Início

Questões de Concursos Atenção Básica e Saúde da Familia

Resolva questões de Atenção Básica e Saúde da Familia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q912282 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Sobre saúde mental, é comum que os Agentes Comunitários de Saúde, durante a realização de visitas domiciliares, identifiquem pessoas em situação de sofrimento psíquico. Em relação à oferta de atendimento para acolhimento em saúde mental na rede de atenção à saúde, assinale a alternativa que cita locais aos quais a população deve se direcionar em busca de acesso à tratamento em saúde mental quando não estão em situação de surto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q957743 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre a saúde mental na Estratégia Saúde da Família, analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:

I - Saúde mental na ESF deve promover a autonomia.
II - Saúde mental na ESF deve promover o autocuidado.
III - Saúde mental na ESF deve promover as relações sociais e familiares.
IV - Saúde mental na ESF deve desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação.
V - Saúde mental na ESF deve priorizar a hospitalização precoce e compulsória.
VI - Saúde mental no ESF tem dentre suas estratégias o aumento dos atendimentos psicológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1051675 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à psicologia aplicada ao paciente crítico e aos seus familiares, julgue o item subsequente.

Devido ao alto risco de morte de crianças e adolescentes em UTI, a permanência dessa população nessa unidade caracteriza-se como um evento traumático para os próprios pacientes, seus pais e(ou) responsáveis bem como para a equipe de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q982317 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Epidemiologista, SESSE, IBFC, 2025

Visita domiciliar é uma forma voltada para o atendimento ao indivíduo e à família ou à coletividade sendo prestada nos domicílios. Em relação as suas vantagens, analise as afirmativas abaixo.

I. Proporcionar o conhecimento sobre o indivíduo para possibilitar a prestação da assistência integral ao paciente.
II. Visualização do contexto familiar (habitação, higienização entre outras).
III. Melhor relacionamento profissional-pacientefamília.
IV. Um menor relacionamento do grupo familiar com o profissional pois este visa somente sua interação com a saúde do paciente.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q1001138 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Um dos recursos de proteção contra infecções é a imunização por meio de vacinas. No Brasil, o Ministério da Saúde disponibiliza uma ampla cartela de imunizantes pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao receber as pessoas na sala de vacina, o profissional precisa estar atento ao calendário e à caderneta e/ou ao cartão de vacinação do usuário, para que possa avaliar corretamente quais vacinas e doses devem ser administradas.

Nesse sentido, na avaliação da administração da vacina rotavírus humano G1P [8] (atenuada) – VRH, para uma criança com quatro meses de idade, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q903298 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro 40H, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

Durante a consulta de enfermagem, na Atenção Básica, para avaliação de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica, deve focar em fatores de risco que influenciam no controle da hipertensão. Observe os fatores a seguir e marque a alternativa que estáINCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q867921 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é elaborado por uma equipe multiprofissional a partir de uma reunião para discussão e construção coletiva de um conjunto de propostas de ações e condutas terapêuticas para um indivíduo, e tem como etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q883594 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Em uma ação de educação em saúde sobre doenças infectoparasitárias como amebíase, ascaridíase e giardíase, qual é a orientação mais eficaz que o Técnico de Enfermagem PSF deve fornecer à comunidade como medida preventiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q997612 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 45 anos, procurou o posto de saúde local que integra a Estratégia Saúde da Família em sua comunidade. Ele apresenta sintomas de ansiedade, insônia e irritabilidade, relatando que, devido a esses sintomas, tem enfrentado dificuldades no trabalho e em seus relacionamentos pessoais. Após uma avaliação inicial pela enfermeira, foi identificada a necessidade de apoio especializado em saúde mental.

Considerando o modelo de atenção à saúde mental desenvolvido nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), assinale a opção que apresenta a estratégia mais compatível para a promoção da inclusão social e a prevenção da internação hospitalar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1065016 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rodrigues Alves AC, DECORP, 2025

Qual mensagem educativa sobre diabetes o Agente Comunitário de Saúde deve priorizar para uma pessoa que toma metformina e relata glicemia de jejum alterada no controle feito em casa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q1008267 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Uma mulher de 28 anos buscou atendimento em uma unidade básica de saúde relatando ausência de menstruação há dois meses, acompanhada de náuseas e sensibilidade mamária. Durante o exame físico, foi verificado útero aumentado à palpação, tubérculos de Montgomery e sinal de Hegar.
Em relação ao diagnóstico de gravidez, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, as manifestações clínicas apresentadas pela paciente e os achados do exame físico correspondem, respectivamente, a sinais de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q982925 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

O acompanhamento pré-natal deve ser integral, multiprofissional e humanizado, com foco na promoção da saúde materna e fetal, prevenção de complicações e detecção precoce de situações de risco. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir:

I.A alternância entre médico e enfermeira nas consultas de pré-natal é recomendada como estratégia para promover o cuidado compartilhado e a gestão integrada da gestação na atenção primária.
II.Gestantes de risco habitual podem ser acompanhadas exclusivamente pela equipe especializada em atenção secundária, dispensando o acompanhamento pelas equipes da atenção básica.
III.O número mínimo de consultas realizadas durante o pré-natal é o principal critério utilizado para avaliar aqualidade da assistência prestada à gestante.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q912146 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Orlândia SP, Consulplan, 2023

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é considerado um profissional de importância fundamental, uma vez que ele se encontra mais perto dos problemas que possam afetar a comunidade;sendo uma extensão importante dos serviços de saúde, seu trabalho tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vidas das pessoas e, consequentemente, do local onde vivem. Os problemas deverão ser observados em diferentes aspectos e examinados cuidadosamente para que sejam encontrados os melhores resultados. Para que isto ocorra, haverá algumas situações que deverão ser encaminhadas a outros profissionais da equipe de saúde, ou para a unidade de saúde. São situações que o ACS deverá repassar para a equipe de saúde: identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; orientar as pessoas de acordo com as instruções da equipe de saúde; acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados. Sobre as situações de risco de uma pessoa ou grupo, que devem ser identificadas pelo Agente de Comunidade de Saúde, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Bebês que nascem com menos de três quilos e meio. ( ) Filhos de mães que fumam, bebem bebidas alcoólicas e usam drogas na gravidez. ( ) Uso inadequado de medicamentos prescritos. ( ) Gestantes que não fazem o pré-natal. ( ) Horários e dias de atendimento restritos ou em desacordo com a disponibilidade da população.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q890447 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

No Brasil, o câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Com exceção do câncer de pele, esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. Sobre a estratégia de rastreamento do câncer de colo do útero e de suas lesões precursoras, é importante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q978770 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro EMAD, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante a consulta de enfermagem em uma Unidade de Saúde da Família, um enfermeiro acompanha um paciente com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2. Com base nas políticas públicas de atenção à saúde do adulto, na Lei nº 7.498/1986, nas competências éticolegais do enfermeiro e nas diretrizes da atenção primária, analise as afirmativas a seguir:

I. O enfermeiro, com base em protocolos devidamente instituídos no âmbito da atenção primária, pode realizar prescrição de medicamentos e solicitar exames de rotina relacionados ao controle da HAS e do DM2.
II. Faz parte da consulta de enfermagem a estratificação de risco cardiovascular, avaliação de adesão ao tratamento e planejamento de intervenções educativas voltadas ao autocuidado.
III. A classificação do paciente em estratos de risco (baixa, média ou alta complexidade) é exclusiva do médico, não cabendo ao enfermeiro realizar tal avaliação durante o acompanhamento.
IV. A monitorização de indicadores de saúde, como níveis de pressão arterial, glicemia capilar e adesão ao tratamento, é uma das responsabilidades do enfermeiro na gestão do cuidado de pessoas com HAS e DM2.
V. Em situações de descompensação clínica (hiperglicemia grave ou hipertensão mal controlada), é dever do enfermeiro reconhecer precocemente o quadro e realizar o encaminhamento imediato para avaliação médica.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q912729 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Lavras do Sul RS, OBJETIVA, 2023

As famílias e a comunidade devem ser educadas sobre a importância da captação precoce e do acompanhamento do pré-natal. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devem estar capacitados para investigar e identificar os sinais e sintomas durante as visitas domiciliares. Dos seguintes, qual é o sintoma mais importante para a suspeição de gravidez?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q896634 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Sanitarista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A expansão da rede de diagnóstico e do acesso ao tratamento da hanseníase, oportunizada pela descentralização das ações integradas à Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em território brasileiro, apresenta evidências de que o aumento da cobertura da ESF contribuiu significativamente para o incremento na taxa de detecção da doença, reforçando que serviços baseados na APS são fundamentais para o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno. A ampliação do acesso ao diagnóstico e ao tratamento é capaz de produzir o seguinte efeito na incidência e na prevalência da doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1020412 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, relativo a educação, metodologias e estratégias de formação profissional em saúde.
Na atenção básica à saúde, a realização de atividades de educação permanente faz parte das atividades tanto do enfermeiro quanto do técnico de enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

139Q886563 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

João que é Agente Comunitário de Saúde em seu bairro há 5 anos, encaminhou para Unidade de Saúde, uma moradora da sua área de 62 anos, pois ela está apresentando perda de peso, fome excessiva, vontade de urinar várias vezes durante a noite, fraqueza, fadiga muscular. De qual doença prevalente na pessoa idosa estamos falando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q987483 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro do Trabalho, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Considerando a história natural da doença e os níveis de prevenção, qual das seguintes ações corresponde a uma medida de prevenção secundária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.