Questões de Concursos Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

Resolva questões de Assistência Farmacêutica e Saúde Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q840270 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Centenário do Sul PR Farmaucêutico, FAUEL, 2020

A profissão farmacêutica sofreu grandes transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento e mecanização da indústria farmacêutica. Diante desta condição tecnológica mais avançada, o farmacêutico passou a exercer novas atividades, dentre essas, resultou a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia. Das afirmativas apresentadas abaixo em relação a Assistência e Atenção farmacêutica, assinale a CORRETA.
I. Assistência Farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, dentre outras. II. Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. III. As ações de Assistência Farmacêutica envolvem aqueles referentes à Atenção Farmacêutica, considerada como um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica e compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. IV. Atenção farmacêutica é a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. V. É um componente da Atenção Farmacêutica e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q840495 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Santo Augusto RS Farmacêutico, FUNDATEC, 2020

Assinale a alternativa que tem como objetivos a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q841216 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Coronel Freitas SC Farmacêutico, FEPESE, 2020

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica define “Assistência Farmacêutica” como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q839866 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Farmacêutico, FURB, 2020

No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças e/ou de agravos são classificados em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os componentes e suas características:

Primeira coluna:

1- Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)

2- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

3- Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)

Segunda coluna:

( ) Medicamentos e insumos para o tratamento dos principais problemas de saúde e programas da atenção primária. O acesso aos medicamentos geralmente se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.

( ) Acesso equitativo a medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, de importância epidemiológica e impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis.

( ) O acesso aos medicamentos deve obedecer a critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. O processo de solicitação dos medicamentos é iniciado pelo usuário, ou seu responsável, e o processo se dá, via de regra, através das farmácias das regionais de saúde do estado.

Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q846350 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Almoxarifado, ABCP, 2020

São fontes de dados clínicos, necessárias, para quem atua em serviços de dispensação de medicamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q846434 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Farmacêutico, FURB, 2020

Em relação à infecção hospitalar, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) É considerada infecção hospitalar mesmo se manifestada após a alta, quando relacionada aos procedimentos da assistência hospitalar.

( ) A comissão responsável pelo controle de infecção hospitalar é a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT).

( ) Infecções hospitalares são diretamente relacionadas ao aumento no tempo de permanência no internamento, bem como são responsáveis pela morbimortalidade intra-hospitalar.

( ) A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q842100 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Santo Augusto RS Farmacêutico, FUNDATEC, 2020

O ciclo da Assistência Farmacêutica é formado por determinadas atividades, sendo assim, analise as assertivas abaixo: I. Seleção: Atividade que tem como objetivo garantir a disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender as necessidades da população. II. Programação: E? a atividade responsável pelo estabelecimento da relação de medicamentos, sendo uma medida decisiva para assegurar o acesso aos mesmos. III. Aquisição: conjunto de procedimentos pelos quais se efetua o processo de compra dos medicamentos estabelecidos pela programação, com o objetivo de disponibilizar os mesmos em quantidade, qualidade e menor custo/efetividade, visando manter a regularidade e funcionamento do sistema. IV. Armazenamento e distribuição: conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem as atividades de recebimento, estocagem, segurança e conservação dos medicamentos, bem como o controle de estoque. V. Dispensação: tem como objetivo garantir a entrega do medicamento correto ao usuário, na dosagem e quantidade prescrita, com instruções suficientes para seu uso correto e seu acondicionamento, de modo a assegurar a qualidade do produto.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q833836 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Ermo SC Farmacêutico, PS Concursos, 2021

Vários fatores envolvem a utilização e a segurança de um medicamento, desde a aquisição, armazenamento, prescrição, transcrição, validação, dispensação, preparação, administração, uso pelo paciente que representam cerca de 30% dos danos causados aos pacientes durante a hospitalização e a adesão ao tratamento. Para dispensação segura de medicamentos deve-se seguir os seguintes procedimentos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q846309 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Barão de Cocais MG Farmacêutico, Gestão de Concursos, 2020

As ações de assistência farmacêutica são de responsabilidade das três esferas de governo.
A esfera municipal não é responsável pela seguinte ação de assistência farmacêutica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q840213 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmacêutico, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A administração enteral, ou administração pela boca, é considerada um modo seguro, comum, conveniente e econômico de administrar os fármacos. O fármaco pode ser deglutido, por via oral, ou pode ser colocado sob a língua (sublingual) ou entre a bochecha e a gengiva (bucal), facilitando a absorção direta na circulação sanguínea.

II. É responsabilidade dos serviços farmacêuticos hospitalares a gestão dos medicamentos experimentais e dos dispositivos utilizados para a sua administração, bem como os demais medicamentos já autorizados, eventualmente necessários ou complementares à realização dos ensaios.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q835432 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Palhoça SC Farmacêutico, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q843618 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Farmacêutico, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A via de administração é determinada, primariamente, pelas propriedades do fármaco (p. ex., hidro ou lipossolubilidade, ionização) e pelos objetivos terapêuticos (p. ex., necessidade de um início rápido de ação, necessidade de tratamento por longo tempo ou restrição de acesso a um local específico). As vias principais de administração de fármacos incluem a enteral, a parenteral e a tópica, entre outras.

II. Prescrição, segundo a Política Nacional de Medicamentos, é o ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente sem a respectiva posologia.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q840076 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Estância Velha RS Farmacêutico, FUNDATEC, 2020

Sobre a programação utilizando o método de oferta de serviços, analise as assertivas abaixo:
I. Pode ser aplicado para doenças que não possuem serviço de registro e acompanhamento de usuários, sendo dependente dessas informações.
II. Tem como desvantagem que a estimativa pode ser subestimada, dependendo do grau de cobertura do serviço.
III. Pode ser útil para as patologias hipertensão e diabetes melito.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q841901 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Farmacêutico, FURB, 2020

O Uso Racional de Medicamentos (URM), segundo a Organização Mundial de Saúde, parte do princípio que o paciente receba o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas, para um adequado período de tempo e a um baixo custo para ele e sua comunidade. Isso posto, analise as ações pertinentes ao profissional farmacêutico em relação à promoção do URM e identifique as corretas:

I- Reforçar as informações contidas na prescrição médica: posologia, período de tratamento, ingestão do medicamento, após alimentação ou em jejum, etc.

II- Esclarecer ao paciente que o desaparecimento dos sintomas não significa a cura da doença, bem como reafirmar que a interrupção do tratamento antes do prazo pode agravar a doença.

III- Orientar o devido descarte do medicamento após o término do tratamento. Medicamentos sólidos (cápsulas, comprimidos) devem ser descartados no lixo comum, medicamentos líquidos (suspensões, soluções) devem ser descartados na pia ou vaso sanitário.

IV- Orientar idosos polimedicados a unificar o horário da tomada de todos os medicamentos, de modo a facilitar a rotina e diminuir a chance de esquecimento.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q842486 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de São Francisco MG Farmacêutico, COTEC, 2020

Nos últimos anos têm surgido várias infecções humanas até então desconhecidas, bem como a reemergência de outras que, ao longo dos anos, haviam sido controladas. O problema das viroses emergentes e reemergentes é complexo, porém pode-se reconhecer que, em sua maioria, essas viroses são desencadeadas por atividades humanas, as quais modificam o meio ambiente, em especial pela pressão demográfica. Por outro lado se reconhece, em nível mundial, uma visível decadência dos sistemas de saúde, fruto da elevada demanda e dos custos crescentes da assistência médica, que vem a absorver grande parte dos recursos, antes destinados às áreas de prevenção e controle de agravos. Diante do surgimento dessas viroses emergentes/reemergentes, ao lado de várias outras doenças não-virais, como a cólera, salmoneloses, leptoespirose, o resurgimento da tuberculose, bem como o surgimento de resistência a drogas de vários agentes bacterianos, formou-se um sentido de alerta e de necessidade de uma avaliação em nível internacional. Diversos grupos levantaram os problemas causados por essas doenças, em particular a Organização Mundial de Saúde e as Nações Unidas com suas estruturas afiliadas, o Instituto Nacional de Saúde, Academias de Ciência de vários países, Instituto Pasteur e seus afiliados no mundo, entre inúmeras outras entidades. [Tem uma fonte abaixo. Corrijo o texto normalmente? Coloco entre aspas duplas?
Fonte: SCHATZMAYR, H. G. Doenças emergentes e reemergentes. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biossegurancahospitalar/dados/material2.htm. Acesso em 11 fev. 2020.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo, motivadas pelas discussões sobre o tema abordado, geradas de vários documentos onde se apontam grandes linhas de atuação a serem implementadas no mundo para conter as doenças emergentes/reemergentes:
I - Vigilância: descobrir, investigar rapidamente e acompanhar patógenos emergentes, as doenças que causam e os fatores envolvidos no surgimento do quadro. II - Pesquisa Aplicada: integrar os laboratórios e a epidemiologia para apoio à saúde pública em prol do desenvolvimento de técnicas de diagnósticos eficazes. III - Prevenção e Controle: estimular a comunicação e a circulação de informações sobre as doenças emergentes e assegurar a implementação de estratégias de prevenção. IV - Infraestrutura: fortificar a infraestrutura de saúde pública e rede hospitalar nos níveis local, estadual e federal, para permitir o estabelecimento da vigilância e a implementação dos programas de prevenção e controle.
Constituem medidas necessárias para o controle global das viroses emergentes/reemergentes, as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q832012 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Jacinto Machado SC Farmacêutico, PS Concursos, 2021

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário precisa, primeiramente, ser atendido por algum médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazer todos os procedimentos, exames, e esclarecer a doença e o tratamento. Os medicamentos do SUS estão divididos por blocos de financiamento da assistência farmacêutica, sendo de responsabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q832348 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Ermo SC Farmacêutico, PS Concursos, 2021

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário precisa, primeiramente, ser atendido por algum médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazer todos os procedimentos, exames, e esclarecer a doença e o tratamento. Os medicamentos do SUS estão divididos por blocos de financiamento da assistência farmacêutica, sendo de responsabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q845096 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Barão de Cocais MG Farmacêutico, Gestão de Concursos, 2020

Com relação à gestão clínica do medicamento, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q841530 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Capim PB Auxiliar de Farmácia, FACET Concursos, 2020

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS; Resolução nº 338/2004) a Assistência Farmacêutica “trata-se de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional”. Marque a alternativa que NÃO corresponde ao ciclo da assistência farmacêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q846709 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmacêutico, SES DF, IADES, 2020

A nutrição parenteral total consiste na administração de todos os nutrientes necessários à sobrevida por via endovenosa. O preparo utiliza procedimentos padronizados e validados, assegurando-se a qualidade até a administração no paciente. 

Considerando a terapia nutricional e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

A nutrição parenteral e a enteral podem ser utilizadas em todos os pacientes hospitalizados, sem contraindicação, por serem fisiológicas e estéreis.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.