Início

Questões de Concursos Atos Processuais

Resolva questões de Atos Processuais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q525592 | Direito Processual Civil, Atos processuais

Paula ajuizou ação de reconhecimento de união estável. Ainda antes da citação do réu, a autora desistiu da ação proposta. Dois meses depois do trânsito em julgado da sentença que extinguiu o processo, sem resolução do mérito nos termos do Art. 267, inciso VIII, do CPC, Paula, arrependida, ingressou novamente com a ação. Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q711182 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Oficial de Justiça, TJ MA, FCC, 2019

Em relação à forma, ao tempo e ao lugar dos atos processuais, considere:
I. Em regra, os atos e os termos processuais dependem de forma determinada, salvo quando a lei não a exigir, considerando-se válidos os atos realizados com essa obediência formal.
II. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo.
III. Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais, inclusive no tocante à desistência da ação.
IV. Além dos declarados em lei, são feriados, para efeito forense, os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense.
V. Os atos processuais realizar-se-ão ordinariamente na sede do juízo, ou, excepcionalmente, em outro lugar, em razão de deferência, de interesse da justiça, da natureza do ato ou de obstáculo arguido pelo interessado e acolhido pelo juiz.
Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q25149 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Primeira Fase OAB, OAB

Assinale a alternativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q526822 | Direito Processual Civil, Atos processuais, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q25147 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Primeira Fase OAB, OAB

Assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q25148 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Primeira Fase OAB, OAB

Assinale a alternativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q227767 | Direito Processual Civil, Atos processuais, Procurador, PGE AC, FMP RS

Marque a alternativa correta, considerando as assertivas abaixo.

I A nulidade de um ato implica a nulidade de todos os atos subsequentes.

II O prazo assinalado para o perito é impróprio.

III No que respeita à causa de pedir, é majoritário o entendimento no sentido de que o sistema processual brasileiro se vinculou à teoria da substanciação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q863510 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2019

Texto associado.
Um advogado, com estudos apurados em torno das regras do CPC, resolve entrar em contato com o patrono da parte adversa de um processo em que atua. Sua intenção é tentar um saneamento compartilhado do processo. 
Diante disso, acerca das situações que autorizam a prática de negócios jurídicos processuais, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q837840 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, TC DF Procurador, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca de lei processual no tempo, litisconsórcio, Ministério Público e comunicação dos atos processuais, julgue o item a seguir.

Ao tratar do direito intertemporal, o ordenamento processual pátrio adota a teoria do isolamento dos atos processuais, segundo a qual, embora a nova lei seja aplicável imediatamente aos processos em curso, o juízo de regularidade do ato já praticado deve ser realizado em consonância com a lei vigente no momento da sua realização.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q526114 | Direito Processual Civil, Atos processuais

Assinale a hipótese correta em que magistrado não resolverá o mérito da demanda que lhe foi posta pelo exercício do direito de ação, de acordo com o Código de Processo Civil vigente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q849257 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Prefeitura de Areal RJ Procurador Municipal, GUALIMP, 2020

Conforme dispõe o Código de Processo Civil Brasileiro, os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q656774 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Oficial de Justiça, TJ RS, FGV, 2020

Credor de obrigação contratual propôs ação de cobrança em face dos três devedores solidários, o que deu azo à instauração de processo eletrônico.
Validamente citados, os réus constituíram advogados diferentes, pertencentes a escritórios de advocacia distintos, tendo cada qual, então, ofertado a sua peça contestatória.
Encerrada a fase instrutória e proferida sentença em que se julgava procedente o pleito autoral, o prazo de que os demandados dispõem para interpor recurso de apelação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q672114 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Advogado, Câmara de Patrocínio MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.


Quanto à contagem e fluência dos prazos processuais previstos no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q925196 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.
Rafael e Paulo, maiores e capazes, devidamente representados por seus advogados, celebraram um contrato, no
qual, dentre outras obrigações, havia a previsão de que, em eventual ação judicial, os prazos processuais
relativamente aos atos a serem praticados por ambos seriam, em todas as hipóteses, dobrados. Por conta de
desavenças surgidas um ano após a celebração da avença, Rafael ajuizou uma demanda com o objetivo de
rescindir o contrato e, ainda, receber indenização por dano material. Regularmente distribuída para o juízo da 10ª
Vara Cível da comarca de Porto Alegre/RS, o magistrado houve por reconhecer, de ofício, a nulidade da cláusula
que previa a dobra do prazo.
Sobre os fatos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q706601 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Juiz Substituto, TJ AL, FCC, 2019

Quanto aos prazos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q705412 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Técnico Judiciário Administrativa, TRF 3a, FCC, 2019

Segundo o Código de Processo Civil, é possível estabelecer calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. Esse calendário será fixado de comum acordo entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q658302 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, Gestão de Concursos, 2020

Quanto à contagem e fluência dos prazos processuais previstos no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q923929 | Direito Processual Civil, Atos processuais, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Os atos processuais não dependem de forma determinada, salvo se a lei expressamente o exigir e, ainda que realizados de outro modo, serão reputados válidos se preencherem a finalidade essencial. A respeito do tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q526500 | Direito Processual Civil, Atos processuais

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q838735 | Direito Processual Civil, Atos Processuais, CODEVASF Assessor Jurídico Direito, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito dos prazos no processo civil, da tutela provisória, da petição inicial, do processo de execução e do mandado de segurança, julgue o item a seguir.

Quando a citação se der por via eletrônica, o prazo para a prática do ato processual terá início no dia útil seguinte à consulta ao teor da citação.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.