Questões de Concursos Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social

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41Q1049149 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa correta, sobre a definição do porta-voz de uma organização.
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42Q841279 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

O press-kit ou kit de imprensa é um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização, a fim de facilitar a cobertura jornalística sobre os acontecimentos e eventos associados à mesma. Assinale a única opção que NÃO faz parte desse conjunto.
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43Q845645 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:
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44Q840279 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

No caso de uma crise de imagem de uma instituição pública, é correto afirmar que
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45Q841818 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Considere as afirmativas a seguir sobre os meios de comunicação interna:
I. A escolha dos veículos para comunicação interna leva em conta: o tamanho da instituição e a verba disponível para a área. II. As características dos funcionários da instituição (formação intelectual, econômica e nível de informatização) não são levadas em conta, pois isso seria discriminação. III. O jornal mural tem como característica a linguagem mais informal capaz de despertar o interesse dos empregados.

Está correto o que se afirma em
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46Q840541 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Escolha a opção abaixo que define um press-release.
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47Q843362 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Pesquisa sobre uso de aplicativos mensageiros publicada pelo portal da Aberje em 2016, indicava que 5,6% dos participantes utilizava o mensageiro no horário de trabalho, e 83,8% deles usava em aparelhos particulares. Além disso, 29,1% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas. Apenas 23,5% das empresas que utilizam o aplicativo em ambiente corporativo ofereciam treinamento ou recomendações específicas. Dessas, 57,5% eram micro ou pequenas empresas. A falta de monitoramento contínuo fez com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes de grupos de trabalho, enquanto que, desses, 24,5% eram utilizados para tomadas de decisões relacionadas à empresa.

Acerca deste texto, é correto afirmar que:
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48Q844902 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção que corresponde à postura que o assessor de imprensa deve adotar quando do gerenciamento de uma crise organizacional.
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49Q842354 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Quando uma organização decide construir uma intranet, pode tomar algumas medidas, tais como:
? Deixar claro os objetivos da plataforma. ? Garantir que o motor de busca seja capaz de encontrar todo conteúdo publicado.
? Oferecer serviços úteis, com simplicidade de acesso, ergonomia e caminhos intuitivos. ? Estimular o uso por líderes, chefias e direção. ? Transformar a plataforma em único meio de tramitar processos administrativos.

Esses procedimentos são importantes para garantir
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50Q842373 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O conceito de comunicação sustentável se refere à
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51Q1020560 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Nos anos 90, a dona da marca Havaianas, a Alpargatas, passava por sérias dificuldades, sob risco de fechar. Um importante sócio da empresa chegou a dizer que a marca “estava na UTI”. A marca enfrentava o avanço da pirataria, limitação de público, pois as Havaianas estavam constantemente associada a um produto voltado apenas para pessoas humildes e além disso, passou a ter forte concorrente no mercado: a Rider.

Para Sal RANDAZZO (1996, p.49) “a publicidade é o meio que permite que o anunciante entre na mente do consumidor para provar e estabelecer o posicionamento da marca transmitindo a sua mensagem diferenciadora (baseada no produto e/ou de ordem emotiva e psicológica)

Analise as afirmativas sobre a estratégia usada pela empresa Alpargatas para que as Havaianas se transformassem em um dos maiores cases de marketing de uma empresa brasileira.

I. A estratégia, além de melhorar seu produto e aumentar a variedade de chinelos, foi reposicionar a marca, mudando a imagem que os consumidores tinham da empresa.

II. Diversificação de portfólio. Em 2014, por exemplo, a Havaianas investiu cerca de 40 milhões em sua linha de produtos, atualmente são mais de 500 itens. Até 1990 seu portfólio era composto por quatro variações de cores.

III. A partir dos anos 2000, a marca começa seu processo de internacionalização. No início as Havaianas eram vendidas em países latino americanos. Atualmente, a Havaianas está presente em 117 países e tem centros de operação em 11 deles: Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Áustria, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.

IV. Deixou de produzir produtos simples e focou em matérias mais sofisticados buscando mudar o conceito de chinelo para classes sociais mais humildes

V. A empresa investiu na grande variedade de preços, partindo de modelos tradicionais, a preços populares, até modelos customizados, vendidos por valores próximos a R$ 400,00

Assinale a alternativa que apresenta as ações tomadas pela empresa.

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52Q1020566 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Utilizado com frequência, diagramado de acordo com as características do formato de determinado tipo de veículo, podendo ser em jornal ou revista, muita vezes margeado por fios que o diferenciam na diagramação, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial. Esse tipo de anúncio é denominado de.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

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53Q846502 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

No processo comunicacional, o emissor envia uma mensagem para o receptor através de um determinado canal. O processo termina com a devolução, por parte do receptor, de uma resposta ou reação, a qual é conhecida como
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54Q1020588 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A comunicação integrada é uma estratégia que articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação e marketing. Assinale a alternativa que apresenta um item que não é resultado da aplicação dessa estratégia
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55Q840133 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Entrar em contato com as redações no momento do fechamento de uma edição, para checar o recebimento de um material enviado, é uma prática reprovável e a utilização errada de um instrumento conhecido por
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56Q840161 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. A propaganda institucional mais comumente realizada é a de teor informativo, que explica a filosofia, os objetivos e as ações das organizações públicas ou privadas.
PORQUE
II. A propaganda de caráter institucional também tem sentido promocional, uma vez que os consumidores tendem a dar preferência às empresas mais conhecidas e com melhor imagem.
Está correto o que se afirma em:
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57Q842467 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a opção que NÃO diz respeito aos objetivos de uma assessoria de imprensa.
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58Q843757 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

A conduta ética do assessor de imprensa é fundamental para o exercício de sua função. Para tanto, ele deve se relacionar com os jornalistas de forma transparente. Neste sentido, faz parte do comportamento ético do assessor de imprensa a opção:
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59Q846327 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Publicidade e Propaganda, FCC, 2020

A função principal do media training é
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60Q841468 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Tradicionalmente o media training tem sido utilizado para o treinamento de CEOs, diretores e outros dirigentes. Alguns estudos mais modernos apontam que ele também deve ser realizado com outros profissionais da empresa ou da instituição, tais como
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