A respeito da administração da comunicação institucional, a
autora Margarida Maria Krohling Kunsch, na obra “Relações
Públicas e Modernidade. Novos paradigmas na comunicação
organizacional”, ressalta que:
“os profissionais de relações públicas planejam e executam a
comunicação para a organização como um todo ou ajudam
setores dela a se comunicarem. Eles administram o movimento
de mensagens para dentro da organização quando, por exemplo,
conduzem uma pesquisa sobre o conhecimento, as atitudes e os
comportamentos dos públicos e, em seguida, orientam os
executivos sobre como tornar as políticas e ações aceitáveis para
todos os públicos. Eles podem administrar o movimento de
mensagens para fora da organização ao ajudar os executivos a
decidir como explicar uma política ou uma ação para um público
e então escrever uma informação ou um comunicado para tanto”
(KUNSCH, 1997, pg. 119).
A alternativa que indica, respectivamente, um canal de
comunicação voltado para o público interno e um voltado para o
público externo (onde se incluem os stakeholders) é:
✂️ a) press-release; twitter; ✂️ b) Internet; jornal mural; ✂️ c) jingle eletrônico; spot institucional; ✂️ d) intranet; site de relações com investidores; ✂️ e) vídeo de comunicação institucional; briefing .