Questões de Concursos Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social

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21Q1042697 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Para Bueno (2015), “o clipping, como unidade isolada, não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, porque ele só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem”. Nesse contexto, o autor propõe duas formas básicas de realizar esse trabalho: (1) a análise tópica de um esforço de divulgação, e (2) a auditoria de imagem propriamente dita.
Sobre o segundo, é correto afirmar que
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22Q1051148 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sobre a importância da mídia tradicional na atualidade, leia o texto a seguir:
Apesar da efervescência das redes sociais e das informações e opiniões dos portais de jornalismo, muitos assessores e assessorados ainda apostam em veículos tradicionais. Pode ___________. A chamada mídia dominante fornece conteúdo ___________ para outras plataformas, é clipada, alcança certo grupo de clientes, autoridades, dirigentes, fornece certa _______________ pois o critério de seleção do conteúdo é mais __________. Mas é preciso atenção ao fato de que o acesso à informação tem cada vez mais um ingrediente de aleatoriedade entre consumidores e cidadãos que reclamam e mostram as mazelas de produtos e na prestação de serviços; é preciso ir muito além. Sentar para ler um jornal, ver um noticiário de TV, comprar uma revista em banca são rotinas __________________ do que abrir as redes sociais digitais para saber o que os amigos postaram ou o (a) ___________ selecionou para a timeline.
(DUARTE et al, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
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23Q1062990 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

O assessor de imprensa de uma autarquia federal está diante de uma crise institucional e precisa se posicionar. A informação a ser prestada possui relevante interesse público. Além de agir de forma transparente, o tratamento dispensado aos veículos de imprensa precisa também ser equânime.

Assim, o assessor de imprensa deve:
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24Q1062993 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

A dinâmica de produção e distribuição de release se modificou a partir do advento da Internet e das redes sociais. Tanto é que, a fim de marcar essa diferença, alguns autores passaram a classificar essa ferramenta de comunicação como old e new press release. Outrora as assessorias de comunicação distribuíam releases e dependiam do interesse dos jornalistas em aproveitá-los; o mecanismo de controle de eficiência residia na confecção e análise de clipping. Atualmente o Social Media Release, ou new release, passa a conjugar elementos do old release com a dinâmica e interatividade das redes sociais; o mecanismo de controle de eficiência reside em aspectos como atitude, opinião e comportamento.

Outra mudança que diz respeito às assessorias de comunicação e aos jornalistas está no pitching, ou follow-up, pois:
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25Q1062995 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Após fazer módulo de curso de media training voltado para aprimoramento de pessoas que já atuam como porta-vozes institucionais, é chegado o momento de colocar os conhecimentos recém-adquiridos em prática. No módulo acima mencionado, foram transmitidos conhecimentos que devem ser aplicados em entrevistas concedidas a empresas de radiodifusão. Houve uma solicitação de entrevista exclusiva para uma emissora de rádio de expressiva audiência local, com programação voltada para o gênero popular.

A fim de se comunicar com propriedade com o público-alvo da emissora e ao mesmo tempo trazer retorno positivo para a instituição, o porta-voz precisa atentar para o uso de:
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26Q1062996 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Uma coletiva de imprensa havia sido convocada por uma associação esportiva, com o objetivo de apresentar resultados positivos em ações de marketing esportivo no ano anterior. No decorrer da prática, indagado a respeito de uma polêmica decisão, o dirigente daquela associação esportiva demonstrou desequilíbrio emocional e agiu de forma considerada rude pelos jornalistas presentes na coletiva de imprensa. Em um programa de media training, a escolha e capacitação de porta-vozes se desenvolve para que os assessorados possam compreender as demandas da imprensa e melhor interagir com jornalistas.

Os requisitos básicos para que um profissional seja designado como porta-voz devem abarcar:
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27Q1063001 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

A Administração Pública brasileira dispõe de mecanismos para evitar abusos no uso da publicidade institucional. É a própria Constituição Federal, no artigo 37, que consagra a publicidade lado a lado com a legalidade, impessoalidade, moralidade e a eficiência. Imagine agora que um veículo institucional de comunicação, ao invés de divulgar os atos da Administração Pública de modo impessoal, promoveu o nome e a imagem de um servidor público.

Nesse caso, a linha que demarca o dever de informação e a promoção pessoal foi cruzada, pois:
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28Q1000816 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

O conteúdo de um veículo empresarial interno, para interessar aos leitores e cumprir suas funções na estratégia de gestão, deve
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29Q1050486 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Imagine que um assessor de imprensa foi contratado por uma empresa pública, cujo dirigente busca visibilidade midiática e é high profile.

No sentido de equilibrar a imagem do cliente com as demandas da instituição que ele representa, sem perder o foco no interesse público, o assessor deve
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30Q1050487 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Na atualidade, com a ampliação das possibilidades e da importância da comunicação direta com os stakeholders, é fundamental que dirigentes conheçam e saibam utilizar as mídias sociais.
Nesse contexto, o assessor de comunicação deve
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31Q996503 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma organização que se estabelece pela organização e método, com hierarquias definidas, com um modelo de gestão que propõe qualidade e assertividade, é preciso manter suas diversas áreas bem definidas para que não haja sobreposição de funções. Leia atentamente as proposições abaixo.

I. Setor de Advocacy: Apresentar as melhores estratégias de Gestão de Pessoas, melhorias contínuas nas metodologias de implementação de políticas de atuação junto ao público interno.

II. Setor de Relações Públicas: Organizar a comunicação mercadológica, estabelecendo normas e precificações, interagindo com os clientes para melhorar os índices do negócio e da marca.

III. Setor de Assessoria de imprensa: Otimizar o relacionamento com às mídias, uniformizar a linguagem das mensagens, evitar contradições entre notas para os meios de comunicação e zelar pela consistência e coerência dos fatos.

Estão corretas as afirmativas:

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32Q1037209 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

O Boletim Light, fundado por um grupo de funcionários da Light em 1925 e publicado por três anos, aparece em várias fontes como o primeiro jornal interno brasileiro. Outra publicação precursora do jornalismo empresarial brasileiro é a Revista Nossa Estrada, publicada pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana em 1929. Mas, para Gaudêncio Torquato, ambos não podem ser vistos como exemplos típicos do jornalismo empresarial nos moldes atuais porque
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33Q1037211 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Para compreender a função e o comportamento dos jornalistas que trabalham nas assessorias de imprensa e na mídia, é preciso comparar os costumes, os hábitos e o cotidiano de cada um deles.
Eles estão temporariamente atuando em fronts diferentes, por isso cabe ao
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34Q1037212 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sala de Imprensa pode ser definida como o ambiente digital concebido para relacionamento e apoio a produtores de conteúdo noticioso ou informativo.
Por isso, ela deve ter algumas características e funcionalidades, a exceção de uma das opções. Assinale-a.
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35Q1037213 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Na preparação e distribuição dos releases, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre eles, leia o texto a seguir:
É fundamental o uso da técnica de redação jornalística. O conteúdo deve ser sintetizado pelo aspecto mais importante no _______. Deve-se apresentar um “________”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura. É importante identificar a pessoa que costuma decidir a pauta, o ____________. Devido à grande rotatividade nas redações, é necessário manter o _________atualizado, identificando corretamente o nome e o cargo do destinatário do release. Entrar em contato direto como jornalista para confirmar o recebimento, o chamado ___________, só deve ser feito em situações especiais. O assessor deve saber o máximo possível sobre cada assunto para facilitar o atendimento, caso um jornalista busque informações adicionais.
(DUARTE, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
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36Q1036407 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A comunicação interna pode ter, entre outras, as seguintes características e funções dentro de uma organização, à exceção de uma. Assinale-a.
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37Q1036408 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Levando em conta a importância da comunicação em um cenário de crise, avalie as orientações a seguir:
I. A publicação de notas e comunicados à imprensa é suficiente para conter crises que não envolvam grande número de mortos ou feridos.
II. Numa crise, a organização não deve demonstrar medo, razão pela qual precisa comandar as ações de comunicação o mais rápido possível e evitar a postura do “nada a declarar”.
III. As más notícias devem ser comunicadas aos poucos; os públicos de interesse devem ser monitorados e avaliados para que, em caso de feedback negativo, as interações cessem.
Está correto o que se afirma em
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38Q839953 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O papel da assessoria de imprensa nas redes sociais ganha cada vez mais destaque e lança aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional novos desafios. Nessa adaptação ao novo cenário, muitas assessorias de imprensa não adequam seus métodos e acabam se limitando a trazer para o mundo online as mesmas estratégias e os mesmos produtos utilizados na relação que, antes, mantinham com os antigos meios de comunicação de massa. Sobre o assunto, marque a opção que NÃO corresponde às mudanças nas práticas de assessoria de imprensa com o advento das redes e mídias sociais.
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39Q840479 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O press-release surgiu em meados da década de 1950, no ambiente da comunicação organizacional, com o objetivo de despertar o interesse do jornalista e gerar notícia sobre o assessorado. Ele pode conter informações sobre muitos assuntos ligados à organização ou pessoa assessorada. Marque a única opção que NÃO corresponde a um assunto apresentado num press-release.
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40Q842295 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

O principal objetivo do house organ é a
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