Início

Questões de Concursos Auditoria Interna

Resolva questões de Auditoria Interna comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q521685 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.

O auditor interno examina a eficiência dos procedimentos em vigor na empresa, avalia a política vigente da organização e a adequação dos controles de natureza financeira e operacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q701712 | Auditoria, Auditoria Interna, Técnico de Controle Interno, CGE RN, IBFC, 2019

O regime jurídico dos contratos administrativos estabelecidos pela Lei Federal nº 8.666/93 confere à administração algumas prerrogativas. Com relação a eles, analise as prerrogativas abaixo e assinale a alternativa incorreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q521617 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista de Finanças, CGU, ESAF

De acordo com o COSO, o gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes interrelacionados. Um deles, realizado por meio de atividades gerenciais contínuas, avaliações independentes ou uma combinação desses dois procedimentos, cuida da integridade do processo de gerenciamento de riscos corporativos, provendo suas alterações, quando necessário. Trata-se da(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q523094 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito do processo de auditoria, julgue os itens subsequentes.

Quando a administração da entidade auditada alterar as demonstrações após a emissão do parecer, o auditor deverá restringir-se a declarar inválido o parecer emitido.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q165891 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com a crescente expansão dos negócios, as administrações das empresas instituíram o órgão de auditoria interna, que, em muitos ramos, tornou-se um setor obrigatório por força de lei. A auditoria interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q521806 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.

O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar suas conclusões e recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q524599 | Auditoria, Auditoria Interna, AOCP, 2020

As ameaças à independência do auditor podem ser criadas por ampla gama de relações e circunstâncias. A ameaça de que o auditor não avaliará apropriadamente os resultados de julgamento dado ou serviço prestado anteriormente por ele, ou por outra pessoa da firma dele, em que o auditor confiará para formar um julgamento como parte da prestação do serviço atual refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q524300 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, AGE ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a auditorias interna e externa, julgue os itens a seguir.

A Resolução n.º 961/2003 elenca situações que caracterizam a perda da independência da entidade de auditoria em relação à entidade auditada. A emissão de laudo de avaliação a valores contábeis é exemplo de serviço característico de conflito de interesses e conseqüente perda da independência do auditor.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q163611 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

A empresa BDA do Brasil S/A admitiu, em seu quadro de pessoal, um auditor interno, para preparação e planejamento das auditorias a serem realizadas na empresa. Entre outros, são considerados fatores relevantes no planejamento dos trabalhos de auditoria interna:

I. o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade.

II. o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados.

III. o conhecimento detalhado das transações efetuadas pela empresa em exercícios anteriores.

IV. o levantamento dos ativos e passivos da empresa relativo ao exercício anterior.

V. o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q523734 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Administrativo, DNIT, FJPF

O levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e demonstrações financeiras de uma entidade são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q522257 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Técnico, SEBRAE, CESPE CEBRASPE

A auditoria interna é uma atividade independente de fornecimento de segurança objetiva e de consultoria, visando acrescentar valor à organização e melhorar suas operações. A respeito das normas internacionais de auditoria, julgue os itens de 21 a 27.

Ao observar a regra de conduta de publicidade, o auditor interno deve divulgar todos os fatos materiais de seu conhecimento que, se não divulgados, podem distorcer relatórios das atividades sob sua responsabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q522585 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos aos conceitos e às normas aplicáveis à auditoria.

O sistema de controles internos, independentemente da qualidade e da efetividade que apresenta, não dispensa a realização de auditoria em todas as áreas da entidade; entretanto, um sistema que ofereça maior proteção ao patrimônio possibilita a redução do tempo e do custo com a auditoria, em razão de menor extensão e profundidade dos procedimentos a serem aplicados.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q524328 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador, FUNCAP PA, CESPE CEBRASPE

No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria, interna e externa, adotados no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O relatório contém a opinião final do auditor, que deve estar baseada em fatos concretos, devidamente comprováveis por meio dos papéis de trabalho, em judicioso julgamento desses fatos, com total imparcialidade e independência.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q523165 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Contábil, DETRAN RJ, EXATUS PR

As Auditorias podem ser classificadas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q104451 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Administrativo Contabilidade, ANP, CESGRANRIO

A Comercial Latino S/A só compra e vende duas mercadorias, de grande atrativo e consumo popular, denominadas mercadoria "A" e mercadoria "B".

O auditor externo, nos testes realizados, nos controles das duas mercadorias, fez as seguintes anotações em seus papéis de trabalho:

Imagem 014.jpg

Neste caso, o auditor deverá emitir sua opinião por meio de um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q167684 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

O auditor interno, ao constatar impropriedades e irregularidades relevantes com necessidade de providências imediatas, deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q682250 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
O Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) publicou o COSO ICIF 2013 - Controle Interno – Estrutura Integrada, no qual se estabelecem os requisitos para um sistema eficaz de controle interno, que possibilita segurança razoável acerca da realização dos objetivos da entidade. Nessa publicação, aponta-se que, para que tenhamos um sistema de controle interno eficaz, são necessários a presença e o funcionamento dos componentes e princípios estabelecidos no COSO ICIF 2013. Destaca-se, ainda, em relação aos componentes do controle interno, que estes operam em conjunto e de forma integrada. Com base na mencionada publicação do COSO, são componentes do controle interno:
I. Ambiente de controle; informação e comunicação; avaliação de riscos.
II. Ambiente estratégico; ambiente operacional.
III. Atividades de monitoramento; atividades de controle.
Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q525042 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

Em relação à natureza, campo de atuação e noções básicas de auditoria interna e externa, julgue os itens subsequentes.

Com a evolução da atividade empresarial e o crescimento da captação de recursos de terceiros, os investidores precisam conhecer a posição financeira e patrimonial das entidades, o que ocorre por meio do parecer emitido pela auditoria interna das entidades a respeito da adequação das demonstrações contábeis.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q524928 | Auditoria, Auditoria Interna, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

De acordo com a relação do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q523331 | Auditoria, Auditoria Interna, Analista em Planejamento Público, Secretaria da Fazenda do Estado SP, VUNESP

Um dos principais objetivos do auditor interno ou da auditoria interna é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.