Questões de Concursos Auditoria Independente

Resolva questões de Auditoria Independente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q523700 | Auditoria, Auditoria Independente, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Com relação aos processos de reorganização de empresas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q522457 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

A empresa Jaú S.A. de capital aberto, por problemas administrativos e financeiros, não efetuou a auditoria externa de suas demonstrações financeiras nos anos de 2009, 2010 e 2011. Em 2012, por determinação da CVM foi solicitada a apresentar as auditorias de todo o período, senão teria seu registro cancelado. A empresa precisando manter essa forma de capitação de recursos, contratou auditoria para emitir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q522081 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, CEASA MG, FUMARC

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q523708 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual AFTE, SET RN, ESAF

Na ética profissional do auditor independente, a integridade é a qualidade na qual a confiança do usuário de seus serviços se norteia. Para isso, o auditor não pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q524889 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A auditoria deve envolver exames específicos de cada um dos grupos de contas das demonstrações financeiras. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma das formas de o auditor obter confirmação independente, em relação às provisões registradas, é a circularização dos consultores jurídicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q107747 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do monitoramento, supervisão e controle de qualidade
dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.

Para efeito de supervisão e controle de qualidade no âmbito da auditoria independente, na avaliação permanente da carteira de clientes, a orientação do CFC é a de não se promover rodízio dos auditores responsáveis pela realização dos serviços, de modo a resguardar a independência do auditor responsável e assegurar a continuidade e coerência dos trabalhos.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q522224 | Auditoria, Auditoria Independente

Para fins de fiscalização do exercício profissional, o auditor deve manter a boa guarda de toda a documentação pelo prazo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q523256 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Judiciário, TRE MS, FCC

A relevância no processo de auditoria deve ser considerada pelo auditor EXCETO quando da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q524815 | Auditoria, Auditoria Independente, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens seguintes.

A documentação de auditoria possibilita que a equipe de trabalho seja responsabilizada por suas atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q524566 | Auditoria, Auditoria Independente

Conforme o Prof. Marcelo Cavalcanti Almeida, quando do planejamento da auditoria, o auditor tem como principais objetivos a serem atingidos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q523683 | Auditoria, Auditoria Independente, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os itens subsecutivos.

Promover a confiabilidade nos relatórios financeiros é um dos objetivos do controle interno.

  1. ✂️
  2. ✂️

192Q523768 | Auditoria, Auditoria Independente, Contador, MC, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao campo de atuação e ao perfil do auditor independente de empresas, julgue os itens que se seguem.

O grau de prudência e de zelo do auditor poderá ser comprovado quando ele avalia e documenta a obtenção de conhecimento preliminar da atividade da entidade auditada, após levantamento junto à administração, da estrutura organizacional, da complexidade das operações e do grau de exigência requerido para a realização do trabalho de auditoria, de modo a avaliar se está capacitado ou não a assumir a responsabilidade pelo trabalho que será efetuado.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q522282 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Finanças, CGU, ESAF

Nos casos em que o auditor independente desejar reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem, dividindo a população em subpopulações distintas que tenham características similares, deve proceder a um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q522135 | Auditoria, Auditoria Independente

Os auditores independentes, nas auditorias das demonstrações contábeis, utilizam informações para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião, obtidas através de evidência de auditoria. Acerca da evidência de auditoria é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q525347 | Auditoria, Auditoria Independente, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à auditoria independente e de acordo com as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens que se seguem.

O auditor independente, por uma questão de julgamento profissional, expressa o resultado de seu trabalho por meio de uma opinião, mesmo que tenha a completa evidência das constatações obtidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q523361 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista Legislativo, CD, FCC

Com relação as normas pertinentes a Pessoa do Auditor, Execução do Trabalho de auditoria e do Parecer de auditoria, pode-se afirmar que:

I. O auditor externo pode assinar parecer de auditoria de companhias abertas, desde que seja bacharel em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas.

II. O objetivo do auditor externo em avaliar os controles internos é, principalmente, para poder determinar a extensão dos trabalhos e os procedimentos a serem aplicados durante a execução da auditoria.

III. A responsabilidade do auditor externo ao emitir o parecer, limita-se as demonstrações contábeis evidenciadas no parecer.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q523519 | Auditoria, Auditoria Independente, AOCP, 2020

O auditor deve determinar o tamanho da amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível minimamente aceitável. Esse nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigida. Assim, quanto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q524302 | Auditoria, Auditoria Independente

No relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, a ordem de apresentação de cada assunto na seção dos “Principais Assuntos de Auditoria” deve ser determinada de acordo com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q524905 | Auditoria, Auditoria Independente

Para o auditor independente, uma informação é relevante quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q838815 | Auditoria, Auditoria Independente, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

No que se refere ao plano de auditoria baseado em risco, julgue o item subsequente.

Para que o auditor possa estabelecer o tamanho da amostra necessária à redução de risco, ele pode valer-se da amostragem não estatística com vistas a avaliar com precisão a probabilidade de erro.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.