Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q1083371 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Painel SC, Instituto Fênix, 2025

Estabelecer ______ claros e coerentes ajuda a criança a compreender o que é esperado de seu comportamento, enquanto a _______ aplicada com afeto e firmeza ensina responsabilidade e autocontrole.
Qual alternativa preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q1083120 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 89% das crianças brasileiras entre 9 e 10 anos já possuem acesso à Internet, o que reflete a crescente digitalização da infância no país.

Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil (2024). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2024. São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/

Sobre os impactos da tecnologia digital no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, segundo a Psicopedagogia, é CORRETO afirmar que eles são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q1083121 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

É CORRETO afirmar que um protocolo de avaliação que articula Piaget e Visca deveria incluir, preferencialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q975607 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Considerando a compreensão histórica da Psicopedagogia, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objeto de estudo desse campo interdisciplinar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q1083437 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

“Fato indiscutível é que todo o processo de transformação do ser humano (tanto motor como cognitivo e social) acontece a partir de seu corpo” (VILELLA, 2020).
Analise as afirmativas abaixo com base nas interfaces entre movimento, aprendizagem e desenvolvimento humano.

1. Na escola, a palavra de ordem para que ocorra o aprendizado é imobilidade, e não movimento. Para atingir o objetivo da educação formal, o corpo precisa apenas ser controlado e docilizado para que se adéque à rotina escolar.
2. É importante que a escola ofereça a possibilidade de experimentar os movimentos, os esportes e os jogos com as crianças e jovens, objetivando um maior e melhor conhecimento de si e sobre seu corpo.
3. Para entender o papel do corpo nos processos de aprendizagem, é preciso antes entender que existe uma separação entre corpo e mente, e que essa dicotomia é completamente confiável.
4. A capacidade humana de produzir e administrar o movimento de seu corpo como instrumento para aprender dá ao homem o grande diferencial para sobreviver num mundo em constantes e aceleradas mudanças.
5. Existem interfaces que ligam o movimento humano à cognição, e que elas acontecem na medida em que o movimento humano é a ação enquanto resposta a uma estratégia criada pela dimensão cognitiva do sujeito.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q986184 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A organização escolar focada no processo de desenvolvimento do ensino considera que a escola deve ser um ambiente que favoreça o aprendizado integral e o crescimento pessoal do aluno, em consonância com os princípios dos Direitos Humanos.

Nesse contexto, qual alternativa abaixo listada representa corretamente uma ação alinhada a essa perspectiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q1073514 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre as etapas do desenvolvimento da linguagem infantil, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q1025647 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.

A psicologia escolar pode acabar reforçando a segregação dentro da escola quando, por exemplo, naturaliza o social por meios psicométricos. Essas práticas visivelmente classificam e estigmatizam, colaborando com a exclusão e justificando a desigualdade social.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q1083153 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Os conflitos que surgem durante os jogos, mesmo entre adultos, podem ser uma oportunidade de crescimento pessoal. Esses conflitos acontecem devido a situações percebidas como injustas ou pela necessidade de ganhar a todo custo. Para as crianças, esses momentos são essenciais para trabalhar habilidades sociais e refletir sobre o próprio comportamento.
Assinale a alternativa que aponta corretamente qual é o aspecto positivo dos conflitos gerados nos jogos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q1086228 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue o item que se segue.
De acordo com o comportamentalismo, os processos de raciocínio e de aprendizagem dos alunos são mais relevantes que os resultados obtidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

351Q1084781 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A influência de Rogers na educação brasileira é constatada de forma mais evidente nas ideias do movimento da Escola Nova, segundo as quais o professor deve criar um ambiente experimental em sala de aula que favoreça uma aprendizagem prazerosa.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q1034908 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao desenvolvimento da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. Devem ser adotadas metodologias mais ativas e críticas, que estimulem o processo de conhecer e as interações e mediações presentes em sala de aula.
II. O empirismo parte do pressuposto de que os eventos ocorridos após o nascimento não são relevantes para o desenvolvimento.
III. É fundamental evitar rótulos ou estigmas para pessoas que apresentam diferenças em seu processo de desenvolvimento em relação à maioria dos indivíduos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q1089452 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

O desenvolvimento na infância está intrinsecamente ligado às práticas pedagógicas, que devem ser voltadas para o desenvolvimento integral da criança (físico, psicológico, intelectual e social). Relacione os teóricos às suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento (Coluna A) e das práticas pedagógicas na infância (Coluna B):

Coluna A

(1)Jean Piaget.

(2)Lev Vygotsky.

(3)Jussara Hoffmann.

Coluna B

(A)Enfatiza a mediação social e a importância das interações na construção do conhecimento.

(B)Defende uma avaliação mediadora, que compreende o erro como parte do processo de aprendizagem.

(C)Propõe que o conhecimento é construído pela ação da criança sobre o meio e pelos estágios de desenvolvimento cognitivo.

Assinale a alternativa com a associação correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q1082876 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

De acordo com a teoria humanista de Carl Rogers sobre a aprendizagem, o processo educativo deve valorizar a autonomia, a experiência e o desenvolvimento integral do estudante, promovendo relações pautadas na empatia, autenticidade e aceitação incondicional positiva.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) O objetivo da educação, segundo Rogers, é a facilitação da aprendizagem, entendida como processo que envolve dimensões afetivas, cognitivas e psicomotoras.
( ) O professor deve assumir o papel de facilitador, sendo autêntico, empático e capaz de estabelecer uma relação de confiança e aceitação com seus estudantes.
( ) Para Rogers, a avaliação mais significativa é a autoavaliação e a autocrítica do estudante, sendo a avaliação externa apenas complementar.
( ) A aprendizagem, na perspectiva humanista, deve priorizar a memorização de conteúdos e a padronização das respostas dos estudantes.
( ) A aprendizagem autodirecionada favorece a independência, a criatividade e a autoconfiança, contribuindo para a autorrealização do estudante.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q1068327 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Leia o excerto extraído de Guaresi (REVISTA DA FAEEBA, 2014) a respeito das articulações entre os avanços na neurociência e a linguística:

“As pesquisas mostram que muito daquilo que aprendemos, aprendemos sem que queiramos, aprendemos indiretamente, incidentalmente. Floriani (2005) e Guaresi (2012), cada investigação com suas especificidades, verificaram em experimento que participantes com leitura frequente de textos com frases na voz passiva tendiam a utilizar com mais frequência frases com essa estrutura sem qualquer ensino explícito. Esses resultados mostram que muito daquilo que aprendemos, aprendemos fora do ensino direto, explícito, consciente. Construções presentes na aquisição da fala como fazeu, fazi, sabo, por exemplo, são resultado de abstrações das regularidades da língua e não do ensino de alguém”.

(https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/65)



Para o autor, esses elementos reforçam a importância

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q1085504 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue o item a seguir.

Os termos professor/estudante e estudantes/professores, formulados por Paulo Freire, significam que todos, no processo de ensino e de aprendizagem, tornam-se sujeitos cognitivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q1089605 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Educação Física, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A recreação e o lazer são frequentemente associados a atividades livres e prazerosas, realizadas no tempo livre. No contexto escolar, a recreação, especialmente nos intervalos ou em eventos específicos, cumpre funções importantes para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, indo além da simples diversão. Qual é umadas principais funções psicossociais da recreação no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q1089403 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando a deficiência sob a perspectiva histórico-cultural, que enfatiza a relação entre o desenvolvimento humano e os processos de mediação social, assinale a alternativa que expressa corretamente essa concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q1089451 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

De acordo com a teoria histórico-cultural a formação de conceitos é imprescindível para a constituição de novasformas de pensamento. Assim sendo, a aprendizagem de conceitos é tão importante no processo de escolarização quanto o processo de escolarização é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, que, ao apropriar-se conscientemente de determinados saberes, é capaz de fazer uso de suas funções superiores, abstraindo e organizando o seu pensamento.
Acesse: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/perspectiva-historico
No contexto das abordagens como as crianças elaboram e internalizam conceitos, analise as assertivas:

I.A criança internaliza conceitos apenas quando é capaz de reproduzir mecanicamente o que o adulto ensina.
II.O desenvolvimento conceitual ocorre por meio da interação entre o pensamento e a linguagem, mediado socialmente.
III.A construção de conceitos depende exclusivamente da maturação biológica e da idade cronológica da criança.
IV.A mediação do professor é essencial para transformar experiências cotidianas em aprendizagens significativas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q1073103 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A construção do pensamento lógico-matemático é um dos temas centrais em teorias do desenvolvimento cognitivo, tendo sido estudado por diversos autores, especialmente na infância. Como se caracteriza o processo de desenvolvimento do pensamento lógico-matemático segundo as contribuições teóricas de Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.