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Questões de Concursos Avaliação Educacional

Resolva questões de Avaliação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1032898 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Habilitação Inglês, SEDUC MT, FGV, 2025

Leia o texto.

You might think of assessing and testing as synonymous terms, but they are not. Let’s differentiate the two concepts.

In educational practice, assessment is an ongoing process that includes a wide range of methodological techniques. Whenever a student responds to a question, offers a comment, or tries a new word or structure, the teacher subconsciously analyses the student’s performance. Written work—from a simple sentence to a formal essay—is a performance that ultimately is “judged” by self, teacher, and possibly other students. Reading and listening activities usually require some sort of productive performance that the teacher observes and then implicitly evaluates. A good teacher never ceases to assess students, whether those assessments are incidental or intended.

Tests, on the other hand, are prepared administrative procedures that occur at identifiable times in a curriculum, when learners know that their responses are being measured and evaluated.

BROWN, H .Douglas. Principles of language learning and teaching. 5th ed. Longman, 2000. Adaptado.

Uma professora de Inglês recém-formada, desejosa de melhor compreender o desempenho de seus estudantes adolescentes no dia a dia de suas aulas, demonstrará ter compreendido adequadamente o conceito de ‘assessment’ proposto no texto se, para alcançar seu objetivo,
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102Q1055573 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Do ponto de vista de Hoffmann (2001), a “relação professor e aluno, via avaliação, constitui um momento de comunicação para os dois sujeitos, em que cada um deles estará interpretando (…) e refletindo sobre o conteúdo (…), a efetivação da aprendizagem”. Para uma ação avaliativa mediadora, Hoffmann aponta alguns princípios importantes, dentre eles, EXCETO:
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103Q981117 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Quanto ao acompanhamento do processo de aprendizagem de crianças que apresentam alguma dificuldade cabe orientar aos professores que procedam de maneira correta:
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104Q1045456 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Língua Portuguesa, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Na avaliação escolar, como em qualquer outro tipo de avaliação, é necessário estabelecer critérios, senão não temos como perceber se o aluno está ou não se aproximando ao que dele se espera. Os critérios representam o que é julgado essencial em uma determinada área de conhecimento e tornam claras as referências utilizadas para a avaliação, servindo de base para a construção de fontes mais seguras de informações sobre o ponto que está a aprendizagem avaliada e o que falta para chegar ao desejado. Acerca dos critérios de avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. A clareza e a compreensão dos critérios de avaliação pelos alunos são fundamentais para a construção da autonomia intelectual, pois permitem que eles direcionem seus estudos e compreendam o que se espera deles.
II. A participação dos alunos na construção e discussão dos critérios de avaliação promove uma relação mais democrática e colaborativa entre professor e alunos, além de favorecer a aprendizagem significativa.
III. A flexibilidade dos critérios de avaliação é fundamental para garantir que o processo avaliativo seja adaptado às necessidades e particularidades de cada turma e de cada aluno.
IV. A utilização de instrumentos de avaliação que não se alinham aos critérios estabelecidos compromete a validade e a confiabilidade do processo avaliativo.
V. Os alunos podem sugerir modificações nos critérios de avaliação, o que significa deixar de levar em conta os objetivos que os originaram.

Está correto o que se afirma em
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105Q1038699 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

A avaliação formativa é essencial no processo educativo, pois permite _______ o progresso do aluno. Iniciando com um diagnóstico para identificar _______ de aprendizagem, ela se integra à prática pedagógica. Este método não só avalia, mas também contribui para a(o) _______ dos estudantes, promovendo um desenvolvimento mais eficaz.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
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106Q1046248 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Coll, Palacios e Marchesi (2004), o paradigma “teste → treinamento → reteste” é relevante na avaliação educacional de pessoas com deficiência intelectual (à época do texto, referida como deficiência mental), porque
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107Q1082874 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Segundo Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação da aprendizagem escolar deve ser compreendida como investigação da qualidade dos resultados, tanto individuais quanto coletivos. Entre os diferentes tipos de avaliação, a diagnóstica tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a avaliação diagnóstica.
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108Q1034313 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Uma professora de educação artística aplica uma avaliação ao final do ano letivo. Trata-se de uma prova escrita, cuja finalidade consiste em mensurar o aprendizado e o desempenho da turma ao longo daquele período.

O tipo de avaliação empregado é a
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109Q1017677 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A avaliação processual e contínua
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110Q1089620 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Texto associado.
A Digital Learning Platform (DLP) is one effective avenue for enhancing language learning. It connects real learning resources with the digital world for teaching and learning. By converting as many physical learning resources into digital formats as possible, the DLP offers an innovative combination of different learning concepts and structures. It can also ensure that different groups of learners have equal access to learning resources through interaction, communication, and knowledge sharing.

DLPs have transformed English language learning with their numerous advantages, although there are also some notable drawbacks. These platforms offer unmatched accessibility and flexibility, enabling learners to access materials anytime and anywhere and to progress at their own pace. They feature diverse resources such as videos, interactive exercises, quizzes, and reading materials, with multimedia integration enhancing comprehension and retention. Personalized learning experiences are supported through adaptive technologies and immediate feedback. Gamification and interactive activities boost engagement and motivation, while cost-effectiveness and global networking opportunities are notable benefits.

However, there are downsides to consider. Digital platforms may lack the personal touch and immediate feedback of face-to-face interactions, potentially reducing social learning opportunities. Technical issues such as internet reliability and online distractions can pose barriers, requiring learners to stay disciplined and motivated. Quality and credibility can vary, raising concerns about fraudulent or poorly designed courses. Assessment challenges, including cheating and assessing practical language skills, also exist. Moreover, self-study can sometimes leave learners feeling isolated and struggling with complex topics. Balancing digital resources with other learning methods can help address these challenges and ensure a more comprehensive language learning experience.


POONPON, K. et al. TIGA-Based English Learning Platform for Language Learner Competency Development in a Digital
Environment. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, n. 6, June 30, 2024 (adapted).
In order to benefit from the resources offered by platforms to evaluate students’ work in an innovative way and also to avoid the drawbacks reported in the text, the teacher could
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111Q1081941 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A gestão do trabalho pedagógico no AEE requer planejamento, registro e avaliação contínua para garantir a qualidade do atendimento. Sobre estes processos, analise as afirmativas a seguir.

I.O planejamento do AEE deve ser articulado com a proposta pedagógica da escola e com o trabalho dos professores da sala de aula comum, visando à construção de um currículo acessível.
II.O registro do processo do AEE, por meio de relatórios, portfólios e outros instrumentos, é fundamental para acompanhar o desenvolvimento do aluno, reavaliar as estratégias e comunicar os avanços à família e à equipe escolar.
III.A avaliação do AEE deve focar nos processos de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, considerando suas potencialidades e os progressos em relação aos objetivos traçados em seu Plano de AEE, e não em classificá-lo ou compará-lo com os demais.

Está correto o que se afirma em:
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112Q1055579 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A ação avaliativa mediadora se desenvolve em benefício do aluno e se dá, fundamentalmente, pela proximidade entre quem educa e quem é educado.

(Hoffmann, 2009.)


Sobre a avaliação mediadora, é possível inferir que:

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113Q1056114 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A estratégia da situação-problema contempla as categorias da dialética no processo de construção de conhecimento quando estimula ou amplia a significação dos elementos apreendidos em relação à realidade. Exige uma constante continuidade e ruptura no levantamento e na análise dos dados e na busca e construção de diferentes alternativas para a solução do problema. Possibilita a práxis, a problematização, a criticidade na identificação da solução e a totalidade, pois tudo está interligado. Uma equipe de educadores em saúde desenvolveu uma situação-problema com a finalidade de desenvolver em um grupo de pacientes a capacidade de analisar criticamente a sua realidade e decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações frente a questões relacionadas aos pacientes de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Utilizando a metodologia dialética, foram planejadas as atividades da seguinte forma; analise-as.

1. Atividade 01: apresentar aos pacientes a situação-problema “A família de Teresinha”, solicitar que leiam a situação e, em grupo, refletir sobre suas questões: “O que você sentiu ao ler a história?” e “Que elementos apresentam semelhanças com o seu cotidiano?”. Objetivo: mobilizar os pacientes a buscar conhecimentos relativos ao tema aguçando a curiosidade deles ao apresentar uma situação relacionada ao seu cotidiano.

2. Atividade 02: estabelecer uma relação dialógica abordando os principais temas relacionados a diabetes e hipertensão, os respectivos cuidados e agravos à saúde e as formas de enfrentamento dos problemas levantados. Objetivo: organizar o conhecimento prévio dos pacientes desmistificando possíveis crenças, valores e tabus; apresentar conteúdos relacionados às patologias; estimular a reflexão; e, possibilitar questionamentos relacionados aos problemas levantados.

3. Atividade 03: reelaborar a situação-problema em subgrupos de pacientes. Objetivo: refazer a situação-problema com finalidade de sistematizar e expressar os conhecimentos construídos e reconstruídos de forma que os pacientes possam repensar suas respostas e formular propostas para enfrentar, solucionar ou minimizar problemas.

4. Atividade 04: apresentar e discutir a reelaboração da situação-problema para o grupo. Objetivo: discutir a situação- -problema retificando as ideias equivocadas; possibilitar a reflexão e questionamentos através do confronto de opiniões como forma de materializar o conhecimento; e, socializar as propostas formuladas para enfrentar, solucionar ou minimizar os problemas.


As atividades planejadas para a situação-problema, pela ordem em que foram propostas, exploram as seguintes etapas da dialética:
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114Q1082444 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Orientador Escolar, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Cipriano Luckesi (2011) discute a questão do autoritarismo presente na prática da avaliação educacional escolar e sugere uma possível superação desse paradigma por vias intraescolares. Analise os itens a seguir, à luz da concepção de avaliação formativa crítica proposta pelo autor.

I. Avaliações classificatórias compatíveis com o modelo conservador enfatizam a disciplina, a obediência e o controle da conduta.
II. A avaliação transformadora deve ser diagnóstica, preocupando-se com intervenções que permitam o avanço do educando.
III. Avaliações que reproduzem o autoritarismo contribuem para a autonomia do estudante e para a transformação social.
IV. A lógica de aprovação/reprovação faz parte do ato de “examinar”, característico da escola disciplinadora.
V. A avaliação democrática consiste em detectar dificuldades para orientar novas ações pedagógicas, e não para selecionar alunos.

É correto o que se afirma em:
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115Q994254 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

A avaliação está no cerne das contradições do sistema educacional. Hoje, o grande desafio do sistema educacional é a inclusão social dos sujeitos, no entanto, pesquisas apontam que ainda prevalece uma cultura de práticas educacionais de ensino e avaliação baseados em modelos excludentes, sem atentar no processo de ensino e de aprendizagem. (PERRENOUD, 1999, LUCKESI, 2014)
Nesse contexto, podemos inferir que, para romper com o modelo avaliativo excludente, faz-se necessário a/o:
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116Q1073918 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

As avaliações praticadas em sala de aula para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos são nomeadas avaliações internas de aprendizagem. Com base nessas informações, sobre a avaliação escolar, julgue os itens a seguir:

I. Definir claramente os objetivos de aprendizagem e as habilidades a serem avaliadas em cada disciplina ou área curricular são essenciais para identificar os objetivos educacionais.
II. A utilização de uma variedade de métodos de avaliação são cruciais e possibilita interações sociais que são importantes no ambiente escolar.
III. Os critérios de avaliação devem ser específicos e transparentes, alinhados aos objetivos educacionais e às expectativas de desempenho dos alunos.

Estão corretos:
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117Q1083311 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Edital n 21, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é calculado a partir de dois elementos principais: a taxa de rendimento escolar, medida pela aprovação dos estudantes, e o desempenho obtido em exames padronizados. As informações sobre aprovação são coletadas anualmente pelo Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Já as médias de desempenho têm como referência a Prova Brasil, no caso dos IDEBs de escolas e municípios, e o SAEB, para os índices estaduais e nacionais.

Fonte: Pytlowanciw, Rosangela. A avaliação formativa no ensino de ciências na ótica de professores / Rosangela Pytlowanciw, José de Pinho Alves Filho − Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.


Esse tipo de avaliação é considerada como:
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118Q1012666 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca da estatística aplicada à avaliação institucional, dos cursos de graduação e pós‐graduação e da qualidade do ensino superior.

Após a aplicação de cálculos estatísticos, os cursos de graduação e de pós-graduação são avaliados em uma escala de 1 a 5.

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119Q1073109 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Em um processo de avaliação psicopedagógica, a anamnese constitui um momento fundamental para a compreensão da queixa trazida. Trata-se de um instrumento que exige escuta atenta e interpretação das informações em diálogo com a teoria e o contexto do sujeito. Considerando as abordagens contemporâneas da Psicopedagogia, assinale a alternativa correta:
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120Q979334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que indica o instrumento de rastreio, com aplicabilidade clínica e educacional, que verifica o desempenho de crianças do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.
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