Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1045998 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Intelectual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base na teoria vygotskyana, Trentin (2018) destaca que a ideia de que a criança deve atingir um determinado nível de desenvolvimento conforme sua idade é inválida. Isso ocorre porque o desenvolvimento é construído de forma individual e não depende exclusivamente da idade, mas dos estímulos recebidos no ambiente em que a criança está inserida. Assim, em relação à criança com Deficiência Intelectual, é essencial a compreensão de suas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q898297 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q975611 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As dificuldades de aprendizagem são fenômenos complexos que envolvem múltiplas dimensões do desenvolvimento humano.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação mais CORRETA sobre as dificuldades de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q900092 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Compreender do desenvolvimento infantil é essencial, porque nos permite apreciar plenamente o crescimento cognitivo, emocional, físico, social e educacional. Nesta abordagem, qual é a relação entre as teorias do desenvolvimento infantil e a aprendizagem na infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q1030441 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

A inteligibilidade é a capacidade de ter consciência do que se sabe, do que se conhece, assim como do que se faz. Por vezes, vemos alguém consertar alguma coisa e, então, perguntamos: “Por que você agiu assim?” Ao que o outro responde: “A razão pela qual isso funciona desse modo eu não sei, mas sei que é assim.” Mecanicamente, sabe fazer alguma coisa, mas não sabe a razão pela qual é necessário agir dessa forma. Nesse caso, não há inteligibilidade na conduta.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.

Nas situações da prática de ensino, há atividades escolares em que a noção de inteligibilidade, tal como definida pelo trecho acima, se aplica.

Assinale a opção que expressa corretamente uma dessas aplicações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q902967 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, são situações estimuladoras que ajudam as crianças a desenvolverem a área do pensamento operacional concreto:

I. Jogos de tabuleiro complexos com regras abstratas para resolver problemas sem a necessidade de objetos físicos.

II. Experimentos simples que envolvem a manipulação de líquidos, sólidos e misturas, como brincar com areia e água.

III. Jogos de contar e classificar objetos por cor, forma e tamanho, promovendo a compreensão de conceitos básicos.

IV. Desenhos ou imagens de completar com lápis de cor, giz de cera ou tintas, focado na escolha de cores e na aplicação precisa.

V. Blocos de diferentes formas e tamanhos para construir estruturas, quebra-cabeças, com peças de formas variadas.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q1030459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 161.

Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1055581 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Para Wallon, “a dimensão afetiva ocupa lugar central tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento”. Para ele, a emoção, uma das dimensões da afetividade, é instrumento de sobrevivência inerente ao homem, é “fundamentalmente social” e “constitui, também, uma conduta com profundas raízes na vida orgânica”.

(In MAHONEY & ALMEIDA.)


Para o autor, o desenvolvimento humano acontece em cinco estágios, nos quais são expressas as características de cada espécie e revelam todos os elementos que constituem a pessoa. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Categorial.

2. Puberdade.

3. Personalismo.

4. Impulsivo-emocional.

5. Sensório-motor e projetivo.

( ) A criança de zero a um ano (0 a 1): revela sua afetividade por meio de movimentos, do toque, em uma comunicação não-verbal.

( ) A criança de um a três anos (1 a 3): já fala e anda, tendo o seu interesse voltado para os objetos, para o exterior, para a exploração do meio.

( ) A criança de três anos a seis anos (3 a 6): fase da diferenciação, da formação do “eu”, da descoberta de ser diferente do “outro”.

( ) A criança de seis anos a dez anos (6 a 10): a organização do mundo em categorias leva a um melhor entendimento das diferenças entre o “eu” e o “outro”.

( ) A adolescência (11 anos em diante): ocorre uma nova crise de oposição, ou seja, o conflito “eu-outro” retorna, desta vez, como busca de uma identidade autônoma, o que possibilita maior clareza de limites, de autonomia e de dependência.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1055582 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A psicologia do desenvolvimento humano é uma ciência que estuda as mudanças que ocorrem ao longo de toda a vida. Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, consequentemente, ocorre a construção e o aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Diante do exposto, e considerando que o desenvolvimento humano é formado por quatro pilares que estão interligados, NÃO representa um dos pilares do desenvolvimento humano:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q1046383 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Vygotsky (citado por Anache em Baptista, Caiado e Jesus, 2010), “A educação social da criança com deficiência mental grave/profunda é o único caminho cientificamente válido para a sua educação”.

Nesse sentido, Anache aponta que o termo “educação social”, quando empregado por Vygotsky, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1045639 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Um professor do ensino fundamental percebe que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em interpretar problemas matemáticos e decide utilizar os resultados das avaliações formativas e somativas para ajustar sua prática pedagógica. Com base nos estudos de Luckesi (2018) e Brookhart (2021), qual seria a melhor estratégia para esse professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q903312 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Jean Piaget é amplamente reconhecido por suas contribuições ao entendimento do desenvolvimento cognitivo. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve um princípio fundamental da teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q903313 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Jean Piaget identificou quatro estágios principais no desenvolvimento cognitivo das crianças. Qual das seguintes descrições corresponde corretamente ao estágio operacional concreto, de acordo com a teoria de Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1028764 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Repare um pouco nos estudantes. Talvez haja algum que goste muito de desenhar e pintar, produzindo excelentes desenhos, ilustrações ou mesmo charges; já outro tem grande interesse pela música e sabe tocar muito bem um instrumento. Outros podem se mostrar mais ligados ao esporte – sem muito esforço, realizam séries complexas de movimentos corporais. Mas há aqueles que desenvolvem, de forma prazerosa, raciocínios matemáticos precisos.


SMOLE, K. C. S. Múltiplas inteligências na prática escolar. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999, p. 5, com

adaptações.

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

Para Gardner, as inteligências são genuinamente inatas no ser humano, sendo relevante o papel do professor na promoção das habilidades dos estudantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

256Q896926 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Em relação ao processo de alfabetização de crianças, especialmente aquelas com transtorno de desenvolvimento intelectual, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q987577 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em relação ao uso de jogos e brincadeiras com intencionalidade no contexto educacional, assinale a alternativa que indica a abordagem mais alinhada ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1046251 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Anache (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010) afirma que a subjetividade é um aspecto importante do processo de aprendizagem, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1004280 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A apropriação do construtivismo pode gerar estratégias de ensino que tentam ampliar os conhecimentos que os estudantes já possuem dos fenômenos ou organizar o pensamento de senso-comum dos alunos. Além disso, quando as ideias alternativas são antagônicas ou conflitantes com os conceitos científicos, pode-se recorrer aos "experimentos cruciais" a fim de criar uma insatisfação com as ideias prévias e favorecer a construção do conhecimento científico. A aplicação dessas ideias na sala de aula tem resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q1046265 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Analise o excerto a seguir:
O desenvolvimento da consciência da escrita nas crianças com cegueira trata-se de um processo contínuo por meio do qual um conjunto de fatores articulados contribui para desencadear as mudanças que levam à tomada de consciência que se amplia por meio da exploração intencional para compreensão de conceitos, bem como da função de símbolos e da linguagem.
(Celma Domingues et al., A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira, 2010)
Na perspectiva das autoras, o desenvolvimento da escrita na criança com cegueira tem início
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.