Questões de Concursos Aspectos Sociológicos da Educação

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41Q987111 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

A Educação Física, enquanto componente curricular, desempenha um papel importante na formação de cidadãos críticos e participativos.

Nesse contexto, qual das alternativas expressa corretamente a relação entre a Educação Física escolar e a cidadania?

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42Q958184 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em seus procedimentos de avaliação, o Professor e o Educador Social têm em foco aspectos distintos da experiência do aluno.
Assinale a opção que indica corretamente um aspecto específico levado em conta na avaliação do Educador Social.
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43Q986857 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor Língua Portuguesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Considerando a importância da interação entre a escola e a família no processo de aprendizagem do aluno, assinalar a alternativa CORRETA.
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44Q977899 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Assinale o item que informa um entendimento compatível com a concepção crítica da infância enquanto construção histórica e a criança como sujeito de direitos, considerando a articulação entre legislação vigente, teorias sociais contemporâneas e os desafios da prática pedagógica.
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45Q977902 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem os desafios de seu trabalho frente às desigualdades sociais acentuadas no território em que atuam. Alguns docentes afirmam que a função da escola é apenas transmitir conhecimentos formais; outros defendem que a escola precisa também acolher as realidades sociais dos estudantes e agir na construção da cidadania. Considerando o papel contemporâneo da escola pública em sociedades democráticas, identifique a correta caracterização da função social da escola pública.
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46Q979700 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Aguiar et al. (2006), em Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, o Conselho Escolar deve
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47Q1008636 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025

A educação das relações étnico-raciais faz-se uma urgência de primeira ordem no âmbito do ensino no Brasil, tendo em vista a imensa diversidade que o constitui.

Um dos objetivos de se educar as relações étnico-raciais, é

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48Q1031678 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

A principal função da escola é a manutenção da coesão social e a integração dos indivíduos à sociedade. Ela deve transmitir valores, normas e conhecimentos que permitam aos alunos assumirem papéis no interior do sistema social.

O trecho acima descreve a função da instituição escolar segundo a perspectiva

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49Q1004290 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal na educação pública, o texto aborda como a escola, situada dentro das políticas educacionais públicas, está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais, privilegiando a concentração de poder e recursos no capital, enquanto limita a proteção social e o trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado democrático que priorize a inclusão social e garanta os direitos básicos de cidadania.
II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise educacional é redefinida pelo neoliberalismo como um problema de gestão, centrado na falta de eficiência e produtividade dos sistemas educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da universalização do acesso à educação para uma abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos empresariais. A qualidade total e a empregabilidade tornam-se os principais indicadores, com estratégias muitas vezes importadas de organismos internacionais como o Banco Mundial.
III. Sobre a educação Física e dança como conhecimento no currículo escolar, no contexto concreto da escola pública, o texto reflete sobre a formação e o currículo, articulando esses elementos à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança como conhecimento reconhecido. Essa abordagem destaca a importância de integrar disciplinas e práticas que promovam uma formação mais ampla e que valorizem o conteúdo cultural e social, em oposição à lógica reducionista de empregabilidade.

Está correto o que se afirma em:
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50Q902914 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Assinale a sentença CORRETA
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51Q903684 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A educação, cuja função social consiste em transmitir o conhecimento produzido, a cultura e demais características que perpassam a sociedade em um determinado momento, integra o desenvolvimento das sociedades humanas como pode ser observado na historiografia. A educação retrata as contradições presentes nas diferentes sociedades ao longo da construção da história. Lugar marcado pelo cultivo de ideologias, pelo surgimento de novas ideias, mas também pela reprodução de ideais conservadores, a educação exerce um papel essencial nos acontecimentos históricos produzidos pelo homem que transformam a sociedade. Ao mesmo tempo, a própria educação é influenciada pelas mudanças que ocorrem nas relações sociais e nas forças de produção, uma vez que, na perspectiva do materialismo histórico, as ideias são fabricadas pela economia e pela sociedade, tendo como consequência a modificação das práticas humanas. Assim, as ideias são o reflexo das relações econômicas e sociais. A condição social do homem influencia diretamente sua consciência e seu modo de pensar. (Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Considerando os períodos históricos da educação no Brasil citados a seguir, relacione-os com suas respectivas características.

1. Período Imperial (1822-1889).
2. República Velha (1889-1929).
3. Segunda República (1930-1936).
4. República Nova (1946-1963).
5. Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

( ) Foi decretada a Reforma Benjamin Constant; sua principal função era a garantia de liberdade e laicidade do ensino e a gratuidade da escola primária de acordo com a orientação do texto constitucional.
( ) Foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases – Lei nº 4.024, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.
( ) D. Pedro I proclama a Independência do Brasil e outorga a primeira Constituição Brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a “instrução primária é gratuita para todos os cidadãos”. A Constituição da República consagrou o sistema dual de ensino e oficializou a distância entre a educação da classe dominante e a educação do povo.
( ) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública; o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Tais decretos ficaram conhecidos como “Reforma Francisco Campos”, onde um grupo de educadores conduziu a Nação ao “Manifesto dos Pioneiros”, um documento muito importante com o objetivo de inovar o sistema educacional brasileiro.
( ) Período que causou grandes perdas marcadas pela burocratização do ensino público, por teorias e métodos pedagógicos que buscavam restringir a autonomia dos educadores e educandos, mas, por outro lado, também teve grandes conquistas, como as modificações na Lei de Diretrizes e Bases. As reformas visavam atrelar a educação brasileira ao modelo de educação norte-americano e foram precedidas por um acordo entre o Ministério da Educação e Cultura.

A sequência está correta em
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52Q898382 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Segundo Émile Durkheim, qual é o principal papel da educação na sociedade?
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53Q995155 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 30H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Quando as famílias estão cientes dos hábitos e comportamentos de seus filhos dentro do ambiente escolar, a educação se torna mais eficiente e adaptada às necessidades individuais dos estudantes.

Nesse sentido, é correto afirmar que:
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54Q987014 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

As práticas de cidadania na escola são fundamentais para a formação de indivíduos conscientes e responsáveis. A esse respeito, julgue as afirmativas abaixo:

I. Integrar discussões sobre ética e moral no currículo é desnecessário, pois instiga os alunos a práticas racistas e intolerantes.
II. Envolver os alunos em atividades de serviço comunitário é uma maneira prática de ensinar cidadania.
III. Ensinar aos alunos seus direitos e deveres só deve ser estimulado no ensino médio.

Assinale a alternativa correta:
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55Q987015 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O provérbio africano “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” transmite uma profunda sabedoria sobre a educação. Ele reflete a ideia de que:
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56Q1034910 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As Ciências Sociais se interessaram pela educação e, consequentemente, pela escola, a partir do momento em que Émile Durkheim (1858-1917), considerado o “pai fundador da sociologia da educação”, defendeu o argumento de que é por meio da educação que se mantêm certos laços sociais nas sociedades modernas.

Sobre o processo de socialização, no âmbito da educação, assinale a afirmativa incorreta.
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57Q1063381 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A questão da autonomia universitária parece ser, no Brasil, objeto de um amplo consenso – professores, estudantes e mesmo os governantes manifestam-se todos a favor dela e pretendem defendê-la. É assim um valor e, por isto mesmo, é, o mais das vezes, tratada como um pressuposto inerente à própria natureza da instituição. É desta forma, aliás, que ela aparece no próprio texto constitucional.

Eunice Durham. A autonomia Universitária – extensão e limites, Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo,2005.

A esse respeito, assinale a afirmativa que descreve incorretamente uma das atribuições da universidade brasileira garantida pelo exercício de sua autonomia.
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58Q1034965 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerar o papel fundamental da escola no processo de socialização secundária dos alunos é o mesmo que reconhecê-la como lugar em que se dá o(a)
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59Q882904 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

As noções de cidadania são um conceito amplo que se refere à condição de pertencimento de uma pessoa a uma comunidade politicamente articulada. A cidadania pode ser dividida em três tipos. Considere as alternativas abaixo e marque a opção CORRETA sobre um destes tipos de cidadania.
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60Q896240 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Quanto ao processo de formação das crianças, em especial às demandas relacionadas à cidadania, temos a considerar de maneira CORRETA:
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