Questões de Concursos Atenção Básica e Saúde da Familia

Resolva questões de Atenção Básica e Saúde da Familia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q841299 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, AL AP Analista Legislativo Enfermeiro, FCC, 2020

Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde, o enfermeiro, durante suas atividades de educação em saúde junto aos pacientes internados, seus familiares e a equipe de saúde, deve orientá-los que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q842514 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde da Família Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Na perspectiva de ampliar a capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na Atenção Básica, o Ministério da Saúde, a partir de experiências municipais e de debates nacionais, criou os núcleos de apoio à saúde da família (NASF), por meio da Portaria n° 154/2008, republicada em 4 de março de 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. n. 39.

Brasília: Ministério da Saúde, 2014, com adaptações.

Considerando o tema do texto, julgue o item a seguir.

No plano legal, os NASF tornaram possível a profissão de psicólogo na Atenção Básica.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q843329 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, FUNDATEC, 2020

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) é um instrumento utilizado no planejamento das equipes de saúde. Porém, é necessário salientar que, para alimentar esse sistema, são utilizadas fichas para coleta de dados, produzidas, na maioria das vezes, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a partir de informações referidas na Visita Domiciliar (VD). Portanto, o entendimento correto dos conceitos de cada ficha é muito importante. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Ficha A - Agrega informações relacionadas ao cadastro das famílias na microárea do ACS. II. Ficha B - Agrega informações relacionadas às atividades da ESF sobre consultas médicas e de enfermagem, solicitação médica de exames, encaminhamentos médicos, internação domiciliar, procedimentos de enfermagem, marcadores, hospitalizações e óbitos. III. Ficha C - É uma cópia das informações pertinentes da Caderneta da Criança, padronizada pelo Ministério da Saúde e utilizada pelos diversos serviços de saúde. IV. Ficha D - Agrega informações relativas ao acompanhamento de clientes com as seguintes doenças: diabetes melito, hipertensão arterial, tuberculose, hanseníase e gestantes.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q839938 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.

As campanhas sanitárias caracterizam-se por seu caráter esporádico ou por sua realização periódica, de acordo com as características epidemiológicas da doença ou do agravo que se pretende erradicar ou controlar.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q145623 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Familia, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde ( PACS) é considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para o PSF. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, cada ACS deve ser responsável por uma microrregião com, no máximo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q841445 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Tecnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

Na atenção primária à saúde, cabe ao técnico de enfermagem, entre outras atribuições,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q833911 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Laurentino SC Técnico de Enfermagem, CONSULTEC, 2021

São atribuições em comum de todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q840243 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Cuitegi PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Dentre as competências do Técnico de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde:
I- Acompanha as visitas domiciliares com maior frequência e, entre as atribuições está às ações educativas na unidade. II- Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS. III- Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.
Acerca do exposto, é VERDADE o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q841341 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Nutricionista, EDUCA, 2020

Com base no art. 8º na Portaria nº 154/2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF, define que seja de competência das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal:
I. Identificar a necessidade e promover a articulação entre os Municípios, estimulando, quando necessário, a criação de consórcios intermunicipais para implantação de NASF 1 entre os Municípios que não atinjam as proporções estipuladas no artigo 5º desta Portaria. II. Assessorar, acompanhar e monitorar o desenvolvimento das ações dos NASF, de acordo com o planejamento, garantindo a interface e a liderança das equipes de Saúde da Família no estabelecimento do cuidado longitudinal dos indivíduos assistidos, bem como de suas famílias. III. Realizar avaliação e/ou assessorar sua realização. IV. Acompanhar a organização da prática e do funcionamento dos NASF segundo os preceitos regulamentados nesta Portaria.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q139646 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Familia, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

O Programa de Saúde da Família - PSF é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, essas equipes de saúde devem ser compostas, minimamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q846175 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Analista Clínico, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Estratégia Saúde da Família busca reduzir a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.

II. A Estratégia Saúde da Família busca intervir em fatores críticos para a saúde, como a falta de atividade física e a má alimentação.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q841933 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Gurinhém PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Dentre as competências do Técnico de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde:
I- Acompanha as visitas domiciliares com maior frequência e, entre as atribuições está às ações educativas na unidade. II- Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS. III- Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.
Acerca do exposto, é VERDADE o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q841337 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Passira PE Nutricionista, CONTEMAX, 2020

A estratégia de Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Básica, conforme a Portaria MS nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, influencia diretamente no desenvolvimento da saúde pública no Brasil. A implantação desta estratégia tem como um dos itens necessários o cumprimento da carga horária integral de 40 horas semanais por toda a equipe de agentes comunitários, composta por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q140158 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Familia, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Na estratégia de saúde da família, a adscrição de clientela corresponde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q840477 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.
Os riscos materializam-se no território e afetam a saúde das pessoas de diferentes maneiras, por meio de processos (políticos, sociais, econômicos e tecnológicos), de produtos (químicos, biológicos), de agentes etiológicos (vírus, bactérias, entre outros) ou mesmo mediante eventos naturais (catástrofes).
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q846318 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.
A saúde e a doença decorrem tanto das chamadas situações de risco moderno - como a contaminação das águas e dos alimentos, a ausência de saneamento, a maior exposição aos vetores e às condições precárias de moradia - quanto do que são denominados riscos tradicionais - como o cultivo intensivo de alimentos em monoculturas, as mudanças climáticas globais e o manejo inadequado de fontes energéticas, por exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q844180 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.
O território é, ao mesmo tempo, produto e produtor de diferenciações sociais e ambientais, processo que tem importantes reflexos sobre a saúde dos grupos sociais envolvidos. É importante compreender o território como um lugar de interação entre diferentes grupos sociais, apesar de não compartilharem o mesmo espaço, os quais apresentam modos iguais de vida, relações de trabalho e relações com o ambiente.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q832223 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Jacinto Machado SC Técnico de Enfermagem, PS Concursos, 2021

São atribuições específicas do Técnico de Enfermagem e do Técnico em Enfermagem Saúde da Família:


I. Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.);

II. Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe;

III. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

IV. Realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.


Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q835348 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Palhoça SC Enfermeiro, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q843336 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Saúde da Família Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Na perspectiva de ampliar a capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na Atenção Básica, o Ministério da Saúde, a partir de experiências municipais e de debates nacionais, criou os núcleos de apoio à saúde da família (NASF), por meio da Portaria n° 154/2008, republicada em 4 de março de 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. n. 39.

Brasília: Ministério da Saúde, 2014, com adaptações.

Considerando o tema do texto, julgue o item a seguir.

O consultório na rua, equipe volante vinculada a pelo menos uma unidade básica de saúde, tem como um objetivo construir vínculos positivos e ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.