Uma aprendizagem ou um conhecimento aprendido é inteligível
quando se tem o domínio da razão de ser ou do funcionamento de
alguma coisa. Isso significa que, na escola ou em qualquer outra
situação, não basta um ensino e uma aprendizagem que se deem
de forma mecânica ou somente de memória. Há necessidade do
entendimento do que se ensina e do que se aprende. O educando
precisa aprender as ações mentais (compreender como as coisas
operam) e procedimentais (como realiza-las).
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do
ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.
Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir.
I. Quando os estudantes cumprem uma tarefa proposta, não
significa necessariamente que compreendem o que estão
fazendo.
II. Quando a professora de língua espanhola ordena que se repita
as preposições em castelhano, ocorre uma aprendizagem
inteligível.
III. Quando o professor de teatro pede que se memorize um
diálogo para a apresentação de uma peça, ocorre uma
aprendizagem inteligível.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) II, apenas. ✂️ e) III, apenas.