Questões de Concursos Assessoria de Comunicação na Comunicação Social

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61Q1061574 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos produtos de uma assessoria de comunicação, julgue o item a seguir.

Artigos são produtos de conteúdo jornalístico essencialmente informativo que fazem parte da rotina das assessorias de comunicação, mas não têm aceitação na mídia escrita atualmente.

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62Q1037211 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Para compreender a função e o comportamento dos jornalistas que trabalham nas assessorias de imprensa e na mídia, é preciso comparar os costumes, os hábitos e o cotidiano de cada um deles.
Eles estão temporariamente atuando em fronts diferentes, por isso cabe ao
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63Q1000816 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

O conteúdo de um veículo empresarial interno, para interessar aos leitores e cumprir suas funções na estratégia de gestão, deve
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64Q1036408 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Levando em conta a importância da comunicação em um cenário de crise, avalie as orientações a seguir:
I. A publicação de notas e comunicados à imprensa é suficiente para conter crises que não envolvam grande número de mortos ou feridos.
II. Numa crise, a organização não deve demonstrar medo, razão pela qual precisa comandar as ações de comunicação o mais rápido possível e evitar a postura do “nada a declarar”.
III. As más notícias devem ser comunicadas aos poucos; os públicos de interesse devem ser monitorados e avaliados para que, em caso de feedback negativo, as interações cessem.
Está correto o que se afirma em
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65Q1020560 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Nos anos 90, a dona da marca Havaianas, a Alpargatas, passava por sérias dificuldades, sob risco de fechar. Um importante sócio da empresa chegou a dizer que a marca “estava na UTI”. A marca enfrentava o avanço da pirataria, limitação de público, pois as Havaianas estavam constantemente associada a um produto voltado apenas para pessoas humildes e além disso, passou a ter forte concorrente no mercado: a Rider.

Para Sal RANDAZZO (1996, p.49) “a publicidade é o meio que permite que o anunciante entre na mente do consumidor para provar e estabelecer o posicionamento da marca transmitindo a sua mensagem diferenciadora (baseada no produto e/ou de ordem emotiva e psicológica)

Analise as afirmativas sobre a estratégia usada pela empresa Alpargatas para que as Havaianas se transformassem em um dos maiores cases de marketing de uma empresa brasileira.

I. A estratégia, além de melhorar seu produto e aumentar a variedade de chinelos, foi reposicionar a marca, mudando a imagem que os consumidores tinham da empresa.

II. Diversificação de portfólio. Em 2014, por exemplo, a Havaianas investiu cerca de 40 milhões em sua linha de produtos, atualmente são mais de 500 itens. Até 1990 seu portfólio era composto por quatro variações de cores.

III. A partir dos anos 2000, a marca começa seu processo de internacionalização. No início as Havaianas eram vendidas em países latino americanos. Atualmente, a Havaianas está presente em 117 países e tem centros de operação em 11 deles: Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Áustria, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.

IV. Deixou de produzir produtos simples e focou em matérias mais sofisticados buscando mudar o conceito de chinelo para classes sociais mais humildes

V. A empresa investiu na grande variedade de preços, partindo de modelos tradicionais, a preços populares, até modelos customizados, vendidos por valores próximos a R$ 400,00

Assinale a alternativa que apresenta as ações tomadas pela empresa.

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66Q1037213 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Na preparação e distribuição dos releases, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre eles, leia o texto a seguir:
É fundamental o uso da técnica de redação jornalística. O conteúdo deve ser sintetizado pelo aspecto mais importante no _______. Deve-se apresentar um “________”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura. É importante identificar a pessoa que costuma decidir a pauta, o ____________. Devido à grande rotatividade nas redações, é necessário manter o _________atualizado, identificando corretamente o nome e o cargo do destinatário do release. Entrar em contato direto como jornalista para confirmar o recebimento, o chamado ___________, só deve ser feito em situações especiais. O assessor deve saber o máximo possível sobre cada assunto para facilitar o atendimento, caso um jornalista busque informações adicionais.
(DUARTE, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.
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67Q1017987 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos produtos de uma assessoria de comunicação, julgue o item a seguir.

O clipping consiste na identificação rotineira de citações sobre a organização ou determinados temas nos veículos de comunicação, seguida da organização das informações, sua avaliação e encaminhamento ou disponibilização para ciência dos interessados.

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68Q1037212 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sala de Imprensa pode ser definida como o ambiente digital concebido para relacionamento e apoio a produtores de conteúdo noticioso ou informativo.
Por isso, ela deve ter algumas características e funcionalidades, a exceção de uma das opções. Assinale-a.
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69Q1017990 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação de crise, julgue o item subsecutivo.

Na comunicação de crise grave, a organização deve se comunicar de forma exclusivamente institucional, a fim de preservar a imagem de seus gestores.

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70Q1020566 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Utilizado com frequência, diagramado de acordo com as características do formato de determinado tipo de veículo, podendo ser em jornal ou revista, muita vezes margeado por fios que o diferenciam na diagramação, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial. Esse tipo de anúncio é denominado de.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

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