Questões de Concursos: Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q843434 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Enfermeiro Policlínico, EDUCA, 2020

Lesão por pressão, ferida por pressão, úlcera de decúbito e escara são termos usados para descrever a integridade cutânea prejudicada relacionada com a pressão não aliviada e prolongada. A terminologia mais atual é lesão por pressão, que é consistente com as recomendações das diretrizes sobre úlcera por pressão escritas pela Wound, Ostomy and Continence Nurses Society.
De acordo com a classificação das Lesões por Pressão, analise as afirmativas a seguir:
I. No Estágio II ocorre a perda da espessura total do tecido, a gordura subcutânea pode ser visível; porém o osso, o tendão e o músculo não são expostos. Pode haver esfacelo, mas não obscurece a profundidade da perda tecidual. Isso pode incluir a enfraquecer e encapsular. A profundidade de uma úlcera por pressão de categoria/estágio II varia pela localização anatômica. II. No Estágio I a pele intacta apresenta vermelhidão não branqueável de uma área localizada, normalmente sobre uma proeminência óssea. Descoloração da pele, calor, edema, dureza ou dor também podem estar presentes. A pele com pigmentação escura pode não ter o branqueamento visível, mas sua coloração pode ser diferente da área circundante. III. No Estágio III ocorre a perda parcial da espessura da derme apresenta-se como uma úlcera superficial e aberta com um leito da ferida vermelho-róseo sem esfacelo. Também pode apresentar-se como uma bolha cheia de soro ou de secreção serossanguínea, intacta ou aberta/rompida. Apresenta-se como uma úlcera superficial brilhante ou seca sem esfacelo ou hematoma IV. No Estágio IV a profundidade da lesão por pressão é desconhecida. Entretanto, a lesão do tecido profundo está em uma área localizada roxa ou marrom da pele intacta descolorida ou uma bolha cheia de sangue causada por uma lesão do tecido mole subjacente causada por pressão e/ou cisalhamento. A área pode ser precedida pelo tecido que está dolorida, firme, mole, pantanosa, mais quente ou mais fria em comparação ao tecido adjacente.
Está(ão) CORRETA(S):

52 Q656997 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, FADESP, 2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária elaborou Nota Técnica - GVIMS/GGT nº 03/2017 sobre Práticas seguras para prevenção de Lesão por Pressão em serviços de saúde. Dentre tais práticas, que agregam ações e registros em prontuário, estão as seguintes:

53 Q58850 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, acerca de curativos e coberturas em feridas.

A terapia com pressão negativa tem como principais efeitos o aumento do tecido de granulação e a redução da área da ferida.

54 Q842761 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Abelardo Luz SC Enfermeiro, GSA CONCURSOS, 2020

O Enfermeiro e? um profissional de extrema importa?ncia no tratamento de leso?es.

Sobre as coberturas utilizadas no tratamento de leso?es, e? incorreto afirmar que:

55 Q842158 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Tenório PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Cicatrizes que respondem em excessiva deposição de fibrose, levando algum tempo para se formarem e podem aparecer anos depois da lesão inicial, podendo se apresentarem como variáveis entre pequenas pápulas a grandes tumores pendentes e não se achatam com o passar do tempo.
Diante de tal descrição, qual das alternativas abaixo está CORRETA em relação aos problemas de cicatrização de feridas?

56 Q844911 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Multiprofissional em Saúde da Família Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Durante uma visita domiciliar, a enfermeira detectou que uma senhora idosa, de 88 anos de idade, diabética e acamada, apresentava lesão por pressão (LPP) na região sacral.

No que concerne à lesão por pressão em paciente acamado, julgue o item a seguir.
A LPP estágio 3 é caracterizada por perda da pele na respectiva espessura total.

57 Q843924 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Passagem PB Enfermeiro Plantonista, EDUCA, 2020

A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido á existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas. Existe a possibilidade de infectarem. Muitas vezes observa-se uma inflamação (dermatite) em redor da úlcera de perna venosa.
Sobre as úlceras de perna venosas, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

58 Q844285 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Barão de Cocais MG Enfermeiro ESF, Gestão de Concursos, 2020

Considerando as condutas a serem adotadas pelo enfermeiro em relação ao tratamento e prevenção de feridas, assinale a alternativa correta.

59 Q842679 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Multiprofissional em Saúde da Família Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Durante uma visita domiciliar, a enfermeira detectou que uma senhora idosa, de 88 anos de idade, diabética e acamada, apresentava lesão por pressão (LPP) na região sacral.

No que concerne à lesão por pressão em paciente acamado, julgue o item a seguir.
A LPP é o tipo mais comum dentro do espectro de lesões de pele associadas à umidade.

60 Q844438 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Tenório PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Dentre a Regulação de Atuação do Enfermeiro no Cuidado as Feridas, dentre muitas atribuições estão a avaliação das feridas e execução do curativo em muitos casos de estadiamento da lesão. Em alguns estágios das feridas, há necessidade de Desbridamento.
Leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:
I- Existem o desbridamento autolítico, o desbridamento instrumental conservador, o desbridamento mecânico e o desbridamento químico. II- Desbridamento autolítico se refere ao processo seletivo de remoção da necrose (preservando o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida. III- Desbridamento instrumental conservador pode ser realizado à beira do leito ou em ambulatório, em lesões cuja área de necrose não seja muito extensa, não é necessária analgesia, visto que o tecido necrótico é desprovido de sensação dolorosa. IV- Desbridamento instrumental conservador só poderá ser realizado em Centro Cirúrgico com analgesia e pelo médico. V- Desbridamento Quimico consiste na aplicação de força mecânica diretamente sobre o tecido necrótico e com produto químico corrosivo para queimar a área necrosada e promover a cicatrização do leito.
Em relação ao Desbridamento de Feridas, está CORRETO o que se afirma apenas em:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.