é correto afirmar que

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