Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q895710 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Museólogo, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Teoria que enfatiza o papel da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança, postulando que o conhecimento é construído em um contexto social e histórico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q900265 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Assistente Social Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo cujos estágios representam uma visão geral do desenvolvimento cognitivo, indicando as mudanças fundamentais nas formas como as crianças pensam e compreendem o mundo. A progressão através dos estágios é geralmente sequencial, podendo variar entre os indivíduos. Neste contexto, analise o caso hipotético a seguir: “uma estudante de 15 anos de idade demonstra dificuldades em compreender plenamente princípios abstratos e conceitos mais complexos. Seu raciocínio é prevalentemente baseado em características visíveis e concretas e ela possui dificuldade em entender situações que envolvem conceitos mais abstratos ou hipotéticos. Além disso, ao interagir em grupo, prefere brincadeiras que envolvem regras simples e atividades concretas”. Considerando as características comportamentais descritas, segundo a teoria de Jean Piaget, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q917731 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Para Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais. Assinale a alternativa que indica quais são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q980485 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto da educação básica da rede pública de ensino, a dimensão do cuidado deve ser entendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q892974 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024

Acerca da construção de vínculos afetivos e seus impactos no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q903758 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

A mente, como uma estrutura cognitiva, tende a operar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e sua adaptação ao ambiente. No entanto, quando esse equilíbrio é perturbado por experiências que não podem ser assimiladas, ela se reorganiza por meio da acomodação, construindo novos esquemas de assimilação para alcançar um novo estado de equilíbrio. Esse processo de reequilíbrio, denominado de equilibração majorante, é o principal fator na evolução, no desenvolvimento mental e na aprendizagem da criança, resultando no aumento do conhecimento.


(Fonte: https:// https://l1nk.dev/filosofia]

-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q898436 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

De acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança em desenvolvimento para a aquisição de escrita passa por níveis de escrita que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1028767 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Atividades, SEDF, IADES, 2023

No que se refere à teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e à prática escolar, julgue (C ou E) o item a seguir.

De acordo com Gardner, cada ser humano tem uma forma única de combinar e manifestar as suas inteligências, conforme as experiências por ele vividas.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q898245 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Alguns pensadores são importantes para o desenvolvimento de teorias da aprendizagem, dentre eles, Vygotsky, um psicólogo bielo-russo que foi pioneirono conceito de desenvolvimento intelectual das crianças. Segundo Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem não é meramente associativa, mas envolve uma transformação estrutural. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Vygotsky entende que o significado das palavras é uma unidade indecomponível entre linguagem e pensamento.
(__)Para Vygotsky, a palavra é apenas um reflexo direto do pensamento, sem alteração mútua.
(__)A investigação de Vygotsky busca compreender as transformações evolutivas dos significados das palavras.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q890823 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Cuidador de Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Os estudos acerca do desenvolvimento humano revelam que este é baseado em como e por que o organismo humano cresce e se modifica ao longo da vida. Sobre isso, Vygotsky defende que as crianças aprendem por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q895859 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

Na Psicologia da Educação, a teoria de Jean Piaget destaca-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q901698 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Conforme o ponto de vista da psicologia histórico-cultural a atividade guia dominante na primeira infância é aquela que não prescinde do papel mediador do adulto. A exigência desta mediação do adulto decorre da necessidade de que este possa explicar os traços da atividade humana objetivada e cristalizada nos objetos da cultura. Deste modo torna-se possível à criança um rico desenvolvimento à medida que acessa um acervo, cada vez mais ampliado pelo adulto, dos elementos que integram a prática social global. Esta atividade-guia é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q901701 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Ao recorrer à neurociência como fonte segura de informação sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor na infância é possível identificar que existe um processo essencial para o neurodesenvolvimento, que tem seu início na gestação, mas alcança sua intensidade por volta dos cinco de idade. Segundo cientistas esse processo promove, entre outros aspectos, “o desenvolvimento das rotas neuronais responsáveis pelos sentidos e pela visão no cérebro humano” (Crispi; Noro; Nóbile, 2020, p. 1527). Trata-se do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q900731 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Para Piaget, a criança expõe seus aprendizados por meio da linguagem. Dessa forma é que podemos ter a certeza sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno. Isso significa que o professor deve estabelecer uma ligação entre o que será ensinado ao aluno e relacionar com o conhecimento que o aluno já possui, para que o aluno possa ter interesse no que será estudado e, assim, criar uma conexão com a sala de aula e o seu dia a dia. Segundo Piaget, o desenvolvimento e aprendizagem surgem a partir de dois principais princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q868748 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Durante o desenvolvimento na educação infantil, a criança passa por vários marcos. As principais áreas que denotam um desenvolvimento neuropsicomotor saudável. São elas:

I. Coordenação motora grossa.
II. Coordenação motora fina.
III. Linguagem.
IV. Desenvolvimento cognitivo, social, emocional e comportamental.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q899010 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

A Teoria Histórico-Cultural, formulada por Lev Vygotsky, traz importantes contribuições para o campo da pedagogia. Assinale a alternativa que reflete corretamente a aplicação dessa teoria no contexto de sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q889589 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Na literatura, são encontradas inúmeros conceitos para a palavra lazer. Dentre eles, é possível, por exemplo, citar: “cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo momento”. Dentro desse contexto, qual é o principal meio utilizado para a satisfação das necessidades psicológicas, físicas e psíquicas priorizadas no lazer?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q903753 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro.

(Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1042023 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.