Questões de Concursos Assessoria de Comunicação na Comunicação Social

Resolva questões de Assessoria de Comunicação na Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1061568 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.


O cenário de midiatização das assessorias de comunicação tem transformado a função do assessor de comunicação em mero facilitador entre as organizações e os meios de comunicação de massa.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1061569 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.


A gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e a imprensa é de responsabilidade da assessoria de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q1061570 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a sugestões de pauta, releases e artigos.

Em se tratando de órgão público, em respeito ao princípio da impessoalidade, o assessor de comunicação jamais deve entrar em contato com jornalista específico que tenha interesse em determinado assunto para lhe apresentar proposta de pauta exclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1054149 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão facilitando cada vez mais o acesso e a produção de informações e, em virtude disso, têm mudado a forma como nos comunicamos. Essas alterações em nosso cotidiano não se dão apenas no nível pessoal, mas também em diferentes profissões, especialmente naquelas ligadas ao mundo da comunicação. As assessorias de imprensa são um exemplo de organizações que foram impactadas por esse contexto digital, tendo que incorporar novas rotinas e práticas como a produção audiovisual e a comunicação móvel. No contexto das assessorias de imprensa, a utilização de conteúdo audiovisual é uma estratégia importante para ampliar a visibilidade de informações. Sobre as vantagens significativas do uso de conteúdos audiovisuais nas ações de comunicação de uma assessoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ser sempre mais barato do que os outros formatos de comunicação.
( ) Reduzir a necessidade de uma estratégia de comunicação integrada em vídeos e imagens.
( ) Permitir maior agilidade na transmissão da mensagem e um maior impacto na audiência.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1012970 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à assessoria de imprensa, aorelease, aopresskit,à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

Em uma organização, a assessoria de imprensa deve ser participativa, em vez de aguardar passivamente pela comunicação de informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q1054748 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1053005 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Comunicação interna é parte da comunicação organizacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q967270 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

“Mais recentemente, apresenta-se para os gestores organizacionais a perspectiva de uma ação gerencial dialógica, baseada nas idéias de Jurgüen Habermas e de outros teóricos frankfurtianos, entre eles Herbert Marcuse, Horkheimer e Adorno (...) A racionalidade comunicativa se coloca como crítica à racionalidade instrumental ou funcional, conceito descrito por Max Weber”. (NASSAR, Paulo. Comunicação interna: a força das empresas.
São Paulo: Aberje, 2005, p. 18)

Nos estudos de Comunicação Empresarial, o conceito de racionalidade comunicativa está alinhado ao chamado modelo simétrico de duas vias, desenvolvido por Grunig e Hunt. Tal modelo tem como característica o fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1017991 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação de crise, julgue o item subsecutivo.

O comunicado de crise deve ser longo e conter todas as explicações necessárias para informar o público do que pode estar acontecendo, ainda que as investigações sobre o fato que deu causa à crise não tenham sido concluídas.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q1072567 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.
Afinar o discurso entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública e corresponde ao compartilhamento de uma mesma visão de mundo diante de dificuldades enfrentadas pela corporação.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q1061567 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.
Com as mudanças no cenário tecnológico, o papel do assessor de comunicação tem-se aproximado da esfera da comunicação mercadológica por meio de, por exemplo, redação de conteúdos pautados não só por valores-notícia, mas também por técnicas de marketing de conteúdo, como o SEO.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q1061571 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a sugestões de pauta,releasese artigos.

Atualmente, devido à multiplicidade de acontecimentos pautados pela própria sociedade, é desnecessário que o assessor de comunicação realize levantamento prévio de pautas, pois os assuntos podem mudar a todo momento.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1028198 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Para FORNI (2018), “[c]omunicação de crise é o ato de processar efetivamente as informações sobre um evento negativo, com os principais stakeholders: empregados, mídia, clientes, acionistas, fornecedores e tantos outros, conforme a natureza da crise”. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir sobre como uma organização deve conduzir a comunicação de crise.

I. Todos os públicos que tenham alguma relação com a organização atingida pela crise precisam ser informados e tranquilizados;

II. A organização deve delegar à mídia o comando da comunicação e entregar informações, mesmo parciais, rapidamente, para que os repórteres cuidem da opinião pública durante a crise;

III. A comunicação interna deve ser a última a ser planejada pela organização, pois em situações de crise, os colaboradores evitam falar com a mídia e preferem por ela ser informados.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1036407 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A comunicação interna pode ter, entre outras, as seguintes características e funções dentro de uma organização, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q974983 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Uma empresa de autoria de imagem foi contratada por um órgão público. A principal fonte de informação para essa auditoria é a avaliação do(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q974989 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A assessoria de comunicação de uma organização deve elaborar o planejamento de comunicação para os próximos anos. A primeira fonte de informações que deve ser analisada para isso é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1037209 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

O Boletim Light, fundado por um grupo de funcionários da Light em 1925 e publicado por três anos, aparece em várias fontes como o primeiro jornal interno brasileiro. Outra publicação precursora do jornalismo empresarial brasileiro é a Revista Nossa Estrada, publicada pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana em 1929. Mas, para Gaudêncio Torquato, ambos não podem ser vistos como exemplos típicos do jornalismo empresarial nos moldes atuais porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1029023 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os impactos da Internet na função de assessor de imprensa:
“Na Internet, todos os públicos podem manter contato frequente e direto uns com os outros. Os fornecedores podem falar entre si por meio de comunidades, o consumidor final sabe das novidades visitando o site da empresa (e talvez examinando a sala de imprensa ( ). O papel dos profissionais de comunicação – dentre os quais o Assessor de Imprensa – está e será cada vez mais impactado pela ruptura digital inevitável nos mercados e na sociedade.” (DUARTE, 2018).
Nesse novo cenário, os assessores de imprensa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1072573 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.
O áudio-release deve ser distribuído para veiculação em emissoras de televisão.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1072577 | Texto associado, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.
O monitoramento do desempenho da instituição na mídia é caracterizado como auditoria de imagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.