Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q988527 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o desenvolvimento da criança podemos afirmar que:
1- De acordo com Piaget, o período sensório-motor (0 a 2 anos), é o período em que a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca;
2- A teoria de Wollor afirma que a infância é um período sem características próprias, cuja função principal não é a constituição do adulto;
3- De acordo com Piaget, a criança dos 11 anos em diante já possui pensamento lógico e dedutivo;
4- De acordo com Vayer, o crescimento infantil e seu progresso resultam das interações entre a criança, seu corpo e o ambiente em que está inserida, assim como sua relação com o universo dos objetos, onde terá a oportunidade de construir e expressar seu Eu, o mundo social ao seu redor e suas diversas formas de se relacionar, além de satisfazer suas necessidades fundamentais e emocionais;
5- O desenvolvimento infantil é um processo linear, em que todas as crianças passam pelas mesmas etapas ao mesmo tempo.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q1025648 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.

O psicólogo escolar deve ter conhecimentos sobre a influência da família no desempenho da criança para delinear as intervenções casa-escola em busca da inserção da criança nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade que as envolve.

  1. ✂️
  2. ✂️

303Q984706 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Jean Piaget foi um psicólogo e epistemólogo renomado por suas contribuições à psicologia do desenvolvimento e à compreensão dos processos cognitivos das crianças. Piaget entendeu que há relações entre organismo e meio. Essas são relações de troca, em que o organismo se adapta ao meio e, ao mesmo tempo, o assimila, de acordo com suas estruturas, em um processo de equilibrações sucessivas. Sobre esse assunto, analisar os itens.

I. O processo de adaptação envolve duas zonas de desenvolvimento proximal, o desenvolvimento real e o potencial.
II. Por meio do processo de assimilação e acomodação, o organismo se adapta ao meio, e o seu próprio funcionamento cognitivo vai se estruturando e se organizando.
III. A organização cognitiva se dá a partir do reflexo, esquemas de ação, esquemas mentais e equilibração.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q981129 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre os processos de Alfabetização e Letramento, dentre as alternativas abaixo, podemos considerar como resposta correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q896992 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Um aluno de 8 anos apresenta um comportamento considerado indisciplinar na sala de aula, desrespeitando os professores e batendo constantemente nos colegas. As aulas ocorrem, em sua maioria, em sala de aula onde o aluno não consegue ter concentração nas tarefas que lhe são atribuídas, não copia adequadamente e não consegue permanecer sentado durante todo o tempo de sala de aula. A família é constantemente chamada na escola. Sua aprendizagem não reflete o esperado, demonstrando grande dificuldade principalmente nas operações matemáticas. Também demonstra dificuldades na leitura e na escrita e escreve com letra bastão, na maioria das vezes não separa as palavras em uma frase, escrevendo todas juntas. Analisando a situação hipotética, considere uma intervenção psicopedagógica a partir da epistemologia genética desenvolvida por Piaget e assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q1034977 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Lev Vygotski chamou de internalização o processo mediante o qual o indivíduo adquire novas capacidades cognitivas.

Assinale a opção que descreve corretamente a compreensão do autor sobre esse fenômeno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q985586 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Como os alunos são diferentes, convém propor-lhes situações de aprendizagem diferentes, não só às vezes, mas sempre que for pertinente. O percurso de formação é a sequência das situações de formação que uma pessoa atravessa e vive. Embora essas situações sejam diferentes, pelo menos em parte, os percursos serão individualizados de fato. Sua individualização é, então, apenas a resultante de escolhas sucessivas que concernem a situações, atividades, tarefas e, portanto, à designação dos alunos a dispositivos e a grupos de trabalho diferentes. Colaborando com os percursos de formação diferenciados, o psicopedagogo atuante na educação formal tem diversas funções, como:

I. Conhecer, avaliar e gerar diagnósticos dos processos de aprendizagem dos alunos.
II. Auxiliar o professor a planejar as aulas e os recursos, levando em consideração as diferentes formas de aprendizado.
III. Ser agente essencial na resolução dos problemas, indicando para a concretização efetiva do aprendizado de todos os alunos.
IV. Substituir o professor em suas competências e tarefas da escola, por conhecer os meios de aprendizagem dos alunos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q911380 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Assinale a alternativa correta referente a qual teoria do desenvolvimento humano enfatiza a importância das interações sociais e do contexto cultural na formação das capacidades cognitivas da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q1068326 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Pimenta (2010) pontua como a popularização da discussão sobre o conceito de professor reflexivo tem sido marcada pelo “oferecimento de treinamento para que o professor torne-se reflexivo”. Nesse contexto, a autora trata do “mercado do conceito”, destacando que este entende a reflexão como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1055796 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

[...] para Vygotsky, em cada etapa do desenvolvimento psicológico da criança encontra-se sempre também uma nova formação central que configura uma espécie de guia para todo o processo de reorganização da personalidade da criança sobre uma base nova.
(CORRÊA, Crístia. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicol. Esc. Educ. 21 (3) – Sep-Dec 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/fpKByLWpTT8BY4Yv9kRH6pB/?lang=pt#:~:text=Ao%20adotar%20uma%20vis%C3%A3o%20hol%C3%ADstica,de% 20maleabilidade%20presente%20nos%20indiv%C3%ADduos. Adaptado.)
Um dos conceitos fundamentais e mais expressivos de Vygotsky no processo de apropriação do conhecimento é o de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Considerando o conceito de ZDP, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q1073474 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre o papel dos estímulos externos no desenvolvimento da linguagem infantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q987464 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro das Teorias do Desenvolvimento, Lev Vygotsky propôs conceitos que influenciaram a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Assinale e identifique a alternativa que melhor representa uma ideia central da abordagem sociointeracionista de Vygotsky:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1034312 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Uma aprendizagem ou um conhecimento aprendido é inteligível quando se tem o domínio da razão de ser ou do funcionamento de alguma coisa. Isso significa que, na escola ou em qualquer outra situação, não basta um ensino e uma aprendizagem que se deem de forma mecânica ou somente de memória. Há necessidade do entendimento do que se ensina e do que se aprende. O educando precisa aprender as ações mentais (compreender como as coisas operam) e procedimentais (como realiza-las).

LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.

Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Quando os estudantes cumprem uma tarefa proposta, não significa necessariamente que compreendem o que estão fazendo.
II. Quando a professora de língua espanhola ordena que se repita as preposições em castelhano, ocorre uma aprendizagem inteligível.
III. Quando o professor de teatro pede que se memorize um diálogo para a apresentação de uma peça, ocorre uma aprendizagem inteligível.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1073993 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A adolescência é marcada por transformações biopsicossociais significativas. Nesse contexto, como a Educação Física pode atuar de maneira adequada e integrada ao desenvolvimento dessa etapa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q900190 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Sobre o processo de aprender pode-se afirmar que existem diversos tipos de aprendizagem consubstanciadas nas mais variadas atividades da vida humana. Algumas aprendizagens se dão desde os primeiros anos de vida e estão vinculadas ao cotidiano da pessoa como: sentar, andar, falar, identificar e pegar objetos, comer sozinha etc. Outras acontecem de forma sistemática em instituições próprias como a escola. (Nunes, 2015 p. 11.)
Considerando as informações anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para o autor Vygotsky (1989), a aprendizagem pode ser considerada como um processo crucial no desenvolvimento do homem como espécie e como ser que, ao longo de milhares de anos, avançou de uma realidade primitiva para construir civilizações.
( ) Autores como Friedrich e Preiss (2006) apontam que estudos da neurobiologia ressaltam que, dada a plasticidade do cérebro e a possibilidade de milhares de sinapses, isto é, a conexão entre os neurônios, as diferentes situações de aprendizagem modificam as capacidades cognitivas e cerebrais.
( ) Para Pozo (2002), apesar da aprendizagem acontecer também nas demais espécies animais, desde insetos até primatas, é o ser humano aquele que possui competências de aprendizagens mais complexas, desenvolvidas e com maior flexibilidade.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q981126 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre a relação professores e alunos, podemos apontar como alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1029544 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A dimensão afetiva é fundamental na formação de crianças e adolescentes e para a constituição do ambiente escolar enquanto espaço de desenvolvimento integral.

Assinale a opção que indica o emprego adequado dessa dimensão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q900057 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Joana, uma professora de educação infantil, observa que seus alunos de 5 anos têm diferentes níveis de compreensão sobre o conceito de "número". Ela decide usar atividades coletivas para ajudar as crianças a desenvolverem esse conceito. Qual abordagem teórica Joana está utilizando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q1046249 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sobre as causas da deficiência intelectual (à época do texto, referida como deficiência mental), conforme descritas por Coll, Palacios e Marchesi (2004), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q986866 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Língua Portuguesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Sobre dislexia, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.