Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1055779 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Pesquisas recentes em neurobiologia sugerem a presença de áreas no cérebro humano que correspondem, pelo menos de maneira aproximada, a determinados espaços de cognição, mais ou menos como se um ponto do cérebro representasse um setor que abrigasse uma forma específica de competência e processamento de informações. Embora seja difícil dizer claramente quais são essas áreas, existe o consenso de que possam, cada uma delas, expressar uma forma diferente de inteligência, isto é, de se responsabilizar pela solução específica de problemas ou criação de produtos válidos para uma cultura. Essas áreas, segundo Gardner, fazem do ser humano proprietário de pontos diferentes de seu cérebro onde se abrigam as diferentes inteligências; são essas inteligências que caracterizam o que ele chama de inteligências múltiplas. Considerando os sinais essenciais apontados por Gardner para que uma competência seja incluída como inteligência, analise as afirmativas a seguir.
I. Identificação da morada da inteligência por dano cerebral e apoio de exames psicométricos.
II. Existência de indivíduos excepcionais em áreas específicas da solução de problemas ou da criação e identificação da morada da inteligência por dano cerebral.
III. Gatilho neural pronto para ser disparado em determinados tipos de informação interna ou externa e a suscetibilidade à modificação da inteligência por treinamento.
IV. Exames específicos por meio de tarefas psicológicas experimentais e criação de um sistema simbólico específico como, por exemplo, as “letras”.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q1021236 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

As Intervenções educativas para aprendizagem que consideram os conceitos relevantes para os estudantes e seus saberes significativos, tem o caráter inclusivo. Investigadas em fomento à clareza do entendimento dos esquemas mentais disponíveis na estrutura cognitiva do estudante.
Leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta que completar a Teoria da Inclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q899637 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando a importância do desenvolvimento integral na primeira infância para o bem-estar ao longo da vida, e levando em conta as modificações orgânicas, o desenvolvimento cerebral e o desenvolvimento das conexões neuronais, assinale a alternativa que aborda corretamente como a plasticidade cerebral e os períodos sensíveis impactam o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q987974 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Identifique os dois autores que são reconhecidos internacionalmente por suas contribuições significativas para a área da Psicologia na Educação, desenvolvendo a Teoria Sociocultural e do Desenvolvimento Cognitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q1073483 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Segundo Gallahue, a fase do movimento rudimentar no desenvolvimento motor é caracterizada por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1017684 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à psicogênese da língua escrita e ao construtivismo de Jean Piaget, julgue os itens a seguir.

I A psicogênese da língua escrita é uma teoria desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky nos anos 80 do século XX e aprofundada por Esther Grossi na década seguinte.

II Na psicogênese da língua escrita, identifica-se forte influência dos pressupostos de Jean Piaget no que se refere à constituição da abordagem construtivista para a aquisição da leitura e da escrita, na medida em que se defende que o conhecimento é construído, e não transmitido de fora para dentro.

III O referencial teórico da psicogênese da língua escrita conduz ao entendimento de que a escrita é uma reconstrução real e inteligente, realizada a partir de um sistema de representação historicamente construído pela humanidade e que passa a ser inteligível para a criança quando ela se alfabetiza.

IV O construtivismo concebido por Jean Piaget incorpora ao fenômeno da aprendizagem aspectos biológicos, mas principalmente valoriza os aspectos sociais e culturais dos sujeitos.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q891989 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

De acordo com Werner (2015, p. 35), a constituição do sujeito não é um processo mecânico e linear de ação do meio sobre um indivíduo passivo, nem, ao contrário, decorre da ação isolada de um indivíduo ativo sobre o meio, mas, como afirmam Smolka, Góes e Pino (1995, p. 179) envolve um processo constitutivo recíproco de imersão na cultura e emergência simultânea da individualidade singular no contexto da prática social.
Sobre a relação linguagem, pensamento e ação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q898392 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas a seguir que tratam sobre as teorias do desenvolvimento e suas aplicações no contexto escolar e depois aponte a alterniva CORRETA.

I. Piaget enfatiza a interação do sujeito com o objeto de conhecimento, destacando estágios de desenvolvimento.
II. Vygotsky valoriza a mediação social no processo de aprendizagem, introduzindo o conceito de ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal).
III. Skinner, no behaviorismo, afirma que o reforço positivo é fundamental para o aprendizado e a modificação comportamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q1073511 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios sequenciais, cada um caracterizado por formas específicas de pensamento e compreensão. Sobre esses estágios, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q906642 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A teoria construtivista, desenvolvida por Jean Piaget, enfatiza o papel ativo do aluno naconstrução do conhecimento. Segundo essa teoria, o processo de aprendizagem é resultado da interação entre o sujeito e o ambiente, e ocorre por meio de processos de assimilação e acomodação. Com base na teoria construtivista de Piaget, qual das alternativas abaixo descreve corretamente o conceito de acomodação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q911527 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A ferramenta mais importante para um bom diálogo e para resolver conflitos é saber escutar com atenção e vontade. Escutar demanda decisão consciente e a vontade de se livrar da distração e das intervenções. Além de prestar total atenção na outra pessoa, é preciso escutar também com o coração e com a alma. Aprender a escutar desenvolve paciência e humildade (Conselho Nacional do Ministério Público, 2014).

São técnicas para uma boa escuta, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1046449 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Com base na análise de Ormelezi (2006), apresentada em sua tese sobre o desenvolvimento da criança cega congênita, e conforme o que é discutido no referencial teórico psicanalítico, assinale a alternativa que melhor traduz a relação entre corpo, linguagem e subjetividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1046451 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ormelezi (2006) discute e aborda o desenvolvimento da criança cega congênita no contexto das interações sociais e culturais.

No contexto dessa discussão, assinale a alternativa que apresenta a relação entre as experiências corporais e a constituição do sujeito cego.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q987578 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro do contexto da compreensão do uso de jogos e brincadeiras com intencionalidade na educação infantil, assinale a alternativa que indica estratégia mais eficaz para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q1045691 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

O desenvolvimento psicomotor sofre influências de ordem interna e externa, em que os fatores internos influenciam os externos e vice-versa. Para que a criança possa ter os seus interesses e possibilidades ampliados, conquistando cada vez mais habilidades e competências, precisa evoluir nas diversas dimensões do desenvolvimento infantil, sendo possível caracterizá-las por meio de quatro dimensões específicas, que foram descritas por meio de qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q1055165 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Considerando o desenvolvimento do julgamento moral da criança e, ainda, a obra de La Taille na teoria piagetiana, no que se refere à afetividade e inteligência infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q896986 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a determinados estágios hierárquicos que ocorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. As ordens desses estágios seriam invariáveis a todos os indivíduos, embora a faixa etária possa variar de pessoa para pessoa em função das características da estrutura biológica e dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que estiver inserido. No que se refere ao estágio pré-operatório, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1055198 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Vygotsky rejeitou a ideia de funções fundamentais fixas e imutáveis, “trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual”. Para ele, o cérebro é formado por sistemas funcionais complexos, isto é:
I. As funções não se localizam em pontos específicos, mas se organizam a partir da ação de diversos elementos que atuam de forma articulada. II. O cérebro tem uma estrutura básica, resultante da evolução da espécie, que cada membro traz consigo ao nascer. III. A estrutura cerebral pode ser articulada de diferentes formas pelo sujeito, isto é, um mesmo problema pode ser solucionado de diferentes formas e mobilizar a mesma parte do cérebro.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q896994 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A escola como o lugar privilegiado para formação exclusiva da cognição tem encontrado desafios antes não imaginados, pois em que pesem as tentativas de impedir o surgimento dos afetos no ato educativo, a sua presença aparece nas atividades propostas, nas relações que são estabelecidas, nos ditos e não ditos que povoam o imaginário escolar, convidando-nos a continuarmos refletindo e repensando o seu lugar nos processos formativos.
(Ferreira; Acioly-Régnier, 2010, p. 24.)

Sobre a relação cognição e afetividade em Wallon, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A aquisição da linguagem é um fator primordial para o desenvolvimento da cognição. O domínio funcional cognitivo oferece um conjunto de funções que permite identificar e definir significações, classificá-las, dissociá-las, reuni-las, confrontar suas relações lógicas e experimentais.
( ) A concepção psicogenética dialética do desenvolvimento de Wallon apresenta uma grande contribuição para a compreensão do humano como pessoa integral, ajudando na superação da clássica divisão mente/corpo.
( ) Valoriza a relação professor-aluno e a escola como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da pessoa completa.
( ) A afetividade pode ser conceituada como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q1004277 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Inicialmente os educadores se debateram entre os dois referenciais teóricos − piagetiano e vigotskiano, e suas possíveis influências no ensino. Entretanto, por meio de pesquisas realizadas, o conflito entre essas teorias tornou-se inexistente e o que se observa atualmente é uma complementaridade entre as ideias desses dois campos do saber. Abaixo estão algumas contribuições piagetianas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.