Questões de Concursos Auditoria Independente

Resolva questões de Auditoria Independente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q523007 | Auditoria, Auditoria Independente, Assessor Contábil, MPE RS, FCC

Ao avaliar a conta de aplicações financeiras prefixadas de curto prazo, o auditor externo evidencia que não estão sendo apropriados mensalmente os rendimentos estabelecidos. Ao consultar o contador da empresa, este afirma que os rendimentos somente serão reconhecidos após o resgate da aplicação, o que ocorrerá em três meses. Dessa forma, pode o auditor concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q525087 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Considere as seguintes afirmações:

I. Os testes de super-avaliação e sub-avaliação são aplicados pelo auditor com intuito de garantir que o contador da entidade aplicou o princípio do conservadorismo.

II. O acompanhamento feito pelo auditor de um dos processos desenvolvido pela empresa refere-se à aplicação do teste de circularização.

III. O auditor deve utilizar somente métodos de amostragem estatística, os quais garantem a qualidade do trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q521776 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

O auditor independente para atender os seus objetivos, realiza uma avaliação sobre a adequação de trabalhos específicos executados pelos auditores internos. Considerando as possibilidades de avaliação indicadas abaixo, marque a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q113687 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Considerando o que dispõe a NBC-T-11, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q164486 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ PI, FCC

Sobre risco de auditoria, considere:

I. Segundo o modelo AICPA, Risco de Auditoria = risco inerente x risco de controle x risco de detecção.
II. Sempre haverá a presença de homocedasticidade e autocorrelação de resíduos nos itens da amostra planejada para aplicação de testes de detalhe.
III. O auditor deve determinar e valorizar os riscos inerentes e de controle, e planejar procedimentos de auditoria para o risco de detecção de tal forma que o risco geral de auditoria não supere o nível aceitável.
IV. Alta rotação de executivos, má reputação da gerência, problemas contábeis de alta complexidade, transações problemáticas com empresas correlacionadas e erros de consideração detectados na auditoria do ano anterior, entre outros fatores, afetam significativamente a estimativa de risco inerente na avaliação de risco pelo auditor.
V. A existência de determinados erros materiais, que não são detectados ou previstos tempestivamente pelos sistemas de controle interno corresponde ao risco assistemático.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q521942 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual AFTE, SET RN, ESAF

Não é fator que impeça o auditor independente de aceitar trabalhos de auditoria em entidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q854469 | Auditoria, Auditoria Independente, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito dos testes de auditoria, julgue o item seguinte.

Ao encontrar lançamentos contábeis com valores incorretos para maior e para menor em várias rubricas de uma entidade, o auditor externo deve aplicar os testes principais de subavaliação nas contas de ativos e despesas dessa entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q524746 | Auditoria, Auditoria Independente

A NBC-P-1 Normas Profissionais de Auditor Independente prevê algumas hipóteses de conflito de interesses que, se ocorrerem no período a que se refere a auditoria ou durante a execução dos serviços, em relação à entidade auditada, o auditor deve recusar o trabalho de auditoria independente de demonstrações contábeis. Assinale a opção que não é prevista na citada norma.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q107641 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Caso uma empresa transfira para um prédio vizinho as instalações de seu centro de processamento de dados e obrigue todos os usuários a utilizar senha exclusiva, bem como substitua o administrador - que, além dessa atividade, seja um dos acionistas da empresa - por profissional da área, nessa situação, ao avaliar o ambiente de controle da entidade em relação às mudanças efetuadas, um auditor independente deverá concluir que os riscos de auditoria tendem a aumentar.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q522351 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

A celebração de convênio, acordo ou ajuste pelos órgãos ou entidades da administração pública está sujeita à prévia aprovação de competente plano de trabalho proposto pela organização interessada.

A auditoria externa somente é executada mediante serviço prestado à entidade governamental por empresas qualificadas e vinculadas à administração.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q521598 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Segundo as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, o auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q165265 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

É correto afirmar que:

1. a firma de auditoria tem por obrigação estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que a firma e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e as exigências legais e regulatórias aplicáveis.

2. a firma de auditoria deve estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstâncias.

3. o objetivo do auditor é implementar procedimentos de controle de qualidade no nível do trabalho que forneçam ao auditor segurança razoável de que a auditoria está de acordo com normas profissionais e técnicas e exigências legais e regulatórias aplicáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q524013 | Auditoria, Auditoria Independente

As informações obtidas de demonstrações contábeis, pelo auditor independente, para chegar às conclusões em que se baseia a sua opinião, denominam-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q522056 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Administrativo, BADESC, FEPESE

Quanto às Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q522458 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Em relação às fases, aos objetivos e às técnicas de auditoria, julgue os itens subsecutivos.

Na fase de planejamento, o auditor deve considerar os testes de observância que serão empregados para avaliar os controles internos estabelecidos pela administração auditada, a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q521738 | Auditoria, Auditoria Independente, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação e os conceitos e aplicações da auditoria, julgue os seguintes itens.

Ao selecionar os devedores e credores da entidade sob exame para efeito de circularização, o auditor deve levar em conta alguns critérios, entre os quais se destacam os saldos individuais relevantes e os valores vencidos há mais tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q523430 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Auditoria, que é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, constitui uma importante técnica de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos, não só atuando para corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Criticidade é uma das variáveis básicas utilizadas no processo de planificação dos trabalhos de controle e representa o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar, identificadas em determinada unidade ou programa. Trata-se da composição dos elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes, das trilhas de auditoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q524232 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Administrativo, BADESC, FEPESE

Segundo as Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), na auditoria externa o auditor deve guardar em seu poder os papéis de trabalho de uma auditoria realizada pelo período de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q168493 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal, SEFAZ MT, FGV

Sobre estimativas contábeis, de acordo com a NBC TA 540 – Auditoria de Estimativas Contábeis, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q523650 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Acerca da auditoria, julgue os itens que se seguem.

O auditor, no exercício de suas funções, deve atribuir igual importância tanto à pesquisa de irregularidades quanto à detecção de riscos potenciais de que elas ocorram, os quais podem se manifestar pela fragilidade nos controles, pela precariedade dos recursos ou pela atitude do pessoal envolvido.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.