Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q986873 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

O diálogo sobre temas que envolvem sexualidade pode trazer muitos benefícios para a saúde sexual, física e emocional de crianças e adolescentes. Saber a hora e a melhor maneira de falar sobre sexualidade com crianças e adolescentes é muito importante. Respeitar as fases de crescimento e o que abordar em cada uma delas pode ajudar a evitar equívocos na maneira de lidar com a questão, respeitando formas de expressão da sexualidade, sem reprimi-las, e empoderando meninas e meninos sobre o seu próprio corpo. Em relação aos conceitos apropriados para abordar com crianças e adolescentes de 7 a 12 anos em fase de puberdade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Regras de encontros.
( ) Noções básicas de reprodução.
( ) Riscos da atividade sexual (gravidez e doenças transmitidas).
( ) Noções de contracepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

322Q1082941 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, AEE, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Entre as habilidades que podem ser trabalhadas e desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em sala de aula com estudantes com dislexia, qual dos seguintes aspectos está diretamente associado às dificuldades em reconhecer e manipular sons da fala durante o processo de alfabetização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q987463 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do desenvolvimento da criança, a teoria do desenvolvimento cognitivo proposta por Jean Piaget destaca-se por suas contribuições. Assinale a alternativa que melhor representa uma característica essencial dessa teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q987465 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Jean Piaget propôs a teoria do desenvolvimento cognitivo, destacando os estágios pelos quais as crianças passam na construção do conhecimento. Assinale e identifique a alternativa que melhor representa uma característica central da fase operatória concreta, conforme proposta por Piaget:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1032554 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O conceito neurocientífico de plasticidade é fundamental para a compreensão de como se dão os processos de aprendizagem.
Assinale a opção que descreve corretamente este conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1032556 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Com relação ao papel da afetividade na relação professor-aluno, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A afetividade é relevante em contextos de educação infantil, pois, em fases posteriores, o desenvolvimento intelectual exige separação dos componentes emocionais.
( ) A proximidade afetiva entre professor e aluno deve se dar de maneira refletida, pois pode ter desdobramentos prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem.
( ) A relação afetuosa entre professor e aluno é uma maneira de reproduzir a relação familiar no ambiente escolar, favorecendo o progresso da socialização.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1073517 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com Piaget, o desenho infantil reflete as etapas do desenvolvimento cognitivo. Sobre essas etapas, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1073521 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com Jean Piaget, o lúdico contribui para o desenvolvimento infantil porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1044659 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Jean Piaget deixou grande contribuição para a compreensão do desenvolvimento da inteligência, com especial relevância para o processo de ensino-aprendizagem. Dentre seus achados, tem destaque o de que o desenvolvimento mental ocorre em quatro etapas.

Assinale a opção que indica a etapa que não integra o conjunto identificado e descrito por Piaget.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1073355 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner, trouxe uma nova perspectiva sobre o conceito de inteligência. Qual alternativa descreve corretamente essa teoria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1082868 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, presente na Teoria Histórico-Cultural, refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q911381 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teoria do desenvolvimento humano sugere que a criança passa por estágios sequenciais de desenvolvimento cognitivo, nos quais constrói ativamente seu entendimento do mundo por meio da assimilação e acomodação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q1021234 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

Pesquisar a construção do conhecimento irrompeu mudanças na visão sobre as teorias de aprendizagem. O desenvolvimento cognitivo que ampara as contribuições que a sociedade traz para o desenvolvimento individual tornouse uma característica de uma teoria da aprendizagem. Enfatiza a interação parte do processo de desenvolvimento das pessoas e consideram sua cultura. Também, considera a condição ativa e participativa dos estudantes no processo para a aprendizagem. Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios da Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky.
I. O desenvolvimento cognitivo é ilimitado sendo contínuo em todo período pré-operatório.
II. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. Produzindo o conhecimento e trocando ideias em cada etapa do desenvolvimento.
III. O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade e o indivíduo deve estar inserido em um grupo social para ampliar seu aprendizado.
IV. O conhecimento é, primeiro, interiorizado. Depois depende da convivência com o grupo.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1073478 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Na fase do "garatuja" no desenho infantil, geralmente observada em crianças, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1031675 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.


Está na própria natureza das inteligências que cada uma opere de acordo com seus próprios procedimentos e possua suas próprias bases biológicas. Assim, é um erro tentar comparar inteligências em todos os detalhes; cada uma deve ser pensada como um sistema próprio e com suas próprias regras. Aqui uma analogia biológica pode mostrar-se útil. Embora o olho, o coração e os rins sejam todos órgãos do corpo, é um erro tentar comparar estes órgãos em cada detalhe.


GARDNER, H. Estruturas da Mente. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

Acerca do conceito de inteligência, assinale a opção que resume, corretamente, o que é exposto no trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q1068321 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Moreira (2023), ao apresentar o pensamento de Vygotsky, pergunta como as relações sociais se convertem em funções psicológicas nos indivíduos. Em Vygotsky, a resposta está na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q1073471 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com Piaget, a aprendizagem está intimamente ligada ao desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q987466 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro do contexto do desenvolvimento infantil, o conceito de plasticidade cerebral é fundamental para compreender a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo do tempo. Assinale e identifique a alternativa que melhor descreve a plasticidade cerebral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1025645 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.

Diversos autores apontam como um problema central do ensino da psicologia na formação de docentes o foco no conteúdo e em teorias psicológicas de modo dissociado das práticas reais vividas pela comunidade docente.

  1. ✂️
  2. ✂️

340Q1073518 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com Henri Wallon, a relação entre afetividade e inteligência no desenvolvimento infantil é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.