Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1029501 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Inglês, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

David Ausubel propôs a ideia de aprendizagem significativa para explicar de que modo os indivíduos adquirem novos conhecimentos.

Segundo o autor, o aprendizado é significativo quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1045636 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Com base nas discussões de Piaget (1976) sobre desenvolvimento cognitivo e nas funções executivas descritas por Diamond (2013), assinale a alternativa que melhor descreve uma estratégia para aprimorar as habilidades cognitivas dos alunos no contexto escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q895365 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

As atribuições restritas ao Psicopedagogo, tomando como base o PLC 31/2010, são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q1046409 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Victor (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010), as concepções de Vygotsky revelam a sua preocupação em livrar-se de um olhar biologizante sobre a deficiência para pôr em seu lugar um olhar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q906648 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Henri Wallon propôs que o desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e integrado, no qual os aspectos afetivos, motores, cognitivos e sociais estão inter-relacionados. Sua teoria destaca a importância das fases de desenvolvimento, que são marcadas pela alternância entre momentos de predominância do "eu" e do "outro". Com base na teoria de Wallon, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um aspecto essencial do desenvolvimento infantil segundo essa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1045657 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta indispensável para identificar as necessidades e potencialidades dos alunos. Sobre essa prática, selecione a alternativa mais condizente com seus objetivos e métodos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1045663 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

O estudo da neurociência contribui, significativamente, para a compreensão do funcionamento do cérebro (OLIVEIRA, 2015) e, consequentemente, para se entender como se dá a aprendizagem. Relvas (2015, p. 139) enfatiza a importância de os professores estudarem mais sobre esse assunto. A partir dessas considerações, marque a alternativa correta sobre o assunto tratado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q1044654 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Piaget, um dos mais importantes autores que fundamentam o construtivismo, sustenta que todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem à realidade supõe um esquema de assimilação. Quando a mente assimila, ela incorpora a realidade a seus esquemas de ação, impondo-se ao meio. Muitas vezes, os esquemas de ação da pessoa não conseguem assimilar determinada situação. Neste caso, a mente desiste ou se modifica.

Quando a mente se modifica, ocorre o que Piaget chama de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1045178 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

Tipo de transtorno caracterizado pela deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação (verbal e não verbal) usada para a interação social; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q1045184 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

A educação das pessoas com necessidades educacionais passou por alguns estágios. Sobre esses estágios, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

A _____________ ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Na _____________ ocorre um processo de reforma sistêmica, que envolve a adequação de métodos de ensino e abordagens, para proporcionar um ambiente de aprendizagem igualitário e participativo para todos os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q1045208 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

A compreensão e uso adequado da linguagem são habilidades essenciais para o aprendizado e comunicação eficaz. Nesse sentido, várias funções cognitivas estão envolvidas nesse processo. Assim, nesse contexto, analise as proposições abaixo:

I.Problemas na compreensão de frases, histórias e diálogos são características dos fatores cognitivos.

II.O vocabulário restrito e limitado é um indício de dificuldades nas funções cognitivas.

III.A coordenação motora e o equilíbrio são elementos essenciais para a compreensão da linguagem.

Após análise, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q899303 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Língua Estrangeira Moderna, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Com bases sólidas em teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, tais quais a Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky e o Construtivismo de Jean Piaget, bem como em teorias da área da linguística, a exemplo da Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Holliday, a “Content and Language Integrated Learning” foi proposta enquanto abordagem em 1994 a partir de pesquisas científicas nos contextos europeu e canadense. Desde então, a abordagem vem ganhando cada vez mais popularidade – inicialmente na Europa e, posteriormente, na Ásia e América Latina. É pautada em diferentes pressupostos, dentre os quais;


I. O repertório e as habilidades que um aluno desenvolve devem ser construídos ativamente a partir de seu conhecimento prévio.


II. A linguagem é a base de toda aprendizagem e independe do contexto.


III. As competências são desenvolvidas em uso.


IV. Cada aluno é único em sua individualidade.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q985081 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.

( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.

( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q953085 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil passaram por diversas transformações ao longo do tempo, influenciadas por mudanças sociais, políticas e culturais. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, novas concepções foram incorporadas ao currículo escolar, modificando as abordagens pedagógicas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a história e a evolução da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1055780 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A teoria psicossocial do desenvolvimento humano surge do reconhecimento de que os atributos de natureza biológica, social e individual são, invariavelmente, influenciados pelas experiências sociais, o que resulta na proposição de que o desenvolvimento humano ocorre em meio a crises próprias de cada faixa etária. A forma como o indivíduo vivencia essas crises influencia diretamente a formação de sua personalidade. Assim, quando o desfecho de uma crise é positivo, o ego tende a ser fortalecido; quando é negativo, o ego tende a ser fragilizado. Como resultado, a personalidade inclina-se a se reestruturar, de modo que o ego vai adaptando-se tanto aos sucessos quanto aos fracassos. O psicanalista e pesquisador do desenvolvimento psicossocial, Erik Erikson, argumentava que era possível mudanças pessoais e também mapeou esses estágios ou etapas. Analise algumas características destas etapas.
I. Espera-se que a criança tenha incorporado a seu repertório de comportamentos algumas noções sobre regras e limites e sentimentos provenientes da resolução das crises anteriores, mostrando um raciocínio mais sofisticado, articulando ideias e ações, tornando-se mais proativa, pois já conquistou a autonomia, e a iniciativa deve surgir como capacidade de refletir, estabelecer objetivos, planejar e executar planos a fim de alcançá-los.
II. Espera-se que o ser humano tenha alcançado a maturidade e avançado em suas conquistas. O indivíduo maduro necessita da convicção de que suas vivências anteriores tiveram significado, e disso surge o sentimento que se traduz na genuína preocupação e no cuidado em orientar a geração seguinte durante sua jornada de desenvolvimento.
III. O controle da criança exerce sobre o mundo é relativamente limitado em razão de sua imaturidade física e neurológica, o que torna necessária a atuação de uma figura que proporcione cuidados primários, como supervisão adequada, higiene, alimentação e afeto.
Considerando as denominações das fases, em acordo com a teoria citada, assinale a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q902973 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

De acordo com a teoria histórico-cultural, a formação de conceitos é imprescindível para a constituição de novas formas de pensamento. Segundo Vygotsky (2001), ao longo do desenvolvimento cognitivo, a formação de conceitos passa por um processo que envolve o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1030465 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Jean Piaget formula a clássica teoria da divisão do desenvolvimento cognitivo e moral da criança. O período da vida infantil que antecede a linguagem, em que a criança executa apenas ações motoras, sem ter ainda atividades de pensamento, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1073481 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Com base em Vygotsky, o lúdico na educação infantil é considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q912978 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Itá SC, Creative Group, 2023

Piaget, é muito conhecido por sua caracterização dos estágios de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Assim, os educadores podem orientar seu planejamento aos estímulos capazes de serem assimilados cognitivamente nas diversas faixas etárias. O primeiro estágio de desenvolvimento é o sensório-motor de 0 a 2 anos de idade, nele ocorrem diversos subestágios. Dessa forma, a reação circular secundária está relacionada ao subestágio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q1017689 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao desenvolvimento infantil nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.