Questões de Concursos Atividade Física

Resolva questões de Atividade Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q846244 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Como se sabe, a manutenção ou o aumento da aptidão física dependem da realização de atividades físicas que ultrapassem o limiar de estimulação por um longo período. Para um indivíduo destreinado, esse limiar se localiza, em relação à força, em torno de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q832344 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021

Podemos classificar os jogos em cinco grandes grupos, são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q840506 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

No contexto da aprendizagem conceituamos “habilidade motora” como uma atividade ou tarefa que tem uma finalidade específica ou um objetivo a ser atingido. Nesse sentido, estabeleça a correlação entre o tipo de habilidade indicado na primeira coluna e sua caracterização descrita na segunda. Sobre os tipos de habilidades preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.
1.Habilidade Discreta. 2.Habilidade Seriada. 3. Habilidade Contínua. 4. Habilidade Aberta. 5. Habilidade Fechada.
( ) Envolve movimentos repetitivos. ( ) Envolve um ambiente estável. ( ) Caracterizada por várias ações conectadas em uma sequência. ( ) Tem início e fim bem definidos. ( ) Realizada em ambiente imprevisível.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q844999 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

O esporte “tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada” (GALVÃO et al, 2011).
A afirmativa em destaque apresenta características do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q841691 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Panambi RS Monitor de Atividades Físicas, FUNDATEC, 2020

Iubel afirma que podem ser consideradas atividades sistematizadas de lazer:
I. Estafeta. II. Circuito. III. Rua de lazer. IV. Acampamento e acantonamento.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q883343 | Educação Física, Atividade Física, Monitor de Esporte e Lazer, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O esporte atribui um grande potencial de socializar indivíduos de distintas classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na sociedade contemporânea. Uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se relacionado anteriormente. A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física. Diante do contexto apresentado, assinale a alternativa que melhor se relaciona com a contextualização sociocultural da prática esportiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1042434 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Observe o trecho (adaptado) a seguir extraído do Guia de Atividade Física para a população brasileira:

“Tenha em mente que fazer _____ atividade física, no tempo e lugar _____, é melhor que não fazer nada. Praticar atividade física, é importante para a sua vida. Mesmo ao praticar _____ de atividade física, você pode obter benefícios para a sua saúde.”

Considerando a lógica do documento em questão, a alternativa que melhor preenche a lacuna é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1049746 | Educação Física, Atividade Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

A prática exitosa de atividade física, entendida como boa prática ou prática bem-sucedida, promove o aumento da atividade física dos participantes por meio de um processo planejado, replicável e sustentável que garante e promove a participação e a autonomia. Portanto, para uma prática de atividade física ser considerada exitosa é necessário atender aos seguintes atributos: autonomia, participação, planejamento, replicação e sustentabilidade. Os atributos avaliam as estratégias para tornar a ação exitosa.

Nesse sentido, sobre o atributo sustentabilidade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1051139 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Dumazedier é um importante autor para o campo dos estudos sobre o lazer. Entre algumas de suas contribuições, estabeleceu três funções centrais do lazer para a vida do indivíduo.
Essas funções são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1042436 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um profissional de Educação Física foi ministrar uma palestra, na comunidade em que atua, no sentido de incentivar a prática de atividades físicas. A população presente era majoritariamente de adultos.

Nesse sentido, tendo como base o Guia de Atividade Física da população brasileira, a recomendação de atividade física moderada para a população presente é de pelo menos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1042438 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Idosos, de acordo com o Guia de Atividade Física para a população brasileira, devem praticar 150 minutos de atividade física moderada por semana.
Caso prefiram as atividades físicas vigoradas, a recomendação é de pelo menos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1042456 | Educação Física, Atividade Física, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma pessoa que opta por ir caminhando de casa para o trabalho está realizando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q899414 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

Os jogos podem ocorrer de algumas formas como, por exemplo, a cooperação, a competição ou a recreação. Como os jogos cooperativos podem ser praticados nas aulas de Educação Física?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1049748 | Educação Física, Atividade Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

A prescrição, orientação e supervisão da prática de atividade física são importantes para o exercício físico pois sempre existe alguma expectativa de benefício que, para ser alcançado, necessita de um mínimo de conhecimento técnico, uma vez que envolve alguma dose de risco. Há sete princípios que norteiam o planejamento e a prescrição de exercícios físicos visando ao condicionamento físico e à saúde.

A respeito do princípio da continuidade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1049745 | Educação Física, Atividade Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

A intensidade é o grau do esforço físico necessário para fazer uma atividade física, e pode ser leve, moderada e vigorosa.

Em relação à intensidade moderada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1042635 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula de Educação Física do ensino fundamental o professor aplicou a brincadeira “Sete Pecados”: iniciando com uma criança segurando uma bola, essa brincadeira típica da região Nordeste consiste em jogar a bola para cima e gritar o nome de um colega, sendo que todos estão posicionados em círculo. Então, o colega cujo nome foi falado deve correr para pegar a bola antes que ela caia. Enquanto isso, os demais jogadores se espalham, correndo o mais longe possível. Assim que a criança anunciada pegar a bola, ela deve sinalizar para o restante parar. Em seguida, ela dá sete passos em direção ao participante mais próximo e tenta acertá-lo. Caso tenha sucesso, a criança acertada deve tentar lançar a bola em outro jogador antes que o grupo forme o círculo novamente. Assim, aquele que for acertado sete vezes deve pagar uma prenda.
VALERIANO, M. L. Brincadeiras Regionais. Escola Educação – Educação Física. Disponível em:<Brincadeiras regionais - Jogos populares em todas as regiões do Brasil (escolaeducacao.com.br)>. Adaptado.

Ao aplicar essa atividade, o professor trabalhou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1043414 | Educação Física, Atividade Física, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação aos benefícios gerais do exercício para a saúde de crianças e adolescentes, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Exercícios aeróbicos e anaeróbicos são efetivos na redução da gordura corporal.

( ) O treinamento pliométrico não deve ser prescrito para crianças e adolescentes, pela elevada probabilidade de causar lesões nessa população.

( ) Atividades físicas na infância e na adolescência contribuem para diminuir os níveis de pressão arterial e maximizar o ganho de massa óssea na adolescência.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1025407 | Educação Física, Atividade Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca dos aspectos que envolvem o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem motora, julgue o item.
Por meio da brincadeira, as crianças desenvolvem uma ampla variedade de habilidades motoras de equilíbrio, de locomoção e de manipulação.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1025426 | Educação Física, Atividade Física, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A partir da educação física enquanto linguagem, julgue o item.
A educação física provê ao aluno a oportunidade de experimentar práticas corporais que podem fazer parte de seu projeto de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.