Questões de Concursos Aspectos Sociológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Sociológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1030528 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Os anos 80 são os da globalização. Os grupos empresariais e econômicos vão alcançando tamanhos que os convertem em independentes das economias nacionais: aprendem a escapar dos seus controles. Cada vez mais, as políticas econômicas passam a ser planejadas em nível supranacional. O desenvolvimento das telecomunicações serve, entre outras coisas, para facilitar a administração das empresas internacionais, das multinacionais. Atualmente, penso que ninguém discute que viemos em uma economia global na qual “todos os processos trabalham como uma unidade em tempo real por todo o planeta. Isto é, uma economia na qual o fluxo de capital, o mercado de trabalho, o mercado, o processo de produção, a organização, a informação e a tecnologia operam simultaneamente em nível mundial” (Castells, M., 1994, p. 38).

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 84.

O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios e rumos à educação escolar.

Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q981128 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q979851 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao escrever sobre a formação de educadores para o combate ao racismo, Silva (in Cavalleiro, 2001) define o preconceito, basicamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q979087 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Cavaleiro e Vianna (In: Knijnik e Zuzzi, 2010) criticam a existência, nas aulas de Educação Física, de uma naturalização das diferenças construídas socialmente, dando a entender que elas são inscritas no aspecto biológico. A consequência dessa naturalização é que os estudantes são ensinados que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q979601 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Diferentemente do que acontecia, de modo predominante, até o final do século XX, as aulas de educação física escolar atualmente são desenvolvidas com turmas mistas. Contudo, ainda é possível observar que alguns professores optam por realizar atividades práticas separando meninos e meninas. De acordo com Romero (in Knijnik e Zuzzi, 2010), quando o professor(a) seleciona as atividades de acordo com o sexo ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1046419 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Domingues et al. (2010) destacam que as crenças e mitos que permeiam o imaginário social sobre a deficiência visual se manifestam em falas, gestos e atitudes, refletindo o desconhecimento acerca das especificidades da cegueira e de suas reais implicações.
Os autores ressaltam que uma crença bastante comum entre leigos e educadores é a de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q986778 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

A prática educativa é parte integrante da dinâmica das relações sociais, tendo estreita influência no desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q979099 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A literatura que analisa a relação entre esporte e escola afirma que o esporte não pode ser, simplesmente, transposto para o contexto escolar, porque se subordina aos significados imprimidos a ele pela sociedade capitalista e, com isso, reforça as desigualdades sociais. Existem algumas características essenciais no esporte que geraram tais críticas a respeito do seu ensino sem a devida adaptação ao contexto escolar.

Assinale a alternativa que menciona uma dessas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q979611 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Andrade e Freitas (2016) afirmam que ações pedagógicas voltadas à elaboração de conhecimentos escolares por alunos com deficiência são possíveis de ocorrer quando esses alunos são compreendidos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1028510 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025

São atribuições da escola a difusão de valores e normas sociais, a promoção da interação entre estudantes e professores, a transmissão de saberes culturais e cívicos, a construção e o desenvolvimento de espaços de convivência.

Esses aspectos dizem respeito, principalmente, ao desenvolvimento de habilidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1029040 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Parte fundamental da formação de uma criança é o processo de socialização, por meio da qual ela absorve modos de convivência com outros seres humanos.
As opções abaixo exemplificam situações de socialização secundária, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q977093 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Desenvolver a Cultura de Paz supõe trabalhar de forma integrada no intuito das grandes mudanças desejadas pela humanidade. Neste contexto, a Cultura de Paz está diretamente relacionada à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1031622 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir e reflita sobre a função social da escola pública.

A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011, p.14.

Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q975568 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

No processo histórico da Educação Física escolar algumas abordagens pedagógicas foram surgindo, gerando discussões e novas formas de lecionar esta disciplina, nesse contexto destaca-se a abordagem Crítico-superadora por comprometer a Educação Física com a transformação social, baseando-se na teoria do marxismo e neomarxismo.
Nesse contexto, sobre o papel do professor na referida abordagem, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q975570 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Educação Física constitui um instrumento de desenvolvimento social e promoção da cidadania. Ao longo de sua história, a Educação Física esteve associada a ações governamentais e sociais com o intuito de desenvolvimento da qualidade de vida da população.
Nessa perspectiva, podemos dizer que o professor de Educação Física deve estar constantemente preocupado com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q979417 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Técnico Desportivo II, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O esporte, compreendido como um instrumento de inserção social, pode contribuir para a formação de valores, para o respeito e para a superação de limites, dentre outros princípios. Nesse sentido, a educação esportiva é essencial para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q987101 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações melhor descreve a importância do trabalho coletivo como princípio educativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1045982 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua abordagem acerca de conflitos na escola, Ceccon et al. (2009) afirmam que conflitos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1031650 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Acerca do papel da escola nas sociedades modernas e democráticas, leia o trecho a seguir.


A escola tem igualmente a função de coordenar, na vida mental de cada indivíduo, as diversas influências dos vários meios sociais em que ele vive. Um código prevalece na família; outro, nas ruas; um terceiro, nas oficinas ou nas lojas; um quarto, nos meios religiosos. Quando uma pessoa passa de um desses ambientes para outro, fica sujeita a impulsos contraditórios e acha-se em risco de desdobrar-se em personalidades com diversos padrões de julgar e sentir, conforme as várias ocasiões. Este risco impõe à escola uma função fortalecedora e integradora.


DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

Segundo o trecho acima, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1046499 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao abordar os conceitos de Bernstein, Miranda (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) afirma que as atividades desenvolvidas pelos professores terão um ou outro efeito educativo em função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.