Início

Questões de Concursos Assessoria de Comunicação no Jornalismo

Resolva questões de Assessoria de Comunicação no Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1045009 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os releases.

A manutenção de um bom relacionamento com os jornalistas é ajudada pelo envio de releases de boa qualidade. Textos encaminhados por assessores que conquistaram respeito são, certamente, mais bem examinados, e até telefonemas passam a ser bem-vindos. Inclusive pela farta circulação de releases, editores tendem a estabelecer critérios que chegam a impedir a publicação na forma como foram recebidos.
DUARTE, J (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento Com A Mídia - Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2018, p. 284.

É desaconselhável a publicação de um release na íntegra, sem qualquer modificação, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q911130 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

A área de assessoria de imprensa no Brasil ganhou um novo e importante capítulo na história do jornalismo institucional em 1980. Julgue os itens a seguir, acerca da principal característica desse movimento que estava sendo implementado naquele ano no país.

I Houve uma ruptura entre assessoria de imprensa e relações públicas (RPs), passando-se a praticar aquilo que seria conhecido por assessoria de imprensa jornalística. II As RPs cresceram rapidamente no Brasil porque o país copiou o modelo europeu de RPs. III As RPs chegaram ao meio acadêmico, a partir de disciplinas criadas em diversas universidades estadunidenses.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q895179 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Bacharel em Comunicação Social, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

É o levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação e que interessam ao assessorado, as quais são organizadas a partir de leitura, acompanhamento e seleção. O trecho refere-se ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q911147 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca dos mecanismos de controle da informação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q906162 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O direito à informação, comparado a uma via de mão dupla de informar e de ser informado, pode ser desafiado pela imposição ou necessidade da fonte de manter sua identidade sob sigilo. Considere que um assessor de imprensa de um órgão público condicionou o agendamento de uma entrevista exclusiva de um agente público à obtenção do nome da fonte da informação apurada com exclusividade pelo jornalista no exercício de sua profissão.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a conduta desse assessor de imprensa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q974988 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A divulgação de informações internas de um órgão do Poder Judiciário gerou uma reportagem polêmica, provocando uma crise com a imprensa. A presidência do órgão, junto com a assessoria de imprensa, decidiu não conceder nenhuma entrevista sobre o caso e emitir uma nota com o ponto de vista oficial. Essa atitude está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q974978 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Integrada é uma ferramenta que auxilia nas políticas de transparência e diálogo do Poder Judiciário com a sociedade brasileira, como no caso do TJ-BA. O termo “ ntegrada", nesse contexto, significa que um dos objetivos principais da comunicação é o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1035033 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir:

“Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Esse princípio básico da gestão de crise, mesmo repetido, ainda continua esquecido por muitas organizações” (FORNI, 2018)
Nesse contexto, avalie as seguintes afirmativas

I. A crise é notícia, porque preenche os requisitos básicos do conceito de notícia: é um fato grave, inusitado, que afeta a vida das pessoas ou o interesse da sociedade.

II. A organização não deve entrar em conflito com os veículos de mídia porque estes noticiaram a crise, mas sim ter uma estratégia, mensagens-chave e bons porta-vozes para explicála.

III. A mídia motiva a ocorrência de eventos negativos na organização, que não tem qualquer responsabilidade sobre como os efeitos dessa crise serão comunicados à opinião pública.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q974980 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia reuniram-se para desenvolver o planejamento de Comunicação dos próximos cinco anos. Decidiu-se por uma pesquisa para levantar o percentual da população do estado que conhece os procedimentos para a abertura de um processo judicial. A assessoria de comunicação do Tribunal apresentou a proposta para a realização de diversos focus groups (discussão em grupo). Para o caso em questão, essa metodologia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1028189 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

As transformações no ecossistema informativo envolvendo as assessorias de imprensa e o jornalismo trazem desafios para o relacionamento entre assessores e públicos de interesse. Entre os novos desafios, destaca-se o fato de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q974981 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O uso excessivo da linguagem técnica (chamada informalmente de “juridiqu s”) por parte de juízes e desembargadores é um dos grandes desafios para a assessoria de imprensa dos órgãos públicos do Poder Judiciário. Para garantir que os jornalistas da mídia não especializada em Direito compreendam o que é falado pelos magistrados nas reportagens, o assessor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1054147 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Para que um release seja bem feito e aproveitado pelos veículos de comunicação, ele deverá ser escrito em linguagem jornalística e seguir critérios da área. Deve ser apenas uma sugestão de pauta e não publicado da forma como foi enviado. No entanto, isso ocorre com uma certa frequência, especialmente em redações menores com uma equipe enxuta de profissionais. Independentemente do formato do release, ele precisa seguir uma série de critérios jornalísticos, como apresentar uma novidade, ter interesse público, informações e fontes com credibilidade, além de se adequar ao meio para o qual foi enviado. Se puder ser exclusivo, melhor. Sobre as boas práticas de produção de release, é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1050484 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre a importância da assessoria de comunicação nas organizações.

É grande o risco de exposição negativa quando uma organização toma decisões sem o olhar da comunicação. Tem graves consequências atropelar o impacto simbólico, a receptividade por parte do público e resistências de grupos sociais. Entenda-se: a chamada “área de comunicação” pode até ser vencida nos debates internos (o que ocorre algumas vezes), mas jamais ignorada. Para dar efetiva contribuição técnica e teórica, precisa participar das esferas do poder existentes dentro das organizações. Alijada ou sem acesso aos espaços internos de decisão, a assessoria de comunicação perde sua efetividade. E a empresa fica privada de uma análise que dimensiona percepções externas, riscos e oportunidades.

(FARIA in DUARTE, 2018)

Diante desse contexto, espera-se que as assessorias de comunicação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q900243 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Considerar a seguinte situação hipotética: uma empresa alimentícia foi denunciada por contaminação em seus produtos, causando danos à saúde dos clientes. O caso foi levado à imprensa e teve grande projeção. Qual é a primeira coisa que uma assessoria de comunicação deve fazer em caso de crises de imagem, como na situação descrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1050483 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto de Carlos Chaparro por ocasião dos 100 anos da atividade de Assessoria de Imprensa.

A questão das relações entre as organizações e a imprensa não é nova. Como tema e problema, é até coisa velha, já secular. Na verdade, se nos identificarmos como profissionais ou estudiosos da comunicação chamada empresarial, institucional ou organizacional, somos mais ou menos herdeiros de um jornalista americano, que em 1906, inventou a atividade especializada a que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação. Com um bem-sucedido projeto profissional de relações com a imprensa, a serviço de um cliente poderoso, ele conquistou, por direito e mérito, na história moderna da comunicação social, o título de fundador das relações públicas, berço da assessoria de imprensa. Ou vice-versa.

(CHAPARRO in DUARTE, 2018, adaptado)

O jornalista fundador das relações públicas e o cliente poderoso citados no texto são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1055106 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. ( ) O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos. ( ) A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes. ( ) A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1003893 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, EBSERH, FGV, 2024

O release é um instrumento usado pelas assessorias de imprensa. Ele pode ser como o conteúdo informativo destinado aos jornalistas para servir de sugestão de pauta, mas muitas vezes é veiculado completa ou parcialmente sem custo para o emissor (DUARTE, 2018).

Nesse contexto, o texto do release deve ter as seguintes características, a exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1055097 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre a relação do assessor de imprensa e o gestor de uma instituição assessorada, em entrevistas com veículos de comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I. O assessor é o responsável pelos contatos e a organização de todos os detalhes para a realização de entrevistas com a imprensa, mas, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem deve ter autonomia e iniciativa para atender os jornalistas, mesmo diante de perguntas mais embaraçosas. II. O assessorado deve ir para a entrevista com um discurso preparado. Deve fazer notas breves, que sirvam como um roteiro, para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de declamação, para persuadir a imprensa. III. O jornalista de A.I. (Assessoria de Imprensa) deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa e como se portar durante as entrevistas. As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral até dicas de como se comportar diante de um microfone. IV. Nas entrevistas coletivas, nunca é indicada a distribuição de brindes para os jornalistas, já que podem se sentir comprados e isso influenciar negativamente na divulgação das informações.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q991164 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Para que a comunicação integrada atinja a eficácia é necessário principalmente o conhecimento de cada habilitação por parte dos profissionais. É preciso também, respeito, pois só assim cada um terá liberdade para opinar e compartilhar as funções exercidas pelos demais profissionais envolvidos. Nesse sentido, o jornalista atua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q967267 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

O GPR (Gross Rating Points) “é uma técnica da mídia que permite medir com segurança qual o total do público- alvo que estamos atingindo e com que freqüência isto se verifica” (SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prátia. São Paulo: Ploneira Thomson Learning, 2005, p.221)
Considerando-se um anúncio que obteve 40% de audiência na primeira inserção, 50% na segunda e 30% na terceira, a contagem de GRPs é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.