Questões de Concursos Atenção Básica e Saúde da Familia

Resolva questões de Atenção Básica e Saúde da Familia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q142914 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Familia, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às equipes de saúde da família (ESF) e aos núcleos de apoio à saúde da família (NASF), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q212183 | Fisioterapia, Atenção Básica e Saúde da Familia, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

O objeto de estudo da Fisioterapia é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, e o objetivo de trabalho fisioterapêutico é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Para isso, desenvolvem-se ações em diferentes níveis de atenção à saúde, considerandose os princípios éticos e bioéticos envolvidos no tratamento do indivíduo e da coletividade.

Considerando a organização das ações do trabalho do fisioterapeuta em níveis de atenção à saúde, esse profissional deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q59131 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

A portaria nº 2.436/2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB),estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre a PNAB, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q59134 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

De acordo com Figueiredo (2013), a responsabilização compartilhada entre a equipe do NASF e as Equipes de Saúde da Família e de populações específicas garante a essas equipes maior segurança no encaminhamento, com base nos processos de referência e contra referência, e atua no fortalecimento do seu papel de coordenação do cuidado nas redes de Atenção à Saúde. Assim, principalmente pelo aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre os problemas e as necessidades de saúde, esse sistema permite materializar diretamente o princípio do SUS conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q59130 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

Paciente idoso chega à unidade de saúde de atenção primária acompanhado de familiar que refere ter o idoso apresentado, após a caminhada matinal em jejum, um quadro de tremores, sudorese, palidez, taquicardia, tonturas, cefaleia, fraqueza, distúrbios visuais e sinais de confusão mental. Ao avaliar o paciente, o médico observou que ele já estava responsivo, mas ainda se apresentava com palidez e um tanto desorientado.

O quadro indica que o paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q843043 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

A Política Nacional de Atenção Básica tem como uma de suas diretrizes a participação da comunidade na saúde. Ao encontro disso, a Carta Magna, em seu Art. 1º, Parágrafo Único, diz: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição” (BRASIL, 1988). Nesse sentido, a participação da comunidade na saúde é considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q59127 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

A permissão de entrada em uma casa representa algo muito significativo, que envolve confiança no ACS e merece todo o respeito. É o que poderia ser chamado de “procedimento de alta complexidade” ou pelo menos de “alta delicadeza”. Sobre as visitas domiciliares analise os itens abaixo:

I. A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. Ao entrar na casa de uma família, você entra não somente no espaço físico, mas em tudo o que esse espaço representa. Nessa casa vive uma família, com seus códigos de sobrevivência, suas crenças, sua cultura e sua própria história.
II. A sensibilidade/capacidade de compreender o momento certo e a maneira adequada de se aproximar e estabelecer uma relação de confiança é uma das habilidades mais importantes do ACS. Isso lhe ajudará a construir o vínculo necessário ao desenvolvimento das ações de promoção, prevenção, controle, cura e recuperação.
III. Em se tratando de separar o lado pessoal do profissional e os limites da relação ACS/família, isso pode determinar ou reorganizar seu processo de trabalho e a forma como se vincula à família. Recomenda-se que o ACS estabeleça um bom vínculo com a família e saiba que a sua relação pessoal e seu papel como agente comunitário de saúde devem ser a mesma coisa, se misturar, para melhor se internalizar nos problemas da família a ser acompanhada.
IV. O ACS, na sua função de orientar, monitorar, esclarecer e ouvir, passa a exercer também o papel de educador. Assim, é fundamental que sejam compreendidas as implicações que isso representa.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q59126 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

Quanto à Convivência familiar e comunitária marque a alternativa INCORRETA:

I- A Legislação brasileira prevê que as crianças ou adolescentes inseridos em programa de acolhimento familiar ou institucional terão no máximo a cada 18 (dezoito) meses sua situação reavaliada, sendo que a autoridade judiciária competente, deve decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta.
II- À criança cuja mãe adolescente estiver em acolhimento institucional será garantida a convivência integral.
III- Crianças e adolescentes têm direitos à criação e educação no seio familiar e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
IV- Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q59133 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

A Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), as equipes da atenção básica, compostas por profissionais de saúde com responsabilidade exclusiva de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas em situação de rua. Essa descrição refere-se as equipes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q28844 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Orientar quanto à importância da realização de uma higiene oral bem feita integra ações de prevenção na saúde básica.

São finalidades deste procedimento as apresentadas a seguir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q59129 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

Paciente idoso chega à unidade de saúde de atenção primária acompanhado de familiar que refere ter o idoso apresentado, após a caminhada matinal em jejum, um quadro de tremores, sudorese, palidez, taquicardia, tonturas, cefaleia, fraqueza, distúrbios visuais e sinais de confusão mental. Ao avaliar o paciente, o médico observou que ele já estava responsivo, mas ainda se apresentava com palidez e um tanto desorientado.

Após verificar os sinais vitais, para favorecer a definição do caso, o técnico de enfermagem deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q104997 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Familia, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Pode ser considerado parâmetro para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização na atenção básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q59125 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família

A equipe de Saúde da Família deve realizar seu trabalho de forma compartilhada com a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde.

Sobre o trabalho na Atenção Básica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q51822 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaíba PE, CONPASS

Qual das alternativas a seguir não representa uma atribuição do Agente Comunitário de Saúde? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q845746 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Enfermeiro, AV MOREIRA, 2020

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A normatização vigente no SUS define a organização em Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população, destacando a Atenção Básica como primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do sistema, que deve ordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde. Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, avalie as afirmativas abaixo e selecione a opção CORRETA.
I. São funções do enfermeiro: cadastrar todas as pessoas de sua microárea, mantendo os cadastros atualizados; e realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros) em todas as fases do desenvolvimento humano.
II. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) fazem parte da Atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo (estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes de atenção básica).
III. O redirecionamento do modelo de atenção, impõe claramente a necessidade de transformação permanente do funcionamento dos serviços e do processo de trabalho das equipes, exigindo de seus atores (trabalhadores, gestores e usuários) maior capacidade de análise, intervenção e autonomia para o estabelecimento de práticas transformadoras, a gestão das mudanças e o estreitamento dos elos entre concepção e execução do trabalho.
IV. A educação permanente na Atenção Básica deve abranger conhecimento de leis e técnicas, somente visando não tirar o foco da equipe para o cuidado sistematizado e direcionado à necessidade atual do paciente e região.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q657161 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, GUALIMP, 2020

A Atenção Básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Sobre a Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo:


I. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.

II. Uma das diretrizes da Atenção Básica é o Cuidado Centrado na doença, no qual o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

Após a análise das afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q51821 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaíba PE, CONPASS

Quais as fichas que o agente comunitário de saúde realiza o acompanhamento dos pacientes hipertensos e das gestantes, respectivamente? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q838260 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Laurentino SC Enfermeiro, CONSULTEC, 2021

Segundo a PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), a equipe de estratégia saúde da família (ESF) deve ser composta de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.