Questões de Concursos Assessoria de Comunicação no Jornalismo

Resolva questões de Assessoria de Comunicação no Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q839845 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Os assessores de imprensa são os responsáveis pela divulgação e pelo convite aos veículos de comunicação para participarem de uma entrevista coletiva. Na realização dessa ação, os profissionais enviam um press release com as informações do evento. Feita essa etapa, para que seja confirmado o recebimento do material, deverá ser feito um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q844463 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. A redação das notícias no house organ segue critérios que também são adotados na indústria jornalística como novidade, significância e proximidade.

PORQUE

II. O house organ deve tratar de temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos e não ser um mero depósito de elogios às organizações e às chefias.

(Adaptado de BUENO, Wilson da Costa. Afinal de contas, o que é um house-organ? Disponível em http://www.rp-bahia.com.br/ Acesso em 15 out. 19)

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1006521 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Considere a seguinte hipótese: Uma notícia negativa sobre a instituição foi veiculada pela mídia, criando um clima de insatisfação entre os stakeholders e os clientes. Analisando a situação, a Diretoria reconhece que houve um erro e cria um gabinete de crise para impedir que o prejuízo ao conceito da instituição seja ampliado.
Conforme orientação dos especialistas em media training, o responsável pelo contato com a imprensa deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q845524 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

As informações de uma campanha encaminhadas à imprensa devem ser enviadas em um release, que terá que seguir os parâmetros de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q846568 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

Para apresentar ao público um personagem ainda pouco conhecido, porém de grande relevância para sociedade, deve-se preferir o uso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q993376 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Os Estados Unidos é considerado o país pioneiro no exercício de assessoria de imprensa, pois, em 1906, um jornalista que atuava em Nova Iorque decidiu abandonar o ofício para abrir o primeiro escritório de Relações Públicas de que se tem notícia. O profissional havia sido contratado pelo empresário John Rockfeller para recuperar sua credibilidade e imagem que estavam desgastadas devido ao tratamento inadequado dispensado aos grevistas de suas empresas e as acusações de monopólio no setor de combustíveis. Quem é esse jornalista precursor na assessoria de imprensa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q993379 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O IBGE se prepara para divulgar o Rendimento Domiciliar per capita (RDPC) e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional (CDR) referentes ao ano de 2018 para as Regiões Norte, Nordeste e CentroOeste. Os dados foram obtidos com base nas informações obtidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Para que essa pesquisa, obtenha bons índices de mídia espontânea, ou seja, publicações gratuitas pelos veículos de comunicação, é necessário que o assessor de imprensa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q993380 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das funções desenvolvidas pela assessoria de imprensa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q993386 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

Devido às mudanças trazidas pelo ambiente digital, o jornalista precisa aprimorar algumas rotinas tradicionais do trabalho. Considerando as novas formas de comunicação provenientes do avanço tecnológico e a atuação do assessor de imprensa na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1055097 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre a relação do assessor de imprensa e o gestor de uma instituição assessorada, em entrevistas com veículos de comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I. O assessor é o responsável pelos contatos e a organização de todos os detalhes para a realização de entrevistas com a imprensa, mas, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem deve ter autonomia e iniciativa para atender os jornalistas, mesmo diante de perguntas mais embaraçosas. II. O assessorado deve ir para a entrevista com um discurso preparado. Deve fazer notas breves, que sirvam como um roteiro, para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de declamação, para persuadir a imprensa. III. O jornalista de A.I. (Assessoria de Imprensa) deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa e como se portar durante as entrevistas. As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral até dicas de como se comportar diante de um microfone. IV. Nas entrevistas coletivas, nunca é indicada a distribuição de brindes para os jornalistas, já que podem se sentir comprados e isso influenciar negativamente na divulgação das informações.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1055101 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

“Tradicional ferramenta produzida pela assessoria de imprensa; tornou-se um importante material de divulgação das instituições. É escrito com critérios e linguagem essencialmente jornalísticos. Na maioria das vezes é direcionado aos veículos de comunicação como sugestão de pauta.” Trata-se da seguinte ferramenta jornalística:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1055106 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. ( ) O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos. ( ) A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes. ( ) A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1055110 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

São funções e serviços típicos de um Jornalista assessor de imprensa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1049781 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.

O trabalho de assessoria de imprensa não se restringe apenas à utilização dos instrumentos de press release, coletiva de imprensa, mailing list e clipping, outros instrumentos também são utilizados, tais como pesquisa de marca e apuração de resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q974978 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A Comunicação Integrada é uma ferramenta que auxilia nas políticas de transparência e diálogo do Poder Judiciário com a sociedade brasileira, como no caso do TJ-BA. O termo “ ntegrada", nesse contexto, significa que um dos objetivos principais da comunicação é o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q974980 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia reuniram-se para desenvolver o planejamento de Comunicação dos próximos cinco anos. Decidiu-se por uma pesquisa para levantar o percentual da população do estado que conhece os procedimentos para a abertura de um processo judicial. A assessoria de comunicação do Tribunal apresentou a proposta para a realização de diversos focus groups (discussão em grupo). Para o caso em questão, essa metodologia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q974981 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

O uso excessivo da linguagem técnica (chamada informalmente de “juridiqu s”) por parte de juízes e desembargadores é um dos grandes desafios para a assessoria de imprensa dos órgãos públicos do Poder Judiciário. Para garantir que os jornalistas da mídia não especializada em Direito compreendam o que é falado pelos magistrados nas reportagens, o assessor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q974984 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

A direção de um órgão público publicou uma norma determinando a substituição de termos em inglês para a língua portuguesa. A assessoria de Comunicação Institucional finalizava um manual para o público interno sobre as políticas e os procedimentos para o relacionamento com os stakeholders. Para se adequar à nova norma, o melhor termo para tradução de stakeholder é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q974985 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

As entrevistas off the record para jornalistas são utilizadas em situações especiais, pelas assessorias de imprensa. No caso do Poder Judiciário, que apresenta particularidades não encontradas em empresas privadas e mesmo em muitos órgãos públicos, essa prática deve ser utilizada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q974986 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Comunicação com Habilitação em Jornalismo, TJBA, FGV

Um veículo impresso publica reportagem crítica sobre um órgão público. O repórter do veículo pede uma entrevista com um dirigente do órgão sobre a posição oficial. A entrevista provavelmente abordará temas polêmicos e necessitará de uma linguagem técnica para explicar mal-entendidos. Para o assessor de imprensa, a modalidade ideal para essa situação é a entrevista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.