Início

Questões de Concursos Avaliação Educacional

Resolva questões de Avaliação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q908895 | Pedagogia, Avaliação Educacional, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre a expressividade na educação infantil é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q979763 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nos estudos de autores, como Paulo Freire e Libâneo, sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas e F para as falsas.
( ) O processo de ensino-aprendizagem ocorre apenas de forma unidirecional, em que o professor transmite conhecimentos e o aluno é um receptor passivo.
( ) A aprendizagem significativa, segundo Libâneo, ocorre quando o aluno relaciona o novo conteúdo aos conhecimentos prévios.
( ) A avaliação, conforme defende Libâneo, deve ser parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a sua reorientação.
( ) O processo de ensino-aprendizagem, para Paulo Freire, deve ser dialógico e problematizador, centrado na participação ativa do aluno, de forma a promover a autonomia e a consciência crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1068726 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Especialidade Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Hoffmann argumenta que a visão comportamentalista dos professores manifesta-se de forma radical na prática avaliativa, sem que percebam o autoritarismo dessa concepção. Para a autora, sem avançar na compreensão do fracasso dos estudantes para além do comprometimento dos alunos, os professores se distanciam “de dois princípios presentes na avaliação enquanto mediação”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q952334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Na perspectiva contemporânea da Educação Infantil, a avaliação é vista como um processo formativo que acompanha a construção do conhecimento. Referente a essa abordagem, assinale a alternativa que corresponde a um de seus princípios fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1083160 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ensino Religioso, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação e o rendimento escolar e assinale a INCORRETA.
Ao avaliar, o professor deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q987005 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor N II Pedagogo 30H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Leia o texto e complete a lacuna:

A avaliação diagnóstica fornece informações valiosas para __________ com a finalidade principal de ajustar o conteúdo, os métodos de ensino e os recursos de acordo com as necessidades, interesses e estilos de aprendizagem de cada aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1045288 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Mediador Zona Rural, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Tem papel fundamental na prática educacional, com objetivo de identificar o nível de conhecimento e as habilidades dos alunos antes de iniciar um novo ciclo de aprendizagem. Esse instrumento é a avaliação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1045540 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Especial Sala de Recursos, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVE UFAL, 2024

Um professor, ao longo de um projeto interdisciplinar, propõe que os estudantes construam uma maquete representando a cidade ideal, baseada em conceitos de urbanismo, sustentabilidade e cidadania. Durante o processo, ele realiza observações, conversa com os grupos, oferece sugestões e registra os avanços de cada estudante. No fim das atividades, aplica um questionário reflexivo para que os estudantes avaliem o próprio trabalho e a dinâmica do grupo. Com base na descrição, qual tipo de avaliação está sendo predominantemente empregado pelo docente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1081862 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

Avaliação Formativa

Perrenoud (1999) sustenta que avaliar significa regular a aprendizagem, orientando estratégias pedagógicas e fornecendo feedback que retroalimenta o processo.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q900408 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

No que se refere ao processo avaliativo do aluno, como uma das atribuições docentes na escola, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere a promoção da avaliação como um processo contínuo de monitoramento do progresso dos estudantes ao longo do tempo. Isso permite que os educadores identifiquem as necessidades individuais dos alunos e adaptem o ensino conforme essas necessidades. Esta perspectiva de avaliação se denomina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q975644 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A respeito da avaliação adaptada, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1079338 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Educação Física, Prefeitura de Ilópolis RS, OBJETIVA, 2025

No contexto pedagógico, a avaliação deve ser entendida como um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1083428 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

A equipe pedagógica de uma escola está reorganizando suas propostas de avaliação da aprendizagem, discutindo sobre instrumentos relacionados às diferentes concepções e práticas de avaliação, como somativa, formativa e diagnóstica.
A partir deste contexto, analise as assertivas a seguir.

I- A aplicação de provas semanais tem caráter formativo, pois permite acompanhar e mensurar o domínio do conteúdo, compondo assim um registro longitudinal do trajeto dos estudantes.
II- Instrumentos de coleta de dados com fins avaliativos devem considerar especificamente o mapa de conteúdos escolares.
III- Usar rubricas facilita explicitar critérios de avaliação e pode ser caracterizada como prática de avaliação formativa.
IV- A avaliação diagnóstica precisa acontecer somente no começo do ano letivo. V- Provas e exercícios que priorizam a memorização de conteúdo são caracterizados como um ato de examinar, e não de avaliar.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1045550 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Sobre a avaliação de estudantes com deficiência intelectual, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q976702 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Segundo processos de Gestão escolar, o Conselho de classe é instrumento de avaliação colegiada que contribui para a gestão democrática. Dentre as funções dessa representatividade, qual alternativa descreve corretamente sua função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q900035 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A avaliação da aprendizagem é um tema amplamente discutido por estudiosos como Luckesi, Hoffman e Perrenoud. Cada um deles apresenta uma visão distinta sobre o papel e a função da avaliação no processo educativo. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) Luckesi defende que a avaliação deve ser utilizada como um instrumento de exclusão e seleção dos alunos.
(__) Hoffman argumenta que a avaliação deve ser um processo contínuo e formativo, focado na reflexão e no desenvolvimento do aluno.
(__) Perrenoud acredita que a avaliação deve ser um momento terminal, utilizado apenas para medir o desempenho final dos alunos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1089288 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Em uma reunião de planejamento, foi proposta uma discussão sobre os diferentes tipos de avaliação e suas aplicações no processo de ensino e de aprendizagem. Foram apresentadas as características e as funções das avaliações diagnóstica, formativa e somativa no contexto escolar. Os professores foram convidados a descrever suas práticas pedagógicas e a relacioná-las aos diferentes objetivos das avaliações.

Entre as atividades avaliativas descritas, é associada à função formativa aquela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1074003 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A partir de uma perspectiva dialógica da avaliação no processo educativo, como propõe Hoffmann, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1048377 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Esse processo de avaliação é utilizado não apenas para acompanhar a aprendizagem do aluno, mas também como um instrumento para auxiliar o docente. Representa o ponto de partida/centro de uma série de interdependências com as interações nos processos de ensino e aprendizagem. Ensino, aprendizagem e avaliação são processos interligados.
Com base no trecho, assinale a opção que indica corretamente o tipo de avaliação descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1046601 | Pedagogia, Avaliação Educacional, AEE, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A elaboração de relatórios e o acompanhamento do desenvolvimento no AEE têm o objetivo de subsidiar decisões pedagógicas e administrativas. Em consonância com as normativas vigentes, qual opção expressa essa finalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.