Início Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Aspectos Psicológicos da Educação Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q895710 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Museólogo, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Teoria que enfatiza o papel da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança, postulando que o conhecimento é construído em um contexto social e histórico: ✂️ a) Teoria sociocultural de Lev Vygotsky. ✂️ b) Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson. ✂️ c) Teoria do condicionamento clássico de Ivan Pavlov. ✂️ d) Teoria da aprendizagem social de Albert Bandura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q900265 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Assistente Social Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo cujos estágios representam uma visão geral do desenvolvimento cognitivo, indicando as mudanças fundamentais nas formas como as crianças pensam e compreendem o mundo. A progressão através dos estágios é geralmente sequencial, podendo variar entre os indivíduos. Neste contexto, analise o caso hipotético a seguir: “uma estudante de 15 anos de idade demonstra dificuldades em compreender plenamente princípios abstratos e conceitos mais complexos. Seu raciocínio é prevalentemente baseado em características visíveis e concretas e ela possui dificuldade em entender situações que envolvem conceitos mais abstratos ou hipotéticos. Além disso, ao interagir em grupo, prefere brincadeiras que envolvem regras simples e atividades concretas”. Considerando as características comportamentais descritas, segundo a teoria de Jean Piaget, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A estudante apresenta comportamentos compatíveis com o estágio pré-operatório, mas deveria estar com prevalência de comportamentos compatíveis com os do estágio das operações concretas. ✂️ b) Seu comportamento é compatível com o estágio das operações concretas, o que indica, dentro dos conceitos piagetianos, que, se o professor insistir em estratégias pedagógicas mais usuais em estágios mais avançados, fracassará. ✂️ c) A estudante apresenta características do estágio das operações formais, que se caracterizam pela necessidade das estratégias de ensino do professor piagetiano devam ser pautadas pela utilização de materiais concretos. ✂️ d) Apesar de parecer ter comprometimentos cognitivos, as características comportamentais são compatíveis com as esperadas no estágio das operações formais, devendo o professor utilizar estratégias pedagógicas desta fase, a fim de promover seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q917731 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025Para Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais. Assinale a alternativa que indica quais são eles: ✂️ a) sensorial, simbólico, concreto e informal. ✂️ b) sensorial, simbólico, concreto e formal. ✂️ c) sensorial, cognitivo, concreto e formal. ✂️ d) sensacional, simbólico, concreto e formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q980485 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No contexto da educação básica da rede pública de ensino, a dimensão do cuidado deve ser entendida como ✂️ a) totalidade do processo educativo, com a preocupação central em garantir que o aluno esteja fisicamente bem e seguro. ✂️ b) tarefa secundária em relação ao aprendizado, uma vez que o foco principal da escola é a transmissão do conhecimento. ✂️ c) algo complementar à educação, que deve ser tratado especificamente por profissionais de saúde em ambientes seguros. ✂️ d) elemento separado do processo educacional, pois o cuidado concretiza-se em atividades paralelas à aprendizagem. ✂️ e) aspecto que se entrelaça ao processo de ensino-aprendizagem, ajudando a promover o desenvolvimento integral do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q892974 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024Acerca da construção de vínculos afetivos e seus impactos no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, ✂️ a) os vínculos, apesar de importantes, não têm impacto significativo no desenvolvimento das crianças. ✂️ b) os vínculos não impactam e ainda podem levar a dependência emocional. ✂️ c) os vínculos impactam e ainda criam uma atmosfera de competição entre as crianças. ✂️ d) os vínculos impactam e favorecem a autonomia e o bem-estar emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q903758 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024A mente, como uma estrutura cognitiva, tende a operar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e sua adaptação ao ambiente. No entanto, quando esse equilíbrio é perturbado por experiências que não podem ser assimiladas, ela se reorganiza por meio da acomodação, construindo novos esquemas de assimilação para alcançar um novo estado de equilíbrio. Esse processo de reequilíbrio, denominado de equilibração majorante, é o principal fator na evolução, no desenvolvimento mental e na aprendizagem da criança, resultando no aumento do conhecimento. (Fonte: https:// https://l1nk.dev/filosofia] -da-educacao.adaptado) O pensamento exposto reflete a teoria de: ✂️ a) Maria Montessori. ✂️ b) Jean Piaget. ✂️ c) John Dewey. ✂️ d) Paulo Freire. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q898436 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024De acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança em desenvolvimento para a aquisição de escrita passa por níveis de escrita que são: ✂️ a) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. ✂️ b) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e préalfabético. ✂️ c) Monossilábico, pré-silábico, silábico-alfabético e alfabético. ✂️ d) Pré-silábico, monosilábico, silábico-alfabético e alfabético. ✂️ e) Monossilábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q1028767 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.De acordo com Gardner, cada ser humano tem uma forma única de combinar e manifestar as suas inteligências, conforme as experiências por ele vividas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q898245 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024Alguns pensadores são importantes para o desenvolvimento de teorias da aprendizagem, dentre eles, Vygotsky, um psicólogo bielo-russo que foi pioneirono conceito de desenvolvimento intelectual das crianças. Segundo Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem não é meramente associativa, mas envolve uma transformação estrutural. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)Vygotsky entende que o significado das palavras é uma unidade indecomponível entre linguagem e pensamento. (__)Para Vygotsky, a palavra é apenas um reflexo direto do pensamento, sem alteração mútua. (__)A investigação de Vygotsky busca compreender as transformações evolutivas dos significados das palavras. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − F − F. ✂️ b) F − F − V. ✂️ c) V − F − V. ✂️ d) V − V − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q890823 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Os estudos acerca do desenvolvimento humano revelam que este é baseado em como e por que o organismo humano cresce e se modifica ao longo da vida. Sobre isso, Vygotsky defende que as crianças aprendem por meio da ✂️ a) memorização. ✂️ b) interação social. ✂️ c) repetição de ações. ✂️ d) acomodação de saberes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q895859 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024Na Psicologia da Educação, a teoria de Jean Piaget destaca-se por: ✂️ a) Propor que o aprendizado é acumulativo e ocorre principalmente através de memorização. ✂️ b) Descrever o desenvolvimento cognitivo como passivo, sem interferência do ambiente. ✂️ c) Dividir o desenvolvimento cognitivo em etapas, considerando a interação entre o aluno e o ambiente para o aprendizado. ✂️ d) Rejeitar a importância de adaptação e do desenvolvimento gradual nas fases de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q901698 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Conforme o ponto de vista da psicologia histórico-cultural a atividade guia dominante na primeira infância é aquela que não prescinde do papel mediador do adulto. A exigência desta mediação do adulto decorre da necessidade de que este possa explicar os traços da atividade humana objetivada e cristalizada nos objetos da cultura. Deste modo torna-se possível à criança um rico desenvolvimento à medida que acessa um acervo, cada vez mais ampliado pelo adulto, dos elementos que integram a prática social global. Esta atividade-guia é a ✂️ a) atividade dos jogos e brincadeiras de papéis. ✂️ b) atividade objetal manipulatória. ✂️ c) atividade de estudo. ✂️ d) atividade de contato direto com adulto-cuidador ou instrutor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q901701 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Ao recorrer à neurociência como fonte segura de informação sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor na infância é possível identificar que existe um processo essencial para o neurodesenvolvimento, que tem seu início na gestação, mas alcança sua intensidade por volta dos cinco de idade. Segundo cientistas esse processo promove, entre outros aspectos, “o desenvolvimento das rotas neuronais responsáveis pelos sentidos e pela visão no cérebro humano” (Crispi; Noro; Nóbile, 2020, p. 1527). Trata-se do ✂️ a) processo de mielinização dos neurônios. ✂️ b) processo de centrifugação dos neurônios ✂️ c) processo de pasteurização dos neurônios ✂️ d) processo de transferência transneuronal monolítico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q900731 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024Para Piaget, a criança expõe seus aprendizados por meio da linguagem. Dessa forma é que podemos ter a certeza sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno. Isso significa que o professor deve estabelecer uma ligação entre o que será ensinado ao aluno e relacionar com o conhecimento que o aluno já possui, para que o aluno possa ter interesse no que será estudado e, assim, criar uma conexão com a sala de aula e o seu dia a dia. Segundo Piaget, o desenvolvimento e aprendizagem surgem a partir de dois principais princípios: ✂️ a) o sujeito que busca o conhecimento de determinado assunto e as práticas de ensino a serem aplicadas ao conhecimento. ✂️ b) o sujeito que busca o conhecimento de determinado assunto e o professor de orienta o caminho a ser percorrido por esse sujeito. ✂️ c) o currículo que orienta o conhecimento de determinado assunto e o objeto a ser conhecido pelo sujeito. ✂️ d) o sujeito que busca o conhecimento de determinado assunto e o objeto a ser conhecido pelo sujeito. ✂️ e) o sujeito que procura aprender sobre um assunto específico e o currículo que é responsável por guiar o aluno no caminho a ser percorrido para adquirir o conhecimento desejado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q868748 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024Durante o desenvolvimento na educação infantil, a criança passa por vários marcos. As principais áreas que denotam um desenvolvimento neuropsicomotor saudável. São elas: I. Coordenação motora grossa. II. Coordenação motora fina. III. Linguagem. IV. Desenvolvimento cognitivo, social, emocional e comportamental. Estão CORRETOS: ✂️ a) I, II, III, IV. ✂️ b) II, III, IV, apenas. ✂️ c) I, II, III, apenas. ✂️ d) I, II, IV, apenas. ✂️ e) I, III, IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q899010 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024A Teoria Histórico-Cultural, formulada por Lev Vygotsky, traz importantes contribuições para o campo da pedagogia. Assinale a alternativa que reflete corretamente a aplicação dessa teoria no contexto de sala de aula. ✂️ a) O aprendizado é entendido como um processo de construção social, e o professor deve incentivar a interação e o diálogo entre os alunos. ✂️ b) A Teoria Histórico-Cultural propõe que o conhecimento é algo que deve ser adquirido passivamente pelo aluno. ✂️ c) Vygotsky sugere que o desenvolvimento humano é exclusivamente determinado por fatores biológicos, independentes do ambiente social. ✂️ d) As experiências de aprendizado devem ocorrer em um ambiente estritamente estruturado, onde o professor define todas as direções da aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q892968 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024A teoria pedagógica que propõe que o aprendizado ocorre por meio da interação social e da linguagem na Educação Infantil é ✂️ a) o Behaviorismo. ✂️ b) o Sociointeracionismo. ✂️ c) a Pedagogia de Projetos. ✂️ d) o Gestaltismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q889589 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Na literatura, são encontradas inúmeros conceitos para a palavra lazer. Dentre eles, é possível, por exemplo, citar: “cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo momento”. Dentro desse contexto, qual é o principal meio utilizado para a satisfação das necessidades psicológicas, físicas e psíquicas priorizadas no lazer? ✂️ a) Liberdade ✂️ b) Recreação ✂️ c) Autonomia ✂️ d) Disponibilidade ✂️ e) Integração Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q903753 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro. (Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado) O pensamento exposto reflete a teoria de: ✂️ a) Lev Vygotsky. ✂️ b) Jean Piaget. ✂️ c) Paulo Freire. ✂️ d) Maria Montessori. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q1042023 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são ✂️ a) entropia e empatia. ✂️ b) assimilação e acomodação. ✂️ c) operações formais e operações lógicas. ✂️ d) estilos cognitivos e estilos de comportamento. ✂️ e) desenvolvimento sensorial e desenvolvimento integral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q895710 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Museólogo, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Teoria que enfatiza o papel da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança, postulando que o conhecimento é construído em um contexto social e histórico: ✂️ a) Teoria sociocultural de Lev Vygotsky. ✂️ b) Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson. ✂️ c) Teoria do condicionamento clássico de Ivan Pavlov. ✂️ d) Teoria da aprendizagem social de Albert Bandura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q900265 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Assistente Social Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo cujos estágios representam uma visão geral do desenvolvimento cognitivo, indicando as mudanças fundamentais nas formas como as crianças pensam e compreendem o mundo. A progressão através dos estágios é geralmente sequencial, podendo variar entre os indivíduos. Neste contexto, analise o caso hipotético a seguir: “uma estudante de 15 anos de idade demonstra dificuldades em compreender plenamente princípios abstratos e conceitos mais complexos. Seu raciocínio é prevalentemente baseado em características visíveis e concretas e ela possui dificuldade em entender situações que envolvem conceitos mais abstratos ou hipotéticos. Além disso, ao interagir em grupo, prefere brincadeiras que envolvem regras simples e atividades concretas”. Considerando as características comportamentais descritas, segundo a teoria de Jean Piaget, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) A estudante apresenta comportamentos compatíveis com o estágio pré-operatório, mas deveria estar com prevalência de comportamentos compatíveis com os do estágio das operações concretas. ✂️ b) Seu comportamento é compatível com o estágio das operações concretas, o que indica, dentro dos conceitos piagetianos, que, se o professor insistir em estratégias pedagógicas mais usuais em estágios mais avançados, fracassará. ✂️ c) A estudante apresenta características do estágio das operações formais, que se caracterizam pela necessidade das estratégias de ensino do professor piagetiano devam ser pautadas pela utilização de materiais concretos. ✂️ d) Apesar de parecer ter comprometimentos cognitivos, as características comportamentais são compatíveis com as esperadas no estágio das operações formais, devendo o professor utilizar estratégias pedagógicas desta fase, a fim de promover seu desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q917731 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025Para Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais. Assinale a alternativa que indica quais são eles: ✂️ a) sensorial, simbólico, concreto e informal. ✂️ b) sensorial, simbólico, concreto e formal. ✂️ c) sensorial, cognitivo, concreto e formal. ✂️ d) sensacional, simbólico, concreto e formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q980485 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No contexto da educação básica da rede pública de ensino, a dimensão do cuidado deve ser entendida como ✂️ a) totalidade do processo educativo, com a preocupação central em garantir que o aluno esteja fisicamente bem e seguro. ✂️ b) tarefa secundária em relação ao aprendizado, uma vez que o foco principal da escola é a transmissão do conhecimento. ✂️ c) algo complementar à educação, que deve ser tratado especificamente por profissionais de saúde em ambientes seguros. ✂️ d) elemento separado do processo educacional, pois o cuidado concretiza-se em atividades paralelas à aprendizagem. ✂️ e) aspecto que se entrelaça ao processo de ensino-aprendizagem, ajudando a promover o desenvolvimento integral do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q892974 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024Acerca da construção de vínculos afetivos e seus impactos no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, ✂️ a) os vínculos, apesar de importantes, não têm impacto significativo no desenvolvimento das crianças. ✂️ b) os vínculos não impactam e ainda podem levar a dependência emocional. ✂️ c) os vínculos impactam e ainda criam uma atmosfera de competição entre as crianças. ✂️ d) os vínculos impactam e favorecem a autonomia e o bem-estar emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q903758 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024A mente, como uma estrutura cognitiva, tende a operar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e sua adaptação ao ambiente. No entanto, quando esse equilíbrio é perturbado por experiências que não podem ser assimiladas, ela se reorganiza por meio da acomodação, construindo novos esquemas de assimilação para alcançar um novo estado de equilíbrio. Esse processo de reequilíbrio, denominado de equilibração majorante, é o principal fator na evolução, no desenvolvimento mental e na aprendizagem da criança, resultando no aumento do conhecimento. (Fonte: https:// https://l1nk.dev/filosofia] -da-educacao.adaptado) O pensamento exposto reflete a teoria de: ✂️ a) Maria Montessori. ✂️ b) Jean Piaget. ✂️ c) John Dewey. ✂️ d) Paulo Freire. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q898436 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024De acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança em desenvolvimento para a aquisição de escrita passa por níveis de escrita que são: ✂️ a) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. ✂️ b) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e préalfabético. ✂️ c) Monossilábico, pré-silábico, silábico-alfabético e alfabético. ✂️ d) Pré-silábico, monosilábico, silábico-alfabético e alfabético. ✂️ e) Monossilábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q1028767 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.De acordo com Gardner, cada ser humano tem uma forma única de combinar e manifestar as suas inteligências, conforme as experiências por ele vividas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q898245 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024Alguns pensadores são importantes para o desenvolvimento de teorias da aprendizagem, dentre eles, Vygotsky, um psicólogo bielo-russo que foi pioneirono conceito de desenvolvimento intelectual das crianças. Segundo Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem não é meramente associativa, mas envolve uma transformação estrutural. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)Vygotsky entende que o significado das palavras é uma unidade indecomponível entre linguagem e pensamento. (__)Para Vygotsky, a palavra é apenas um reflexo direto do pensamento, sem alteração mútua. (__)A investigação de Vygotsky busca compreender as transformações evolutivas dos significados das palavras. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) V − F − F. ✂️ b) F − F − V. ✂️ c) V − F − V. ✂️ d) V − V − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q890823 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Os estudos acerca do desenvolvimento humano revelam que este é baseado em como e por que o organismo humano cresce e se modifica ao longo da vida. Sobre isso, Vygotsky defende que as crianças aprendem por meio da ✂️ a) memorização. ✂️ b) interação social. ✂️ c) repetição de ações. ✂️ d) acomodação de saberes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q895859 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024Na Psicologia da Educação, a teoria de Jean Piaget destaca-se por: ✂️ a) Propor que o aprendizado é acumulativo e ocorre principalmente através de memorização. ✂️ b) Descrever o desenvolvimento cognitivo como passivo, sem interferência do ambiente. ✂️ c) Dividir o desenvolvimento cognitivo em etapas, considerando a interação entre o aluno e o ambiente para o aprendizado. ✂️ d) Rejeitar a importância de adaptação e do desenvolvimento gradual nas fases de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q901698 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Conforme o ponto de vista da psicologia histórico-cultural a atividade guia dominante na primeira infância é aquela que não prescinde do papel mediador do adulto. A exigência desta mediação do adulto decorre da necessidade de que este possa explicar os traços da atividade humana objetivada e cristalizada nos objetos da cultura. Deste modo torna-se possível à criança um rico desenvolvimento à medida que acessa um acervo, cada vez mais ampliado pelo adulto, dos elementos que integram a prática social global. Esta atividade-guia é a ✂️ a) atividade dos jogos e brincadeiras de papéis. ✂️ b) atividade objetal manipulatória. ✂️ c) atividade de estudo. ✂️ d) atividade de contato direto com adulto-cuidador ou instrutor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q901701 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024Ao recorrer à neurociência como fonte segura de informação sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor na infância é possível identificar que existe um processo essencial para o neurodesenvolvimento, que tem seu início na gestação, mas alcança sua intensidade por volta dos cinco de idade. Segundo cientistas esse processo promove, entre outros aspectos, “o desenvolvimento das rotas neuronais responsáveis pelos sentidos e pela visão no cérebro humano” (Crispi; Noro; Nóbile, 2020, p. 1527). Trata-se do ✂️ a) processo de mielinização dos neurônios. ✂️ b) processo de centrifugação dos neurônios ✂️ c) processo de pasteurização dos neurônios ✂️ d) processo de transferência transneuronal monolítico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q900731 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024Para Piaget, a criança expõe seus aprendizados por meio da linguagem. Dessa forma é que podemos ter a certeza sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno. Isso significa que o professor deve estabelecer uma ligação entre o que será ensinado ao aluno e relacionar com o conhecimento que o aluno já possui, para que o aluno possa ter interesse no que será estudado e, assim, criar uma conexão com a sala de aula e o seu dia a dia. Segundo Piaget, o desenvolvimento e aprendizagem surgem a partir de dois principais princípios: ✂️ a) o sujeito que busca o conhecimento de determinado assunto e as práticas de ensino a serem aplicadas ao conhecimento. ✂️ b) o sujeito que busca o conhecimento de determinado assunto e o professor de orienta o caminho a ser percorrido por esse sujeito. ✂️ c) o currículo que orienta o conhecimento de determinado assunto e o objeto a ser conhecido pelo sujeito. ✂️ d) o sujeito que busca o conhecimento de determinado assunto e o objeto a ser conhecido pelo sujeito. ✂️ e) o sujeito que procura aprender sobre um assunto específico e o currículo que é responsável por guiar o aluno no caminho a ser percorrido para adquirir o conhecimento desejado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q868748 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024Durante o desenvolvimento na educação infantil, a criança passa por vários marcos. As principais áreas que denotam um desenvolvimento neuropsicomotor saudável. São elas: I. Coordenação motora grossa. II. Coordenação motora fina. III. Linguagem. IV. Desenvolvimento cognitivo, social, emocional e comportamental. Estão CORRETOS: ✂️ a) I, II, III, IV. ✂️ b) II, III, IV, apenas. ✂️ c) I, II, III, apenas. ✂️ d) I, II, IV, apenas. ✂️ e) I, III, IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q899010 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024A Teoria Histórico-Cultural, formulada por Lev Vygotsky, traz importantes contribuições para o campo da pedagogia. Assinale a alternativa que reflete corretamente a aplicação dessa teoria no contexto de sala de aula. ✂️ a) O aprendizado é entendido como um processo de construção social, e o professor deve incentivar a interação e o diálogo entre os alunos. ✂️ b) A Teoria Histórico-Cultural propõe que o conhecimento é algo que deve ser adquirido passivamente pelo aluno. ✂️ c) Vygotsky sugere que o desenvolvimento humano é exclusivamente determinado por fatores biológicos, independentes do ambiente social. ✂️ d) As experiências de aprendizado devem ocorrer em um ambiente estritamente estruturado, onde o professor define todas as direções da aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q892968 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024A teoria pedagógica que propõe que o aprendizado ocorre por meio da interação social e da linguagem na Educação Infantil é ✂️ a) o Behaviorismo. ✂️ b) o Sociointeracionismo. ✂️ c) a Pedagogia de Projetos. ✂️ d) o Gestaltismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q889589 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024Na literatura, são encontradas inúmeros conceitos para a palavra lazer. Dentre eles, é possível, por exemplo, citar: “cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo momento”. Dentro desse contexto, qual é o principal meio utilizado para a satisfação das necessidades psicológicas, físicas e psíquicas priorizadas no lazer? ✂️ a) Liberdade ✂️ b) Recreação ✂️ c) Autonomia ✂️ d) Disponibilidade ✂️ e) Integração Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q903753 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro. (Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado) O pensamento exposto reflete a teoria de: ✂️ a) Lev Vygotsky. ✂️ b) Jean Piaget. ✂️ c) Paulo Freire. ✂️ d) Maria Montessori. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q1042023 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são ✂️ a) entropia e empatia. ✂️ b) assimilação e acomodação. ✂️ c) operações formais e operações lógicas. ✂️ d) estilos cognitivos e estilos de comportamento. ✂️ e) desenvolvimento sensorial e desenvolvimento integral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro