Questões de Concursos Assessoria de Comunicação no Jornalismo

Resolva questões de Assessoria de Comunicação no Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1050480 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Segundo Nilson Lage, “notícias podem motivar reportagens (...). Isso não significa que toda reportagem tenha um gancho, ou seja, decorra de uma notícia”.
Nesse contexto, as pautas de reportagens para jornais impressos caracterizam-se pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1050483 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto de Carlos Chaparro por ocasião dos 100 anos da atividade de Assessoria de Imprensa.

A questão das relações entre as organizações e a imprensa não é nova. Como tema e problema, é até coisa velha, já secular. Na verdade, se nos identificarmos como profissionais ou estudiosos da comunicação chamada empresarial, institucional ou organizacional, somos mais ou menos herdeiros de um jornalista americano, que em 1906, inventou a atividade especializada a que hoje chamamos de assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação. Com um bem-sucedido projeto profissional de relações com a imprensa, a serviço de um cliente poderoso, ele conquistou, por direito e mérito, na história moderna da comunicação social, o título de fundador das relações públicas, berço da assessoria de imprensa. Ou vice-versa.

(CHAPARRO in DUARTE, 2018, adaptado)

O jornalista fundador das relações públicas e o cliente poderoso citados no texto são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1050484 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre a importância da assessoria de comunicação nas organizações.

É grande o risco de exposição negativa quando uma organização toma decisões sem o olhar da comunicação. Tem graves consequências atropelar o impacto simbólico, a receptividade por parte do público e resistências de grupos sociais. Entenda-se: a chamada “área de comunicação” pode até ser vencida nos debates internos (o que ocorre algumas vezes), mas jamais ignorada. Para dar efetiva contribuição técnica e teórica, precisa participar das esferas do poder existentes dentro das organizações. Alijada ou sem acesso aos espaços internos de decisão, a assessoria de comunicação perde sua efetividade. E a empresa fica privada de uma análise que dimensiona percepções externas, riscos e oportunidades.

(FARIA in DUARTE, 2018)

Diante desse contexto, espera-se que as assessorias de comunicação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1003893 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Grupo Comunicação Jornalista Publicidade e Propaganda Relações Públicas, EBSERH, FGV, 2024

O release é um instrumento usado pelas assessorias de imprensa. Ele pode ser como o conteúdo informativo destinado aos jornalistas para servir de sugestão de pauta, mas muitas vezes é veiculado completa ou parcialmente sem custo para o emissor (DUARTE, 2018).

Nesse contexto, o texto do release deve ter as seguintes características, a exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1060238 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto a seguir sobre as rotinas de uma assessoria de comunicação nos anos 1990.

Quando algo negativo acontecia - casos como acidentes de trabalho ou suposto envolvimento de donos ou executivos em ilegalidades -, respondia-se algo evasivo e apenas se houvesse o “vazamento” da informação ou se algum repórter descobrisse. Pensar em tomar a iniciativa para comunicar à opinião pública não era algo que passava pela cabeça da maioria dos executivos e seus assessores.

(CECATO, Valdete, 2011)

Hoje, a passividade dos executivos e de seus assessores de comunicação em situações de crise
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q900243 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Considerar a seguinte situação hipotética: uma empresa alimentícia foi denunciada por contaminação em seus produtos, causando danos à saúde dos clientes. O caso foi levado à imprensa e teve grande projeção. Qual é a primeira coisa que uma assessoria de comunicação deve fazer em caso de crises de imagem, como na situação descrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1037215 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A capacitação, através de ações de media training, é fundamental para comunicação organizacional. Nesse processo, espera-se que, a partir desse treinamento, seja possível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1037216 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Avalie a seguinte situação:
A assessoria de imprensa entrou em contato com determinado jornalista e apresentou-lhe uma proposta de pauta, garantindo a exclusividade sobre o tema, mas informou que essa pauta está sob embargo.
Isso quer dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q906161 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Considere o texto sobre relacionamento e atendimento à imprensa.
Não dispare um interrogatório quando atender o jornalista. Para encaminhar o pedido de informação que ele lhe fez, você precisa saber dados elementares, como qual é a pauta, foco da matéria, se outras instituições estão sendo consultadas e outras questões pertinentes.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa. Como se relacionar com a mídia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 14.

Com base no tema abordado no texto, o assessor de imprensa deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q906162 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O direito à informação, comparado a uma via de mão dupla de informar e de ser informado, pode ser desafiado pela imposição ou necessidade da fonte de manter sua identidade sob sigilo. Considere que um assessor de imprensa de um órgão público condicionou o agendamento de uma entrevista exclusiva de um agente público à obtenção do nome da fonte da informação apurada com exclusividade pelo jornalista no exercício de sua profissão.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a conduta desse assessor de imprensa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q906164 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Um assessor recebeu a tarefa de elaborar um fôlder em papel para ser distribuído em evento incentivado pelo BNDES ao lado de outros parceiros.
Considerando-se que a escolha do suporte dos impressos é essencial para o resultado comunicacional que se pretende atingir, esse assessor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q906165 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

A compreensão dos aspectos psicológicos relacionados à influência das cores é fundamental para uma boa comunicação. As cores têm um impacto profundo nas emoções das pessoas, influenciando a forma como elas experimentam ambientes e produtos, além de influenciar o modo como as mensagens são percebidas e interpretadas.
Para elaborar uma página que transmita leveza e amplie a superfície do suporte, o assessor de comunicação responsável pelo projeto deve atentar para as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q895179 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Bacharel em Comunicação Social, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

É o levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação e que interessam ao assessorado, as quais são organizadas a partir de leitura, acompanhamento e seleção. O trecho refere-se ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1036404 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Para Jorge Duarte, em gestão de mídias sociais na assessoria de imprensa, “monitoramento é o novo clipping”; por esse motivo, o monitoramento deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q943670 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Uma conhecida rede social esteve no centro de um acirrado debate político global causado pelo vazamento de dados de 50 milhões de usuários norte-americanos, supostamente usados por uma empresa de consultoria para afinar com perfis psicológicos as estratégias de atração de voto de uma campanha eleitoral, em 2016. Alguns países e políticos, onde essa rede é investigada, exigiram explicações de seu criador e dono.
Considerando-se esse contexto e o gerenciamento de crise em redes sociais em casos de vazamento de dados, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q944992 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

O gerenciamento de crise é uma ação crucial para a comunicação de qualquer empresa. Em caráter preventivo ou corretivo, é preciso antecipar cenários e criar medidas que devem ser adotadas caso ocorra uma crise ou para minimizar seu impacto. Quando um fato ou notícia negativa cai na mídia, podendo ameaçar a reputação ou até mesmo o funcionamento de uma instituição, o profissional de jornalismo que atua na assessoria de imprensa da empresa deve agir em várias frentes e fazer o possível para preservar e positivar a imagem de seu cliente.
Considerando este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em momentos de crise, cabe ao assessor de imprensa agir para preservar e positivar a imagem da empresa em que atua, mesmo que seja necessário, ao se pronunciar, ocultar da imprensa informações sobre determinado tema.
PORQUE
II. Diferentemente dos jornalistas que trabalham em redações, o jornalista que atua em assessoria de imprensa deve defender o interesse da empresa, e não o interesse público.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q991162 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Para que o seu house organ seja lido, além de tratar de temas de interesse, é preciso dar a eles a abordagem adequada. A diferença entre as empresas que atingem o público e aquelas que falam para as paredes pode estar em cinco atitudes aplicadas ao house organ. Uma atitude oportuna, pode ser caracterizada pela seguinte afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q991164 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Para que a comunicação integrada atinja a eficácia é necessário principalmente o conhecimento de cada habilitação por parte dos profissionais. É preciso também, respeito, pois só assim cada um terá liberdade para opinar e compartilhar as funções exercidas pelos demais profissionais envolvidos. Nesse sentido, o jornalista atua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q843077 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O release produzido pela assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q843898 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere a notícia a seguir:

Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014

SÃO PAULO ? A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)

As denúncias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.