Questões de Concursos Auxílio acidente

Resolva questões de Auxílio acidente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q249667 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Técnico de Segurança do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

O segurado da Previdência Social que sofreu acidente do trabalho tem garantida, por determinado período de tempo, a manutenção do seu contrato de trabalho após a cessação do benefício previdenciário, independente da percepção de outro benefício. Esse período de tempo e os benefícios previdenciários, na ordem aqui apresentada, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q188798 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Advogado, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne ao Regime de Previdência Complementar, julgue
os itens subsequentes.

Suponha que Marcos adquiriu enfermidade em função de condições especiais em que seu trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente. Todavia, sua enfermidade não consta da relação elaborada pelo órgão competente. Nessa situação, considerando a legislação acidentária de regência, a Previdência Social deve considerar essa enfermidade um acidente de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q216312 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Médico do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, que tratam de legislação
previdenciária.

Para concessão do auxílio-acidente é exigido tempo mínimo de contribuição, e o trabalhador deve ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da perícia médica da Previdência Social.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q464500 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico em Segurança do Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE

Entende-se como acidente de qualquer natureza aquele de origem traumática por exposição a agentes exógenos (físicos, químicos ou biológicos) que acarrete lesão corporal ou perturbação funcional, causando a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade de laboração. Acerca de acidentes e de doenças ocupacionais, julgue os itens subsequentes.

A concessão do auxílio-acidente independe de carência.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q267205 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Um acidente ligado ao trabalho, embora não seja a causa única, contribui diretamente para a redução da capacidade laboral do segurado. Neste caso, o direito que lhe será garantido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q222751 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Procurador, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos benefícios do RGPS, julgue os seguintes itens.

O empregado incapacitado temporariamente para o trabalho em razão de acidente do trabalho faz jus ao auxílio-acidente, a partir do 16.º dia do afastamento das atividades, no percentual correspondente a 91% do salário-de-benefício, nunca inferior ao valor do salário mínimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q465444 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética a respeito do auxílio-acidente, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Marcela, empregada doméstica, após ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraça da casa de sua patroa, recebeu auxílio-doença por três meses. Depois desse período, foi comprovadamente constatada a redução de sua capacidade laborativa. Nessa situação, Marcela terá direito ao auxílio-acidente correspondente a 50% do valor que recebia a título de auxílio-doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q464423 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas nacionais e internacionais que regulam as atividades de trabalho, julgue os itens a seguir.

Todos os trabalhadores empregados que apresentem seqüela definitiva após a consolidação de lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza fazem jus à percepção de auxílio-acidente, como indenização.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q465211 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Assessor Jurídico, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Acerca do benefício de auxílio-acidente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q465507 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Duas empregadas do setor de limpeza de uma empresa, transportando vasilhame com ácidos para limpeza de sanitários, tropeçaram em degrau da parte superior de uma escada. O líquido respingou no rosto de uma delas e nas mãos da outra. Ambas foram imediatamente atendidas pela equipe de brigadistas da empresa e encaminhadas ao hospital. Uma ficou afastada por 17 dias, pois sofreu queimadura de segundo grau no rosto, e a outra retornou após 3 dias de tratamento.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Pela legislação previdenciária, o empregador é obrigado a pagar integralmente os salários de ambas as empregadas durante o período de afastamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q464488 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Analista, INSS, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens que se seguem apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca da legislação previdenciária brasileira.

Lucas é beneficiário de aposentadoria especial em razão de ter trabalhado exposto a agentes nocivos durante um período que, de acordo com a lei pertinente, lhe garantiu o referido direito. Nessa situação, as despesas relativas ao pagamento da aposentadoria de Lucas devem ser custeadas com recursos arrecadados pela cobrança do seguro de acidente de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q465536 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em referência a acidentes de trabalho e suas conseqüências, julgue os itens seguintes. Durante os primeiros 30 dias consecutivos ao dia do afastamento da atividade, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral. Após esse período, o segurado deverá ser encaminhado à perícia médica da previdência social para requerimento de um auxílio-doença acidentário. No caso de trabalhador avulso e segurado especial, o auxílio-doença acidentário é pago a partir da data do acidente.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q465441 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico de Segurança I, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Quanto à legislação da previdência, julgue os itens subseqüentes.

O auxílio-acidente será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q220987 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Procurador Municipal, SEMAD ARACAJU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos benefícios da previdência social, julgue os itens de
104 a 108.

O auxílio-acidente, antes das mudanças promovidas pela Constituição de 1988, tinha natureza de seguro privado. Atualmente, consiste em um benefício concedido a título de indenização ao segurado, quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultem seqüelas que impliquem a redução da capacidade para o trabalho que era exercido anteriormente.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q465572 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Procurador Federal da Segunda Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Com base no regulamento do seguro de acidentes do trabalho e da moléstia profissional, julgue os itens a seguir.

Cabe ao empregado comunicar o acidente do trabalho à previdência social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do acidente; em caso de morte, a empresa deverá comunicar o acidente de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela previdência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q465092 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética acerca das prestações da previdência social, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Geraldo trabalhou em um banco durante 12 anos e foi demitido em julho de 2005. Desde essa data, não conseguiu retornar ao mercado formal de trabalho nem contribuiu para a previdência social, sobrevivendo dos recursos que recebeu na rescisão do contrato de trabalho. Nessa situação, caso venha a sofrer, em outubro de 2007, sério acidente que o incapacite por mais de sessenta dias para o exercício habitual de qualquer atividade, Geraldo ainda terá, em tal oportunidade, todos os seus direitos perante a previdência social preservados, razão pela qual poderá pleitear auxílio-doença e ter seu pedido deferido.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q465459 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Técnico, Petrobras, CESGRANRIO

Um trabalhador acidentado passou a receber o benefício previdenciário com renda mensal no valor de 100% do salário de benefício. Sua incapacidade foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q464466 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Avalie as proposições relativas às normas previdenciárias pertinentes à infortunística laboral e, a seguir, assinale a opção correta.

I. Não é considerada como doença do trabalho a doença degenerativa, bem como aquela inerente a grupo etário.

II. Caim atira em Abel, ambos empregados, dentro da fábrica, na hora do almoço, situação tida como não acidentária, pois, apesar de Abel ter ficado hospitalizado por 43 dias, a empresa está isenta de qualquer obrigação acidentária.

III. João Zeloso, ao passar pela fábrica onde trabalha na folga de domingo, percebe destelhamento devido a forte chuva. Ao tentar reparar, cai e se incapacita por 18 dias. Essa situação não caracteriza acidente do trabalho.

IV. Não é considerada como doença do trabalho a que não produza incapacidade laborativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q464596 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Médico, INSS, FCC

O auxílio-acidente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q464391 | Direito Previdenciário, Auxílio acidente, Engenheiro, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Os acidentes do trabalho são classificados em acidente típico, doença profissional ou doença do trabalho e acidente de trajeto. Acerca de acidentes e suas conseqüências, julgue os itens que se seguem.

O acidente sofrido pelo empregado em viagem a serviço da empresa, independentemente do meio de locomoção, equipara-se a acidente de trabalho para efeito da legislação previdenciária.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.