Questões de Concursos Auditoria Interna

Resolva questões de Auditoria Interna comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q140848 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens a seguir.

O contador, na condição de auditor interno de uma entidade, deve mencionar irregularidade com efeitos relevantes sobre o resultado, descoberta durante a realização de seu trabalho, independentemente da obrigação de manter sigilo sobre aquilo de que tenha tomado conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q523588 | Auditoria, Auditoria Interna, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Tomando por base as normas de auditoria aplicáveis à administração pública, julgue os próximos itens. As unidades de auditoria interna das empresas públicas vinculadas aos ministérios estão sujeitas à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria-Geral da União e dos órgãos setoriais do sistema de controle interno do Poder Executivo federal, em suas respectivas áreas de jurisdição.
  1. ✂️
  2. ✂️

343Q685196 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Um auditor recebeu a incumbência de elaborar o plano de auditoria a ser executado junto a uma entidade municipal. Entre as diretrizes estabelecidas para o referido plano, está a análise das compras e das contratações realizadas durante o exercício financeiro, a qual deve abranger os aspectos legais e regulamentares relativos ao processo licitatório, incluindo os respectivos contratos e sua execução, bem como os aspectos atinentes à execução orçamentária e financeira das mencionadas compras e contratações. Ao elaborar o programa de trabalho para a realização da referida auditoria, o auditor deparou-se com um problema: o volume das operações objeto da referida análise torna impraticável o exame exaustivo de todos os aspectos de todas as compras e contratações. Diante disso e de acordo com as normas vigentes (NBC TA 200 e NBC TA 530), indique como o auditor deve conduzir seu planejamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q524690 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Fiscal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação à auditoria interna, pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q524510 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, CGE PB, CESPE CEBRASPE

Entre as características de qualquer sistema de controle interno satisfatório, não é passível de determinação pelos fluxogramas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q523323 | Auditoria, Auditoria Interna, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas brasileiras para o exercício de auditoria interna, julgue os itens de 77 a 82.

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma pesquisa realizada por uma empresa de auditoria identificou que a maior divergência de opinião entre os participantes referia-se às recomendações da auditoria, sendo que, para 74% dos executivos entrevistados, elas são construtivas, factíveis e contribuem para a geração de valores à organização. Em face dessa situação, é correto afirmar que a informação mencionada é coerente com a finalidade da auditoria interna, pois esta pretende agregar valor ao resultado da organização e fazer recomendações que visam fornecer soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q522822 | Auditoria, Auditoria Interna, Profissional Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, o planejamento da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos envolvidos.

Considere as afirmações abaixo sobre os fatores relevantes na execução dos trabalhos de auditoria.

I – O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da empresa fundamenta o trabalho de auditoria

II – A partir do conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e do grau de confi abilidade da empresa, o parecer do auditor será amparado em legitimidade

III – A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria externa a serem aplicados resultarão em maior agilidade no encerramento da auditoria

IV – É relevante a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que sejam participantes dos trabalhos de auditoria interna

São corretas as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q522099 | Auditoria, Auditoria Interna, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

No modelo COSO, a avaliação de riscos é um dos componentes essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base nessa informação, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação de riscos baseia-se nos objetivos operacionais de confiabilidade das informações e de conformidade com leis, regulamentos e normas.

  1. ✂️
  2. ✂️

349Q524666 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.

Na obtenção da informação que atenda ao objetivo e ao alcance da auditoria interna, deve-se considerar que a informação seja suficiente para caracterizar os indícios que darão sustentação às conclusões e recomendações do relatório e do parecer do auditor.

  1. ✂️
  2. ✂️

350Q523682 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista em Ciência Pleno 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Basicamente, a auditoria aquilata o grau de correspondência entre as afirmações e critérios estabelecidos, para comunicação a usuários interessados. Acerca de auditoria, sistemas de informação e testes de auditoria, julgue os itens subseqüentes.

Risco inerente é o risco de que um erro ou classificação indevida de materiais que possam constar de uma afirmação não sejam evitados ou detectados tempestivamente pelos controles internos da entidade

  1. ✂️
  2. ✂️

351Q524012 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador, MC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos tipos de auditoria em órgãos públicos e das especificidades dos controles internos, julgue os itens a seguir.

O relatório do auditor interno é confidencial e deve ser apresentado ao superior imediato ou pessoa autorizada que o tenha solicitado. É facultada ao auditor a inclusão das áreas não-examinadas, seja pela irrelevância, seja pela imaterialidade dos valores envolvidos. Assim, o relatório deve ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar claramente os resultados dos trabalhos realizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q523810 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de seus procedimentos, julgue os itens a seguir.

As informações contábeis utilizadas pelos auditores internos devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis no fornecimento de evidências às conclusões e recomendações da auditoria interna. É responsabilidade do auditor interno a obtenção, análise, interpretação e documentação das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q523074 | Auditoria, Auditoria Interna, Técnico de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo, DECEA, CESGRANRIO

Considerando as atividades desenvolvidas pelos auditores interno e externo, é lícito afirmar que uma das grandes diferenças existentes entre os dois tipos de auditores é que o auditor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q523084 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 1.229/2009, julgue os itens seguintes.

Com o objetivo de determinar se o trabalho dos auditores internos pode estar adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar a competência desses auditores.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q522362 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Econômico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.

Uma importante distinção entre auditoria interna e externa nas sociedades anônimas é que a primeira se reporta à diretoria, e a segunda, ao conselho de administração.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q523542 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas brasileiras de auditoria interna, julgue os itens que se seguem.

Um empréstimo creditado na conta corrente e confirmado no extrato bancário, mas não contabilizado pela empresa, deve ser apresentado na reconciliação bancária, procedimento de auditoria, como redução do saldo do razão.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q524274 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Como conjunto de regras, diretrizes e sistemas, os princípios de Controle Interno Administrativo visam ao atingimento, entre outros, dos seguintes objetivos específicos, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q522514 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Os procedimentos e as técnicas de auditoria constituem-se em investigações técnicas que, tomadas em conjunto, permitem a formação fundamentada da opinião por parte do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Com relação aos tipos básicos de técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.

A técnica de correlação das informações obtidas representa o cotejamento de informações independentes e distintas, fora da organização, e procura verificar a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.

  1. ✂️
  2. ✂️

359Q524344 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.

Uma das áreas em que atuam preferencialmente os auditores internos é a auditoria operacional, que envolve a obtenção e avaliação de evidências a respeito da eficiência e da eficácia das atividades operacionais de uma entidade em comparação com objetivos estabelecidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q524117 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista de Controle Interno, MPU, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao controle interno e ao externo e à prestação de contas no âmbito da União, julgue os itens subsequentes.

O ordenador de despesas do MPU presta contas de qualquer recurso público federal sob sua guarda ou responsabilidade, cabendo à CGU o julgamento das contas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.