Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1045816 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com León (in Freitas, 2005), os conceitos de adolescência e juventude correspondem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1030459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 161.

Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1030465 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Jean Piaget formula a clássica teoria da divisão do desenvolvimento cognitivo e moral da criança. O período da vida infantil que antecede a linguagem, em que a criança executa apenas ações motoras, sem ter ainda atividades de pensamento, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1045826 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Para Schirmer e outros (2007), sobre a plasticidade neural no ambiente escolar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1045829 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

As autoras Figueiredo e Gomes (in: Gomes e outros, 2007) afirmam que os alunos com deficiência intelectual apresentam significativa evolução conceitual no que se refere à linguagem escrita quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q986184 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A organização escolar focada no processo de desenvolvimento do ensino considera que a escola deve ser um ambiente que favoreça o aprendizado integral e o crescimento pessoal do aluno, em consonância com os princípios dos Direitos Humanos.

Nesse contexto, qual alternativa abaixo listada representa corretamente uma ação alinhada a essa perspectiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1034312 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Uma aprendizagem ou um conhecimento aprendido é inteligível quando se tem o domínio da razão de ser ou do funcionamento de alguma coisa. Isso significa que, na escola ou em qualquer outra situação, não basta um ensino e uma aprendizagem que se deem de forma mecânica ou somente de memória. Há necessidade do entendimento do que se ensina e do que se aprende. O educando precisa aprender as ações mentais (compreender como as coisas operam) e procedimentais (como realiza-las).

LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.

Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Quando os estudantes cumprem uma tarefa proposta, não significa necessariamente que compreendem o que estão fazendo.
II. Quando a professora de língua espanhola ordena que se repita as preposições em castelhano, ocorre uma aprendizagem inteligível.
III. Quando o professor de teatro pede que se memorize um diálogo para a apresentação de uma peça, ocorre uma aprendizagem inteligível.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1046606 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Domingues et al (2010), durante o desenvolvimento da criança com cegueira congênita, é necessária a mediação adequada do adulto para estimular e criar outras formas de comportamentos exploratórios por meio do contato físico e da fala pautados em referencial perceptivo não visual para preencher as lacunas ocasionadas pela falta da visão. Podem aparecer comportamentos como o verbalismo, caracterizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1017684 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à psicogênese da língua escrita e ao construtivismo de Jean Piaget, julgue os itens a seguir.

I A psicogênese da língua escrita é uma teoria desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky nos anos 80 do século XX e aprofundada por Esther Grossi na década seguinte.

II Na psicogênese da língua escrita, identifica-se forte influência dos pressupostos de Jean Piaget no que se refere à constituição da abordagem construtivista para a aquisição da leitura e da escrita, na medida em que se defende que o conhecimento é construído, e não transmitido de fora para dentro.

III O referencial teórico da psicogênese da língua escrita conduz ao entendimento de que a escrita é uma reconstrução real e inteligente, realizada a partir de um sistema de representação historicamente construído pela humanidade e que passa a ser inteligível para a criança quando ela se alfabetiza.

IV O construtivismo concebido por Jean Piaget incorpora ao fenômeno da aprendizagem aspectos biológicos, mas principalmente valoriza os aspectos sociais e culturais dos sujeitos.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1017685 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos postulados de Henry Wallon, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1046615 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Nas palavras de Domingues (2010, p. 35): “uma criança com cegueira levará mais tempo para conhecer ou reconhecer as coisas ou objetos porque manuseia e analisa palmo a palmo o objeto”; isto porque, pelo tato, a criança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1017689 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao desenvolvimento infantil nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1029468 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando a teoria sobre o desenvolvimento da criança segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1045603 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Dificuldades e distúrbios de aprendizagem estão presentes em grande parte das salas de aula do Brasil, e por diversos motivos. Sobre o tema, qual a principal diferença entre dificuldades de aprendizagem e transtornos/distúrbios de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q979560 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a perspectiva construtivista da aprendizagem escolar, conforme descrita por Mauri (em Coll, 1999), os alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1046376 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Coll, Marchesi e Palacios (2004), em relação aos problemas de aprendizagem, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1045609 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O desenvolvimento infantil é progressivo e passa por diversas fases, já identificadas pelos estudiosos do assunto. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)Na fase sensório-motora (0 a 2 anos), a criança desenvolve a capacidade de compreender situações abstratas e teorias hipotéticas, características da fase operatória formal.
(__)Na fase pré-operatória (2 a 7 anos), a criança começa a explorar a imaginação e se dedica ao "faz de conta", além de fazer muitas perguntas do tipo "por quê?".
(__)Durante a fase operatório concreto (8 a 12 anos), a criança ainda apresenta egocentrismo acentuado e tende a interpretar os acontecimentos de forma muitopessoal, como na fase pré-operatória.
(__)A fase operatório formal (a partir dos 12 anos) permite à criança compreender situações abstratas e desenvolver a capacidade de formular teorias e possibilidades hipotéticas.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1032554 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O conceito neurocientífico de plasticidade é fundamental para a compreensão de como se dão os processos de aprendizagem.
Assinale a opção que descreve corretamente este conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1045610 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

A dislexia é um distúrbio cada vez mais presente na realidade das escolas brasileiras, representando obstáculo que deve ser considerado e enfrentado pelos educadores. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A dislexia pode ser classificada em três tipos: visual, auditiva e mista, com características e abordagens pedagógicas específicas para cada uma.
II.A dislexia do tipo auditiva é caracterizada pela dificuldade em relacionar o som (fonema) com o símbolo (grafema), e seu tratamento pedagógico envolve o uso de recursos visuais e a introdução gradual de novos vocabulários.
III.O Método das Boquinhas, desenvolvido por Jardini, é uma abordagem pedagógica que visa promover o desenvolvimento do processamento fonológico, sendo útil para crianças com Transtornos de Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem e até mesmo para crianças com desenvolvimento típico.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.