Questões de Concursos Auxílio Doença

Resolva questões de Auxílio Doença comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q132020 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista do Ministério Público Especialidade Contabilidade, MPE SE, FCC

José, servidor público do Estado de Sergipe, participante do RPPS/SE, afastou- se de suas atividades por motivo de doença, por 15 dias. Quarenta dias após, teve que afastarse novamente por motivo de doença. Nesse caso, José passaria a ter direito ao benefício de auxílio-doença a partir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q464431 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Técnico de Administração e Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

A respeito de órgãos e instituições relacionados a saúde e segurança do trabalhador, julgue os próximos itens.

Terá direito ao auxílio-doença, como indenização, o empregado que, após afastamento por acidente de trabalho, retornar ao trabalho para o exercício de atividades (não habituais) adaptadas à sua nova condição, decorrente das lesões por ele sofridas.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q464884 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

A que percentual do salário-de-benefício correspondem, respectivamente, as rendas mensais iniciais do auxílio-doença, do auxílio-acidente e da aposentadoria por invalidez?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q465209 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Técnico Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

12 (doze) contribuições mensais, 180 (cento e oitenta) contribuições mensais e nenhuma contribuição são os períodos de carência, respectivamente, dos seguintes benefícios previdenciários:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q464944 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Assistente Social Classe A, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença previdenciário, julgue os itens subsecutivos. O segurado que estiver recebendo auxílio-doença e desejar retornar ao trabalho voluntariamente terá seu benefício mantido até que seja realizada perícia médica da previdência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q250279 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Técnico de Segurança do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

O segurado da Previdência Social que esteja recebendo auxílio-doença por acidente do trabalho, ficando incapacitado para qualquer outra atividade que exerça, cumulativamente ou não, deve ter o seu benefício revisto para inclusão do salário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q165207 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Auditor Fiscal da Receita Federal Área Tecnologia da Informação, Receita Federal, ESAF

Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso.
Depois, marque a opção que contenha a exata seqüência.

( ) Não são cumulativos o benefício de auxílio-doença e o de percepção, pelos dependentes, do auxílio-reclusão, ainda que, nessa condição, o segurado recluso contribua como contribuinte individual ou facultativo.

( ) Perde o direito ao auxílio-reclusão o benefi ciário, se, o contribuinte individual ou facultativo, passa a exercer atividade remunerada em cumprimento de pena em regime fechado ou semi-aberto.

( ) Na hipótese de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão desse benefício, irrelevante para o caso o tempo de contribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q221999 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Procurador Especial de Contas, TCM BA, FCC

Conforme o Regime Geral da Previdência Social, o auxílio doença é benefício de pagamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q132145 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista do Seguro Social Estatística, INSS, CESPE CEBRASPE

Cada um do item que se segue apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da legislação previdenciária brasileira.

Sérgio, segurado aposentado do regime geral, voltou à atividade depois de conseguir um emprego de vendedor, tendo passado a recolher novamente para a previdência. Nessa situação, caso sofra acidente de qualquer natureza e fique afastado do trabalho, Sérgio deverá receber auxílio-doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q464576 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito previdenciário, julgue os itens que se seguem.

Considere que Albertina tenha trabalhado como empregada da empresa FC Máquinas Ltda. durante o período de junho/1992 a dezembro/2003, quando foi demitida. Ainda desempregada, em junho/2006, sofreu um atropelamento que a incapacitou temporariamente para o trabalho. Nessa situação, Albertina não terá direito ao recebimento de auxílio-doença porque já perdeu a qualidade de segurada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.