Questões de Concursos Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social

Resolva questões de Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q993381 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Entrevistas à imprensa precisam ser preparadas quando a empresa ou instituição tem algum fato a comunicar à opinião pública. O processo de treinamento dos porta-vozes de determinada organização, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q974982 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Pública do Poder Judiciário tem características distintas de outras instituições do Estado. O princípio que distingue radicalmente a circulação da informação jurídica em relação à circulação da informação nos meios de Comunicação é o princípio do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q974983 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Uma empresa de autoria de imagem foi contratada por um órgão público. A principal fonte de informação para essa auditoria é a avaliação do(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q974989 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A assessoria de comunicação de uma organização deve elaborar o planejamento de comunicação para os próximos anos. A primeira fonte de informações que deve ser analisada para isso é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1054742 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O marketing é uma área visivelmente mais importante para as organizações do que a comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q1054743 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, nas modernas organizações as áreas de marketing e comunicação não sobrevivem uma sem a outra.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q1054748 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q1053002 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Usar linguagem adequada é conversar com o público de forma inteligível.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1053003 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Entende-se por espaço físico apropriado os locais de maior visibilidade na organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q1053004 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Visão ampla do ambiente interno refere-se aos aspectos políticos da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q1053005 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Comunicação interna é parte da comunicação organizacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q967270 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

“Mais recentemente, apresenta-se para os gestores organizacionais a perspectiva de uma ação gerencial dialógica, baseada nas idéias de Jurgüen Habermas e de outros teóricos frankfurtianos, entre eles Herbert Marcuse, Horkheimer e Adorno (...) A racionalidade comunicativa se coloca como crítica à racionalidade instrumental ou funcional, conceito descrito por Max Weber”. (NASSAR, Paulo. Comunicação interna: a força das empresas.
São Paulo: Aberje, 2005, p. 18)

Nos estudos de Comunicação Empresarial, o conceito de racionalidade comunicativa está alinhado ao chamado modelo simétrico de duas vias, desenvolvido por Grunig e Hunt. Tal modelo tem como característica o fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.