Início

Questões de Concursos Auxílio Doença

Resolva questões de Auxílio Doença comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q464772 | Direito Previdenciário, Auxílio Doença, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética a respeito do auxílio-acidente, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tomás, segurado empregado do regime geral da previdência social, teve sua capacidade laborativa reduzida por seqüelas decorrentes de grave acidente. Nessa situação, se não tiver cumprido a carência de doze meses, Tomás não poderá receber o auxílio-acidente.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q175161 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação ao direito previdenciário, julgue os itens que se
seguem.

Considere que Albertina tenha trabalhado como empregada da empresa FC Máquinas Ltda. durante o período de junho/1992 a dezembro/2003, quando foi demitida. Ainda desempregada, em junho/2006, sofreu um atropelamento que a incapacitou temporariamente para o trabalho. Nessa situação, Albertina não terá direito ao recebimento de auxílio-doença porque já perdeu a qualidade de segurada.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q464570 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Técnico de Segurança I, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Quanto à legislação da previdência, julgue os itens subseqüentes.

O auxílio-doença será concedido, como indenização, ao segurado que, após sofrer acidente do trabalho de qualquer natureza, ficar seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q465127 | Direito Previdenciário, Auxílio Doença, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao auxílio-doença, julgue os próximos itens.

Uma segurada empregada que tenha ficado afastada do serviço durante dezoito meses em virtude de um acidente de trabalho não pode ser demitida durante os primeiros doze meses após seu retorno às atividades laborais.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q465402 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito do auxíliodoença:

I. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

II. Quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de trinta dias, o auxílio-doença será devido após quinze dias contados da data da entrada do requerimento.

III. Em regra, o auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a noventa e um por cento do salário-de-benefício.

IV. A empresa que garantir ao segurado licença remunerada, em regra, não ficará obrigada a pagarlhe durante o período de auxílio-doença a eventual diferença entre o valor deste e a importância garantida pela licença.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q465019 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Enfermeiro do Trabalho, FSPSCE RS, MSConcursos

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho. Diante disso, marque a alternativa CORRETA sobre o início dos benefícios para o acidentado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q154030 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador, TRF 3a, FCC

De acordo com a Lei no 8.213/91, em regra, a concessão do benefício do auxílio-doença;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q465210 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Engenheiro, Metrô SP, FCC

Trata-se de benefício aos trabalhadores, decorrente de acidentes do trabalho, oferecido no Regime Geral da Previdência Social, o pagamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q465300 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, RFB, ESAF

Assinale a opção correta, no tocante ao auxílio-doença.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q464612 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

Em termos históricos, considera-se a Alemanha da época do Chanceler Bismarck como o local do nascedouro das prestações previdenciárias. Coube ao citado estadista aprovar no parlamento o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q464944 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Assistente Social Classe A, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença previdenciário, julgue os itens subsecutivos. O segurado que estiver recebendo auxílio-doença e desejar retornar ao trabalho voluntariamente terá seu benefício mantido até que seja realizada perícia médica da previdência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q464431 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Técnico de Administração e Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

A respeito de órgãos e instituições relacionados a saúde e segurança do trabalhador, julgue os próximos itens.

Terá direito ao auxílio-doença, como indenização, o empregado que, após afastamento por acidente de trabalho, retornar ao trabalho para o exercício de atividades (não habituais) adaptadas à sua nova condição, decorrente das lesões por ele sofridas.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q132020 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista do Ministério Público Especialidade Contabilidade, MPE SE, FCC

José, servidor público do Estado de Sergipe, participante do RPPS/SE, afastou- se de suas atividades por motivo de doença, por 15 dias. Quarenta dias após, teve que afastarse novamente por motivo de doença. Nesse caso, José passaria a ter direito ao benefício de auxílio-doença a partir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q221999 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Procurador Especial de Contas, TCM BA, FCC

Conforme o Regime Geral da Previdência Social, o auxílio doença é benefício de pagamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q250279 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Técnico de Segurança do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

O segurado da Previdência Social que esteja recebendo auxílio-doença por acidente do trabalho, ficando incapacitado para qualquer outra atividade que exerça, cumulativamente ou não, deve ter o seu benefício revisto para inclusão do salário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q464884 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

A que percentual do salário-de-benefício correspondem, respectivamente, as rendas mensais iniciais do auxílio-doença, do auxílio-acidente e da aposentadoria por invalidez?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q465209 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

12 (doze) contribuições mensais, 180 (cento e oitenta) contribuições mensais e nenhuma contribuição são os períodos de carência, respectivamente, dos seguintes benefícios previdenciários:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q168897 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O auxílio-acidente, que visa ressarcir o segurado em virtude de acidente que lhe provoque a redução da capacidade laborativa, é, conforme a doutrina de Fábio Zambitte Ibrahim, o único benefício de natureza exclusivamente indenizatória. Tendo essa afirmação como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao auxílio-acidente e ao auxílio-doença.

O auxílio-doença é encerrado apenas com a morte do segurado, de forma que o segurado poderá recebê-lo conjuntamente com qualquer outro benefício, inclusive com a aposentadoria por invalidez.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q165207 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso.
Depois, marque a opção que contenha a exata seqüência.

( ) Não são cumulativos o benefício de auxílio-doença e o de percepção, pelos dependentes, do auxílio-reclusão, ainda que, nessa condição, o segurado recluso contribua como contribuinte individual ou facultativo.

( ) Perde o direito ao auxílio-reclusão o benefi ciário, se, o contribuinte individual ou facultativo, passa a exercer atividade remunerada em cumprimento de pena em regime fechado ou semi-aberto.

( ) Na hipótese de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão desse benefício, irrelevante para o caso o tempo de contribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q132145 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista do Seguro Social Estatística, INSS, CESPE CEBRASPE

Cada um do item que se segue apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da legislação previdenciária brasileira.

Sérgio, segurado aposentado do regime geral, voltou à atividade depois de conseguir um emprego de vendedor, tendo passado a recolher novamente para a previdência. Nessa situação, caso sofra acidente de qualquer natureza e fique afastado do trabalho, Sérgio deverá receber auxílio-doença.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.