Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1017689 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao desenvolvimento infantil nos aspectos físico, afetivo, cognitivo e social, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q1029468 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando a teoria sobre o desenvolvimento da criança segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1045609 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O desenvolvimento infantil é progressivo e passa por diversas fases, já identificadas pelos estudiosos do assunto. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)Na fase sensório-motora (0 a 2 anos), a criança desenvolve a capacidade de compreender situações abstratas e teorias hipotéticas, características da fase operatória formal.
(__)Na fase pré-operatória (2 a 7 anos), a criança começa a explorar a imaginação e se dedica ao "faz de conta", além de fazer muitas perguntas do tipo "por quê?".
(__)Durante a fase operatório concreto (8 a 12 anos), a criança ainda apresenta egocentrismo acentuado e tende a interpretar os acontecimentos de forma muitopessoal, como na fase pré-operatória.
(__)A fase operatório formal (a partir dos 12 anos) permite à criança compreender situações abstratas e desenvolver a capacidade de formular teorias e possibilidades hipotéticas.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q987017 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Existem várias abordagens teóricas para entender a aprendizagem, cada uma enfatizando diferentes processos e fatores envolvidos no processo de aprendizagem, sendo uma delas o behaviorismo.

A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q1029523 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Jean Piaget tornou-se um pensador fundamental para a educação com o desenvolvimento da concepção de Epistemologia Genética, que visa explicar como se processa a aquisição de conhecimentos.

Assinale a opção que reflete, corretamente, essa concepção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q906644 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

As teorias de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky, Wallon e Piaget apresentam diferentesabordagens para explicar como ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Considerando as contribuições desses teóricos, qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma diferença fundamental entre as teorias de Vygotsky, Wallon e Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1047199 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia os textos a seguir.
Texto I A aprendizagem deve ser diretamente observável. Essa observação, sobretudo, ocorrerá a partir das respostas expressas por aquele que aprende. O papel de instruir, nesse caso, reside em uma competência de manipular as condições do ambiente do aprendiz, de modo a garantir a sua aprendizagem.
Texto II O papel do aluno passa a ser o de receptor do conhecimento e dele se espera a aceitação de metas preestabelecidas. A avaliação dessas metas se faz pela medida das respostas (ou mudanças de comportamento do aluno) que são diretamente observáveis e passíveis de serem medidas.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 66.
De acordo com os textos apresentados acima, qual é a teoria da aprendizagem em pauta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q1045924 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

São contributivos, do mesmo modo, os estudos que discorrem sobre assimilação, acomodação e equilibração. Piaget redefiniu as perguntas de investigação a respeito dos processos psicológicos do desenvolvimento, trazendo novos esquemas conceituais. O conhecimento surge não do mundo do sujeito, ou do objeto, mas da interação existente entre eles. A via é uma autorregulação, eoorganismo humano é um sistema aberto, ativo e autorregulador. A inteligência é uma adaptação a novos conhecimentos e uma organização desses novos conhecimentos. Em relação ao conceito de assimilação analise as afirmativas:

I. No conceito de assimilação, o indivíduo, em contato com o meio, retira o repertório de informações que será incorporado à sua estrutura cognitiva.

II. Na assimilação, a organização mental do indivíduo amolda-se para conhecer o objeto, através de uma abordagem seletiva e com condicionamentos específicos.

III. A assimilação depende da linguagem de comunicação social, em sua essência e abstração.

IV. A assimilação trata-se de uma abordagem neurológica da aprendizagem, em uma visão psiconeurológica.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q903856 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com manifestações do Conselho Federal de Psicologia, a relação dos indivíduos com o “sagrado” pode ser analisada pelo psicólogo.


Considera ainda que não existe oposição entre psicologia e religiosidade, pelo contrário, a psicologia é uma ciência que reconhece que a religiosidade e a fé participam na constituição da dimensão subjetiva de cada um de nós, pois religião e psicologia estão presentes na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q1046459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Vygotsky (In: Almeida et. Al. – 2015), a linguagem é um evento social que se desenvolve a partir das interações sociais, nas relações interpessoais.
De acordo com o excerto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q1046496 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zerbato e Mendes (2018) apontam que a aprendizagem dos alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1046242 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O professor Ricardo nota que, ao trabalhar um poema em sala de aula, seus alunos respondem de formas muito diferentes. Enquanto alguns demonstram entusiasmo, outros parecem distantes e desinteressados. Considerando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresentados por Zerbato e Mendes (2018), especialmente o princípio do engajamento, pode-se dizer que as formas como os estudantes respondem e escutam o poema refletem os resultados de suas redes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1045998 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q898287 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Em uma escola pública de um bairro com alta vulnerabilidade social, o professor enfrenta desafios para promover a aprendizagem significativa em turmas marcadas pela diversidade cultural, socioeconômica e afetiva dos alunos. Considerando as ideias de Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem e a relevância do contexto sociocultural para o processo educativo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q898297 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q900092 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Compreender do desenvolvimento infantil é essencial, porque nos permite apreciar plenamente o crescimento cognitivo, emocional, físico, social e educacional. Nesta abordagem, qual é a relação entre as teorias do desenvolvimento infantil e a aprendizagem na infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q1030441 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

A inteligibilidade é a capacidade de ter consciência do que se sabe, do que se conhece, assim como do que se faz. Por vezes, vemos alguém consertar alguma coisa e, então, perguntamos: “Por que você agiu assim?” Ao que o outro responde: “A razão pela qual isso funciona desse modo eu não sei, mas sei que é assim.” Mecanicamente, sabe fazer alguma coisa, mas não sabe a razão pela qual é necessário agir dessa forma. Nesse caso, não há inteligibilidade na conduta.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.

Nas situações da prática de ensino, há atividades escolares em que a noção de inteligibilidade, tal como definida pelo trecho acima, se aplica.

Assinale a opção que expressa corretamente uma dessas aplicações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q902967 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, são situações estimuladoras que ajudam as crianças a desenvolverem a área do pensamento operacional concreto:

I. Jogos de tabuleiro complexos com regras abstratas para resolver problemas sem a necessidade de objetos físicos.

II. Experimentos simples que envolvem a manipulação de líquidos, sólidos e misturas, como brincar com areia e água.

III. Jogos de contar e classificar objetos por cor, forma e tamanho, promovendo a compreensão de conceitos básicos.

IV. Desenhos ou imagens de completar com lápis de cor, giz de cera ou tintas, focado na escolha de cores e na aplicação precisa.

V. Blocos de diferentes formas e tamanhos para construir estruturas, quebra-cabeças, com peças de formas variadas.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q1030459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 161.

Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q902980 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Jean Piaget dedicou grande parte de sua carreira ao estudo de como os seres humanos aprendem, desenvolvendo uma teoria do conhecimento amplamente reconhecida. Além de sua contribuição para a epistemologia, Piaget foi pioneiro em organizar o desenvolvimento moral sistematicamente, entendendo que

I. o desenvolvimento moral ocorre de forma progressiva e está ligado ao desenvolvimento cognitivo.

II. as crianças passam por estágios distintos na construção de seu entendimento sobre justiça e moralidade.

III. o desenvolvimento moral está totalmente vinculado à idade cronológica da criança.

IV. a moral é determinada unicamente pela interação da criança com as figuras de autoridade.

V. com o tempo, as crianças refletem sobre as regras e suas construções por meio da cooperação.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.