Questões de Concursos: Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q22415 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.
Para uma ferida em processo de cicatrização normal, o curativo tem a função primária de facilitar a absorção e a drenagem.

32 Q167107 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Analise os itens abaixo e indique (V) para os itens verdadeiros e (F) para os itens falsos, assinalando a alternativa correta.
I – O curativo com pomada enzimática age degradando o colágeno nativo da ferida e é indicado para feridas com tecido desvitalizado.
II – Curativos com Ácidos Graxos Essenciais (AGE) promovem a quimiotaxia e a angiogênese, mantêm o meio úmido e aceleram o processo de granulação tecidual.
III – Curativos com Carvão Ativado são indicados para feridas limpas e lesões de queimaduras. IV – O período de troca de curativo com pomada enzimática é a cada 3 dias.
V – Para incisões cirúrgicas, a oclusão será de 12 a 24 horas, mantendo o curativo úmido.

33 Q58849 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, acerca do registro da evolução de feridas.

O formulário de registro da evolução de feridas deve seguir o modelo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

35 Q58857 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à fisiologia da cicatrização, julgue o item subsecutivo.

Para se observar aumento do tecido de granulação, é suficiente a atuação de citocinas com atividades quimiotáticas e mitogênicas.

37 Q839936 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Coronel Freitas SC Enfermeiro, FEPESE, 2020

Feridas são definidas como a perda da solução de continuidade do tegumento, representadas não apenas pela ruptura da pele e do tecido celular subcutâneo, mas também, em alguns casos por lesões em músculos, tendões e ossos. Podem ser classificadas quanto à etiologia, complexidade e ao tempo de evolução.
Acerca do tratamento de feridas, é correto afirmar:

38 Q58867 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Existem coberturas impermeáveis à água e às bactérias que isolam o leito da ferida do meio externo, evitam o ressecamento, a perda de calor e mantêm um ambiente úmido ideal para a migração de células. São indicadas para feridas com pouca ou moderada exsudação. Trata-se de:

39 Q845270 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Passagem PB Enfermeiro Plantonista, EDUCA, 2020

Úlceras por pressão (úlcera de decúbito) Uma ferida por pressão significa um dano ao tecido ou à pele que ocorre quando há uma diminuição da circulação sanguínea provocada pela pressão aplicada a uma área específica. Inicialmente, é possível observar uma ligeira vermelhidão na área afetada.
Sobre a Úlceras por pressão (úlcera de decúbito), analise os itens:
I. O tecido subjacente morre devido à deficiência de irrigação sanguínea. Podem ser afetadas várias camadas de pele, músculos e ossos. II. A região do sacro, os calcanhares, os cotovelos e as omoplatas são áreas consideradas de risco elevado. III. De acordo com a extensão, os danos aos tecidos estendem-se através de todas as camadas superficiais da pele, tecido adiposo, diretamente e incluindo o músculo. A úlcera tem o aspecto de uma cratera profunda. IV. Os danos podem incluir a destruição de estruturas de tecidos moles e osso ou de estruturas de articulações. V. Qualquer pessoa pode desenvolver uma ferida de pressão, mas os doentes idosos, acamados, paralisados e desnutridos correm um risco mais elevado.
Estão CORRETAS:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.