Início Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Aspectos Psicológicos da Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 321Q986873 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025O diálogo sobre temas que envolvem sexualidade pode trazer muitos benefícios para a saúde sexual, física e emocional de crianças e adolescentes. Saber a hora e a melhor maneira de falar sobre sexualidade com crianças e adolescentes é muito importante. Respeitar as fases de crescimento e o que abordar em cada uma delas pode ajudar a evitar equívocos na maneira de lidar com a questão, respeitando formas de expressão da sexualidade, sem reprimi-las, e empoderando meninas e meninos sobre o seu próprio corpo. Em relação aos conceitos apropriados para abordar com crianças e adolescentes de 7 a 12 anos em fase de puberdade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Regras de encontros. ( ) Noções básicas de reprodução. ( ) Riscos da atividade sexual (gravidez e doenças transmitidas). ( ) Noções de contracepção. ✂️ a) E - C - E - C. ✂️ b) C - E - C - E. ✂️ c) E - E - C - C. ✂️ d) C - C - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 322Q1082941 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025Entre as habilidades que podem ser trabalhadas e desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em sala de aula com estudantes com dislexia, qual dos seguintes aspectos está diretamente associado às dificuldades em reconhecer e manipular sons da fala durante o processo de alfabetização? ✂️ a) Dificuldades em cálculo lógico-matemático. ✂️ b) Alteração significativa da acuidade visual. ✂️ c) Comprometimento motor global. ✂️ d) Déficit de consciência fonológica. ✂️ e) Déficits no reconhecimento de expressões faciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 323Q987463 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto do desenvolvimento da criança, a teoria do desenvolvimento cognitivo proposta por Jean Piaget destaca-se por suas contribuições. Assinale a alternativa que melhor representa uma característica essencial dessa teoria: ✂️ a) a teoria de Piaget sugere que o desenvolvimento cognitivo ocorre de maneira linear e uniforme em todas as crianças; ✂️ b) Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem passivamente as informações do ambiente; ✂️ c) segundo Piaget, as crianças passam por estágios sequenciais de desenvolvimento, nos quais constroem ativamente o conhecimento por meio da interação com o ambiente; ✂️ d) a teoria de Piaget negligencia a influência do ambiente social e cultural no desenvolvimento cognitivo das crianças; ✂️ e) Piaget propõe que a maturação biológica é o único fator determinante no desenvolvimento cognitivo infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 324Q987465 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Jean Piaget propôs a teoria do desenvolvimento cognitivo, destacando os estágios pelos quais as crianças passam na construção do conhecimento. Assinale e identifique a alternativa que melhor representa uma característica central da fase operatória concreta, conforme proposta por Piaget: ✂️ a) durante a fase operatória concreta, as crianças ainda não são capazes de compreender a ideia de conservação de quantidade e volume; ✂️ b) Piaget sugere que, na fase operatória concreta, as crianças não são capazes de realizar operações mentais, limitando-se apenas a ações concretas no ambiente; ✂️ c) nessa fase, as crianças desenvolvem a habilidade de pensar de forma lógica e realizar operações mentais concretas, como classificação, seriação e conservação; ✂️ d) Piaget propõe que, durante a fase operatória concreta, as crianças não são capazes de entender pontos de vista diferentes do seu próprio; ✂️ e) na perspectiva de Piaget, a fase operatória concreta caracteriza-se por um pensamento exclusivamente egocêntrico, sem considerar a realidade objetiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 325Q1032554 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025O conceito neurocientífico de plasticidade é fundamental para a compreensão de como se dão os processos de aprendizagem. Assinale a opção que descreve corretamente este conceito. ✂️ a) Mecanismo do cérebro infantil que é responsável pela formação de sinapses e se torna inativo após a adolescência. ✂️ b) Função inata que impede a mutação dos circuitos neurais essenciais, assegurando a preservação de funções vitais. ✂️ c) Capacidade do cérebro de expandir fisicamente seu volume em resposta ao aumento de atividade cognitiva. ✂️ d) Habilidade de regeneração completa de neurônios danificados e das funções cerebrais à condição original. ✂️ e) Propriedade do sistema nervoso de adaptar conexões sinápticas em resposta a novas experiências e demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 326Q1032556 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025Com relação ao papel da afetividade na relação professor-aluno, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A afetividade é relevante em contextos de educação infantil, pois, em fases posteriores, o desenvolvimento intelectual exige separação dos componentes emocionais. ( ) A proximidade afetiva entre professor e aluno deve se dar de maneira refletida, pois pode ter desdobramentos prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem. ( ) A relação afetuosa entre professor e aluno é uma maneira de reproduzir a relação familiar no ambiente escolar, favorecendo o progresso da socialização. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) F – V – F. ✂️ b) F – V – V. ✂️ c) V – F - -F. ✂️ d) V – V – F. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 327Q1073517 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Piaget, o desenho infantil reflete as etapas do desenvolvimento cognitivo. Sobre essas etapas, assinale a alternativa correta ✂️ a) No estágio do realismo intelectual, a criança desenha com base em sua percepção simbólica, incluindo elementos que conhece, mas que podem não estar visíveis. ✂️ b) O realismo visual caracteriza-se pela representação subjetiva, em que a criança prioriza a expressão de emoções ao invés da precisão das formas. ✂️ c) Durante o estágio pré-operatório, o desenho infantil não apresenta relação com o desenvolvimento simbólico, sendo puramente motor. ✂️ d) A transição para o estágio das operações concretas elimina o uso de símbolos nos desenhos, priorizando formas geométricas. ✂️ e) As etapas do desenho infantil são independentes do desenvolvimento cognitivo, focando apenas na habilidade motora da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 328Q1073521 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Jean Piaget, o lúdico contribui para o desenvolvimento infantil porque ✂️ a) Está associado apenas à descarga de energia acumulada, sem impacto cognitivo. ✂️ b) Representa a adaptação da criança ao meio, permitindo a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos por meio do brincar. ✂️ c) Limita-se à esfera emocional da criança, sem influenciar os aspectos sociais e cognitivos. ✂️ d) É uma atividade recreativa, sem relação com a aprendizagem significativa. ✂️ e) Deve ser substituído por atividades formais para garantir o desenvolvimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 329Q1044659 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Jean Piaget deixou grande contribuição para a compreensão do desenvolvimento da inteligência, com especial relevância para o processo de ensino-aprendizagem. Dentre seus achados, tem destaque o de que o desenvolvimento mental ocorre em quatro etapas. Assinale a opção que indica a etapa que não integra o conjunto identificado e descrito por Piaget. ✂️ a) A que se caracteriza pelas ações da inteligência sensóriomotora. ✂️ b) A dos reflexos e dos hábitos motores. ✂️ c) A que é marcada pela função simbólica. ✂️ d) Aquela em que as operações cobrem um campo limitado, isto é, só incidem sobre os objetos e não sobre as hipóteses. ✂️ e) Aquela que se caracteriza por um novo modo de raciocínio que não incide exclusivamente sobre os objetos ou as realidades, mas também sobre as hipóteses, quando ocorrem as operações formais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 330Q1073355 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, trouxe uma nova perspectiva sobre o conceito de inteligência. Qual alternativa descreve corretamente essa teoria? ✂️ a) Defende que a inteligência é uma capacidade única e medida exclusivamente por testes de QI. ✂️ b) Enfatiza que todas as pessoas possuem as mesmas inteligências em níveis idênticos, independentemente do ambiente ou experiências vividas. ✂️ c) Sugere que a inteligência é uma característica hereditária que não pode ser desenvolvida ao longo da vida. ✂️ d) Limita-se a classificar as inteligências humanas em dois tipos principais: cognitiva e emocional. ✂️ e) Propõe que a inteligência é composta por habilidades específicas e independentes, como linguística, lógicomatemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 331Q1082868 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, presente na Teoria Histórico-Cultural, refere-se: ✂️ a) Ao nível de conhecimento internalizado pelo estudante de maneira linear. ✂️ b) À habilidade de realizar tarefas de maneira mecânica. ✂️ c) Ao processo de desenvolvimento biológico que determina a maturação e a aprendizagem do estudante. ✂️ d) À aprendizagem que ocorre de maneira espontânea, sem mediação docente ou de outros sujeitos mais experientes. ✂️ e) À distância entre o que o estudante realiza de maneira autônoma, ou seja, sozinho, e o que realiza com ajuda de outros sujeitos mais experientes, ou seja, com mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 332Q911381 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024Qual teoria do desenvolvimento humano sugere que a criança passa por estágios sequenciais de desenvolvimento cognitivo, nos quais constrói ativamente seu entendimento do mundo por meio da assimilação e acomodação? ✂️ a) Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson. ✂️ b) Teoria Psicanalítica de Freud. ✂️ c) Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky. ✂️ d) Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 333Q1021234 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022Pesquisar a construção do conhecimento irrompeu mudanças na visão sobre as teorias de aprendizagem. O desenvolvimento cognitivo que ampara as contribuições que a sociedade traz para o desenvolvimento individual tornouse uma característica de uma teoria da aprendizagem. Enfatiza a interação parte do processo de desenvolvimento das pessoas e consideram sua cultura. Também, considera a condição ativa e participativa dos estudantes no processo para a aprendizagem. Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios da Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky. I. O desenvolvimento cognitivo é ilimitado sendo contínuo em todo período pré-operatório. II. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. Produzindo o conhecimento e trocando ideias em cada etapa do desenvolvimento. III. O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade e o indivíduo deve estar inserido em um grupo social para ampliar seu aprendizado. IV. O conhecimento é, primeiro, interiorizado. Depois depende da convivência com o grupo. Estão corretas as afirmativas. ✂️ a) II e IV, apenas ✂️ b) I, II e IV, apenas ✂️ c) I, II, III e IV ✂️ d) II e III, apenas ✂️ e) III e IV, apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 334Q1073478 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024Na fase do "garatuja" no desenho infantil, geralmente observada em crianças, é correto afirmar que: ✂️ a) O desenho é organizado e intencional, representando figuras humanas com proporções adequadas. ✂️ b) A criança utiliza movimentos livres e espontâneos, sem a intenção de representar objetos específicos. ✂️ c) As formas desenhadas pela criança têm significado simbólico claro e são facilmente reconhecíveis pelos adultos. ✂️ d) O desenho é completamente aleatório e sem conexão com o desenvolvimento motor ou emocional da criança. ✂️ e) Essa fase não apresenta elementos criativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 335Q1031675 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Leia o trecho a seguir. Está na própria natureza das inteligências que cada uma opere de acordo com seus próprios procedimentos e possua suas próprias bases biológicas. Assim, é um erro tentar comparar inteligências em todos os detalhes; cada uma deve ser pensada como um sistema próprio e com suas próprias regras. Aqui uma analogia biológica pode mostrar-se útil. Embora o olho, o coração e os rins sejam todos órgãos do corpo, é um erro tentar comparar estes órgãos em cada detalhe. GARDNER, H. Estruturas da Mente. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. Acerca do conceito de inteligência, assinale a opção que resume, corretamente, o que é exposto no trecho acima. ✂️ a) A defesa de um conceito unificado de inteligência. ✂️ b) A tese de que os sentidos são formas de inteligência. ✂️ c) A concepção de que a inteligência prescinde de regras. ✂️ d) A noção de que cada inteligência é uma função distinta. ✂️ e) A ideia de que toda inteligência tem estruturas análogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 336Q1068321 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024Moreira (2023), ao apresentar o pensamento de Vygotsky, pergunta como as relações sociais se convertem em funções psicológicas nos indivíduos. Em Vygotsky, a resposta está na ✂️ a) experiência, ou ação reflexiva de desenvolvimento. ✂️ b) equilibração, ou atividade de ajuste interior. ✂️ c) autonomia, ou emancipação intelectual de ruptura com o meio. ✂️ d) mediação, ou atividade mediada indireta. ✂️ e) diferenciação de resposta, ou fortalecimento de resposta por reforço positivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 337Q1073471 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Piaget, a aprendizagem está intimamente ligada ao desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, é correto afirmar que: ✂️ a) A aprendizagem ocorre de forma independente do estágio de desenvolvimento da criança, bastando um bom método de ensino. ✂️ b) O processo de assimilação refere-se à modificação de esquemas mentais existentes para incorporar novas informações. ✂️ c) A interação entre assimilação e acomodação é fundamental para que uma criança construa novos conhecimentos e se adapte ao ambiente. ✂️ d) O desenvolvimento cognitivo depende do estímulo externo, sendo independente da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. ✂️ e) A teoria de Piaget desconsidera a importância do erro no processo de aprendizagem, focando nas respostas corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 338Q987466 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Dentro do contexto do desenvolvimento infantil, o conceito de plasticidade cerebral é fundamental para compreender a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo do tempo. Assinale e identifique a alternativa que melhor descreve a plasticidade cerebral: ✂️ a) a plasticidade cerebral envolve a capacidade do cérebro de reorganizar suas conexões neurais em resposta a experiências, aprendizado e mudanças ambientais; ✂️ b) a plasticidade cerebral refere-se à rigidez do cérebro, indicando que as conexões neurais estabelecidas na infância permanecem fixas ao longo da vida; ✂️ c) segundo o conceito de plasticidade cerebral, o cérebro da criança é menos suscetível a mudanças e adaptações do que o cérebro do adulto; ✂️ d) esse conceito sugere que as crianças têm uma menor capacidade de aprendizado e adaptação em comparação com os adultos, devido à imaturidade cerebral; ✂️ e) a plasticidade cerebral é um termo que se refere exclusivamente à influência genética nocerebral da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 339Q1025645 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.Diversos autores apontam como um problema central do ensino da psicologia na formação de docentes o foco no conteúdo e em teorias psicológicas de modo dissociado das práticas reais vividas pela comunidade docente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 340Q1073518 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Henri Wallon, a relação entre afetividade e inteligência no desenvolvimento infantil é caracterizada por: ✂️ a) Uma dissociação completa, em que a inteligência se desenvolve de forma independente da afetividade, sendo responsável apenas pelos aspectos cognitivos. ✂️ b) A interdependência, na qual a afetividade desempenha um papel essencial no desenvolvimento da inteligência, influenciando a motivação e as interações sociais da criança. ✂️ c) A predominância da inteligência sobre a afetividade, pois o desenvolvimento emocional não interfere no processo de aprendizagem. ✂️ d) A separação entre os dois domínios, com a afetividade se manifestando apenas em situações de interação familiar. ✂️ e) Uma relação hierárquica, na qual a inteligência condiciona o desenvolvimento emocional e social da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
321Q986873 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025O diálogo sobre temas que envolvem sexualidade pode trazer muitos benefícios para a saúde sexual, física e emocional de crianças e adolescentes. Saber a hora e a melhor maneira de falar sobre sexualidade com crianças e adolescentes é muito importante. Respeitar as fases de crescimento e o que abordar em cada uma delas pode ajudar a evitar equívocos na maneira de lidar com a questão, respeitando formas de expressão da sexualidade, sem reprimi-las, e empoderando meninas e meninos sobre o seu próprio corpo. Em relação aos conceitos apropriados para abordar com crianças e adolescentes de 7 a 12 anos em fase de puberdade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) Regras de encontros. ( ) Noções básicas de reprodução. ( ) Riscos da atividade sexual (gravidez e doenças transmitidas). ( ) Noções de contracepção. ✂️ a) E - C - E - C. ✂️ b) C - E - C - E. ✂️ c) E - E - C - C. ✂️ d) C - C - C - C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
322Q1082941 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025Entre as habilidades que podem ser trabalhadas e desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em sala de aula com estudantes com dislexia, qual dos seguintes aspectos está diretamente associado às dificuldades em reconhecer e manipular sons da fala durante o processo de alfabetização? ✂️ a) Dificuldades em cálculo lógico-matemático. ✂️ b) Alteração significativa da acuidade visual. ✂️ c) Comprometimento motor global. ✂️ d) Déficit de consciência fonológica. ✂️ e) Déficits no reconhecimento de expressões faciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
323Q987463 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto do desenvolvimento da criança, a teoria do desenvolvimento cognitivo proposta por Jean Piaget destaca-se por suas contribuições. Assinale a alternativa que melhor representa uma característica essencial dessa teoria: ✂️ a) a teoria de Piaget sugere que o desenvolvimento cognitivo ocorre de maneira linear e uniforme em todas as crianças; ✂️ b) Piaget enfatiza que a aprendizagem é um processo passivo, no qual as crianças absorvem passivamente as informações do ambiente; ✂️ c) segundo Piaget, as crianças passam por estágios sequenciais de desenvolvimento, nos quais constroem ativamente o conhecimento por meio da interação com o ambiente; ✂️ d) a teoria de Piaget negligencia a influência do ambiente social e cultural no desenvolvimento cognitivo das crianças; ✂️ e) Piaget propõe que a maturação biológica é o único fator determinante no desenvolvimento cognitivo infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
324Q987465 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Jean Piaget propôs a teoria do desenvolvimento cognitivo, destacando os estágios pelos quais as crianças passam na construção do conhecimento. Assinale e identifique a alternativa que melhor representa uma característica central da fase operatória concreta, conforme proposta por Piaget: ✂️ a) durante a fase operatória concreta, as crianças ainda não são capazes de compreender a ideia de conservação de quantidade e volume; ✂️ b) Piaget sugere que, na fase operatória concreta, as crianças não são capazes de realizar operações mentais, limitando-se apenas a ações concretas no ambiente; ✂️ c) nessa fase, as crianças desenvolvem a habilidade de pensar de forma lógica e realizar operações mentais concretas, como classificação, seriação e conservação; ✂️ d) Piaget propõe que, durante a fase operatória concreta, as crianças não são capazes de entender pontos de vista diferentes do seu próprio; ✂️ e) na perspectiva de Piaget, a fase operatória concreta caracteriza-se por um pensamento exclusivamente egocêntrico, sem considerar a realidade objetiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
325Q1032554 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025O conceito neurocientífico de plasticidade é fundamental para a compreensão de como se dão os processos de aprendizagem. Assinale a opção que descreve corretamente este conceito. ✂️ a) Mecanismo do cérebro infantil que é responsável pela formação de sinapses e se torna inativo após a adolescência. ✂️ b) Função inata que impede a mutação dos circuitos neurais essenciais, assegurando a preservação de funções vitais. ✂️ c) Capacidade do cérebro de expandir fisicamente seu volume em resposta ao aumento de atividade cognitiva. ✂️ d) Habilidade de regeneração completa de neurônios danificados e das funções cerebrais à condição original. ✂️ e) Propriedade do sistema nervoso de adaptar conexões sinápticas em resposta a novas experiências e demandas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
326Q1032556 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025Com relação ao papel da afetividade na relação professor-aluno, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A afetividade é relevante em contextos de educação infantil, pois, em fases posteriores, o desenvolvimento intelectual exige separação dos componentes emocionais. ( ) A proximidade afetiva entre professor e aluno deve se dar de maneira refletida, pois pode ter desdobramentos prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem. ( ) A relação afetuosa entre professor e aluno é uma maneira de reproduzir a relação familiar no ambiente escolar, favorecendo o progresso da socialização. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) F – V – F. ✂️ b) F – V – V. ✂️ c) V – F - -F. ✂️ d) V – V – F. ✂️ e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
327Q1073517 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Piaget, o desenho infantil reflete as etapas do desenvolvimento cognitivo. Sobre essas etapas, assinale a alternativa correta ✂️ a) No estágio do realismo intelectual, a criança desenha com base em sua percepção simbólica, incluindo elementos que conhece, mas que podem não estar visíveis. ✂️ b) O realismo visual caracteriza-se pela representação subjetiva, em que a criança prioriza a expressão de emoções ao invés da precisão das formas. ✂️ c) Durante o estágio pré-operatório, o desenho infantil não apresenta relação com o desenvolvimento simbólico, sendo puramente motor. ✂️ d) A transição para o estágio das operações concretas elimina o uso de símbolos nos desenhos, priorizando formas geométricas. ✂️ e) As etapas do desenho infantil são independentes do desenvolvimento cognitivo, focando apenas na habilidade motora da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
328Q1073521 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Jean Piaget, o lúdico contribui para o desenvolvimento infantil porque ✂️ a) Está associado apenas à descarga de energia acumulada, sem impacto cognitivo. ✂️ b) Representa a adaptação da criança ao meio, permitindo a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos por meio do brincar. ✂️ c) Limita-se à esfera emocional da criança, sem influenciar os aspectos sociais e cognitivos. ✂️ d) É uma atividade recreativa, sem relação com a aprendizagem significativa. ✂️ e) Deve ser substituído por atividades formais para garantir o desenvolvimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
329Q1044659 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Jean Piaget deixou grande contribuição para a compreensão do desenvolvimento da inteligência, com especial relevância para o processo de ensino-aprendizagem. Dentre seus achados, tem destaque o de que o desenvolvimento mental ocorre em quatro etapas. Assinale a opção que indica a etapa que não integra o conjunto identificado e descrito por Piaget. ✂️ a) A que se caracteriza pelas ações da inteligência sensóriomotora. ✂️ b) A dos reflexos e dos hábitos motores. ✂️ c) A que é marcada pela função simbólica. ✂️ d) Aquela em que as operações cobrem um campo limitado, isto é, só incidem sobre os objetos e não sobre as hipóteses. ✂️ e) Aquela que se caracteriza por um novo modo de raciocínio que não incide exclusivamente sobre os objetos ou as realidades, mas também sobre as hipóteses, quando ocorrem as operações formais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
330Q1073355 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, trouxe uma nova perspectiva sobre o conceito de inteligência. Qual alternativa descreve corretamente essa teoria? ✂️ a) Defende que a inteligência é uma capacidade única e medida exclusivamente por testes de QI. ✂️ b) Enfatiza que todas as pessoas possuem as mesmas inteligências em níveis idênticos, independentemente do ambiente ou experiências vividas. ✂️ c) Sugere que a inteligência é uma característica hereditária que não pode ser desenvolvida ao longo da vida. ✂️ d) Limita-se a classificar as inteligências humanas em dois tipos principais: cognitiva e emocional. ✂️ e) Propõe que a inteligência é composta por habilidades específicas e independentes, como linguística, lógicomatemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
331Q1082868 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, presente na Teoria Histórico-Cultural, refere-se: ✂️ a) Ao nível de conhecimento internalizado pelo estudante de maneira linear. ✂️ b) À habilidade de realizar tarefas de maneira mecânica. ✂️ c) Ao processo de desenvolvimento biológico que determina a maturação e a aprendizagem do estudante. ✂️ d) À aprendizagem que ocorre de maneira espontânea, sem mediação docente ou de outros sujeitos mais experientes. ✂️ e) À distância entre o que o estudante realiza de maneira autônoma, ou seja, sozinho, e o que realiza com ajuda de outros sujeitos mais experientes, ou seja, com mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
332Q911381 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024Qual teoria do desenvolvimento humano sugere que a criança passa por estágios sequenciais de desenvolvimento cognitivo, nos quais constrói ativamente seu entendimento do mundo por meio da assimilação e acomodação? ✂️ a) Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erikson. ✂️ b) Teoria Psicanalítica de Freud. ✂️ c) Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky. ✂️ d) Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
333Q1021234 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022Pesquisar a construção do conhecimento irrompeu mudanças na visão sobre as teorias de aprendizagem. O desenvolvimento cognitivo que ampara as contribuições que a sociedade traz para o desenvolvimento individual tornouse uma característica de uma teoria da aprendizagem. Enfatiza a interação parte do processo de desenvolvimento das pessoas e consideram sua cultura. Também, considera a condição ativa e participativa dos estudantes no processo para a aprendizagem. Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios da Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky. I. O desenvolvimento cognitivo é ilimitado sendo contínuo em todo período pré-operatório. II. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. Produzindo o conhecimento e trocando ideias em cada etapa do desenvolvimento. III. O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade e o indivíduo deve estar inserido em um grupo social para ampliar seu aprendizado. IV. O conhecimento é, primeiro, interiorizado. Depois depende da convivência com o grupo. Estão corretas as afirmativas. ✂️ a) II e IV, apenas ✂️ b) I, II e IV, apenas ✂️ c) I, II, III e IV ✂️ d) II e III, apenas ✂️ e) III e IV, apenas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
334Q1073478 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024Na fase do "garatuja" no desenho infantil, geralmente observada em crianças, é correto afirmar que: ✂️ a) O desenho é organizado e intencional, representando figuras humanas com proporções adequadas. ✂️ b) A criança utiliza movimentos livres e espontâneos, sem a intenção de representar objetos específicos. ✂️ c) As formas desenhadas pela criança têm significado simbólico claro e são facilmente reconhecíveis pelos adultos. ✂️ d) O desenho é completamente aleatório e sem conexão com o desenvolvimento motor ou emocional da criança. ✂️ e) Essa fase não apresenta elementos criativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
335Q1031675 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Leia o trecho a seguir. Está na própria natureza das inteligências que cada uma opere de acordo com seus próprios procedimentos e possua suas próprias bases biológicas. Assim, é um erro tentar comparar inteligências em todos os detalhes; cada uma deve ser pensada como um sistema próprio e com suas próprias regras. Aqui uma analogia biológica pode mostrar-se útil. Embora o olho, o coração e os rins sejam todos órgãos do corpo, é um erro tentar comparar estes órgãos em cada detalhe. GARDNER, H. Estruturas da Mente. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. Acerca do conceito de inteligência, assinale a opção que resume, corretamente, o que é exposto no trecho acima. ✂️ a) A defesa de um conceito unificado de inteligência. ✂️ b) A tese de que os sentidos são formas de inteligência. ✂️ c) A concepção de que a inteligência prescinde de regras. ✂️ d) A noção de que cada inteligência é uma função distinta. ✂️ e) A ideia de que toda inteligência tem estruturas análogas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
336Q1068321 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024Moreira (2023), ao apresentar o pensamento de Vygotsky, pergunta como as relações sociais se convertem em funções psicológicas nos indivíduos. Em Vygotsky, a resposta está na ✂️ a) experiência, ou ação reflexiva de desenvolvimento. ✂️ b) equilibração, ou atividade de ajuste interior. ✂️ c) autonomia, ou emancipação intelectual de ruptura com o meio. ✂️ d) mediação, ou atividade mediada indireta. ✂️ e) diferenciação de resposta, ou fortalecimento de resposta por reforço positivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
337Q1073471 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Piaget, a aprendizagem está intimamente ligada ao desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, é correto afirmar que: ✂️ a) A aprendizagem ocorre de forma independente do estágio de desenvolvimento da criança, bastando um bom método de ensino. ✂️ b) O processo de assimilação refere-se à modificação de esquemas mentais existentes para incorporar novas informações. ✂️ c) A interação entre assimilação e acomodação é fundamental para que uma criança construa novos conhecimentos e se adapte ao ambiente. ✂️ d) O desenvolvimento cognitivo depende do estímulo externo, sendo independente da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. ✂️ e) A teoria de Piaget desconsidera a importância do erro no processo de aprendizagem, focando nas respostas corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
338Q987466 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Dentro do contexto do desenvolvimento infantil, o conceito de plasticidade cerebral é fundamental para compreender a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo do tempo. Assinale e identifique a alternativa que melhor descreve a plasticidade cerebral: ✂️ a) a plasticidade cerebral envolve a capacidade do cérebro de reorganizar suas conexões neurais em resposta a experiências, aprendizado e mudanças ambientais; ✂️ b) a plasticidade cerebral refere-se à rigidez do cérebro, indicando que as conexões neurais estabelecidas na infância permanecem fixas ao longo da vida; ✂️ c) segundo o conceito de plasticidade cerebral, o cérebro da criança é menos suscetível a mudanças e adaptações do que o cérebro do adulto; ✂️ d) esse conceito sugere que as crianças têm uma menor capacidade de aprendizado e adaptação em comparação com os adultos, devido à imaturidade cerebral; ✂️ e) a plasticidade cerebral é um termo que se refere exclusivamente à influência genética nocerebral da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
339Q1025645 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.Diversos autores apontam como um problema central do ensino da psicologia na formação de docentes o foco no conteúdo e em teorias psicológicas de modo dissociado das práticas reais vividas pela comunidade docente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
340Q1073518 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024De acordo com Henri Wallon, a relação entre afetividade e inteligência no desenvolvimento infantil é caracterizada por: ✂️ a) Uma dissociação completa, em que a inteligência se desenvolve de forma independente da afetividade, sendo responsável apenas pelos aspectos cognitivos. ✂️ b) A interdependência, na qual a afetividade desempenha um papel essencial no desenvolvimento da inteligência, influenciando a motivação e as interações sociais da criança. ✂️ c) A predominância da inteligência sobre a afetividade, pois o desenvolvimento emocional não interfere no processo de aprendizagem. ✂️ d) A separação entre os dois domínios, com a afetividade se manifestando apenas em situações de interação familiar. ✂️ e) Uma relação hierárquica, na qual a inteligência condiciona o desenvolvimento emocional e social da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro