Questões de Concursos: Aspectos econômicos

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11 Q101181 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos , Analista Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Os Direitos Sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos as condições materiais necessárias para uma vida digna e capaz de usufruir de todos os direitos.

I.     Direito à moradia, ao lazer e à alimentação.
II.    Direito ao trabalho e à previdência.
III.   Direito ao transporte e a viagens turísticas.
IV.   Direito à saúde e à educação.

Escolha a alternativa contendo os itens de descrevam corretamente exemplos de direitos sociais no Brasil

12 Q238713 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos, Recenseador, IBGE, CESGRANRIO

A agricultura brasileira vem crescendo e se modernizando com base em alguns cultivos voltados para o mercado externo. Atualmente, em direção à Amazônia, sobretudo no estado do Mato Grosso, se expande um desses cultivos agrícolas voltados para a exportação. O cultivo agrícola em expansão na área em foco é o de

13 Q263797 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos, Técnico Judiciário Telefonia, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.

Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, milhões de crianças estão fora da escola, mesmo no ensino fundamental, por falta de escolas e de professores.

14 Q240293 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos, Recenseador, IBGE, CESGRANRIO

Crises periódicas podem afetar os setores produtivos, como nos exemplos da doença da vaca louca, da gripe aviária e do vírus da febre aftosa. No caso do último exemplo, a pecuária brasileira foi recentemente afetada, tendo como conseqüência direta o(a):

15 Q176569 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças
, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixodo
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

?uenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

O texto reporta-se a trabalho realizado por organizações nãogovernamentais, as quais traduzem um modo de atuação na sociedade muito próprio do mundo contemporâneo, cuja presença em escala planetária afirma-se de maneira crescente, em especial a partir das últimas décadas do século XX.

16 Q264915 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos, Técnico Judiciário Telefonia, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.

Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.

Citado no texto, o ensino fundamental é, segundo dispõe a legislação brasileira, a fase de escolaridade obrigatória, a ser cumprida regularmente entre os sete e os quatorze anos de idade, o que não impede que pessoas situadas em outra faixa etária a ele tenham acesso.

17 Q172639 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças
, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixodo
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

?uenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Exaustivos estudos técnicos demonstram que a baixa incidência de ONGs em países em desenvolvimento, como o Brasil, e sua conseqüente inoperância decorrem da dificuldade - até agora intransponível - que encontram para firmar parcerias com o setor governamental, o que praticamente inviabiliza seu acesso a recursos públicos.

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