Questões de Concurso Avaliação Educacional

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q903057 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A avaliação da aprendizagem deve ser entendida como um processo contínuo e formativo, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. Considerando essa concepção, qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma prática de avaliação alinhada a esse conceito?

32 Q952334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Na perspectiva contemporânea da Educação Infantil, a avaliação é vista como um processo formativo que acompanha a construção do conhecimento. Referente a essa abordagem, assinale a alternativa que corresponde a um de seus princípios fundamentais.

33 Q994483 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Física, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Use o texto abaixo para subsidiar a questão.
Instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola, a prova possibilita ao professor fidedignidade na aprovação do aluno e na devolução dos resultados a comunidade escolar. Ele traz em seu histórico a cultura da prova, considerando que, em sua jornada escolar, reproduziu inúmeras vezes esse instrumento. Como a prova ainda é utilizada tanto na educação básica como no ensino superior, o professor vivencia situação de prova em toda sua formação.

A prova promove uma sensação de justiça e igualdade ao professor, visto que utilizou o mesmo instrumento, com as mesmas questões para avaliar todos seus alunos igualmente. Porém, essa sensação pode ser falsa porque a prova pode:

34 Q994254 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

A avaliação está no cerne das contradições do sistema educacional. Hoje, o grande desafio do sistema educacional é a inclusão social dos sujeitos, no entanto, pesquisas apontam que ainda prevalece uma cultura de práticas educacionais de ensino e avaliação baseados em modelos excludentes, sem atentar no processo de ensino e de aprendizagem. (PERRENOUD, 1999, LUCKESI, 2014)
Nesse contexto, podemos inferir que, para romper com o modelo avaliativo excludente, faz-se necessário a/o:

35 Q1012666 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca da estatística aplicada à avaliação institucional, dos cursos de graduação e pós‐graduação e da qualidade do ensino superior.

Após a aplicação de cálculos estatísticos, os cursos de graduação e de pós-graduação são avaliados em uma escala de 1 a 5.

36 Q979760 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Considerando as concepções críticas de educação, como defendidas por Paulo Freire, e a importância das práticas reflexivas no processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre o impacto das práticas de observação, registro, planejamento e avaliação no aprimoramento das práticas docentes.
I- Permite controle rigoroso do comportamento infantil, restringindo a liberdade pedagógica e padronizando ações nas atividades escolares.
II- Viabiliza acompanhamento atento das interações, possibilitando planejamento flexível, avaliação contínua e adaptação das práticas pedagógicas.
III- Serve principalmente para preencher relatórios administrativos exigidos pelas secretarias, sem impacto direto nas práticas pedagógicas cotidianas.
IV- Funciona majoritariamente como instrumento de verificação formal, desvinculado das experiências e necessidades individuais das crianças na escola.
V- Atua exclusivamente como mecanismo para definir responsabilidades administrativas, sem conexão com as práticas didático-pedagógicas escolares.
Está CORRETO apenas o que se afirma em

37 Q979334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que indica o instrumento de rastreio, com aplicabilidade clínica e educacional, que verifica o desempenho de crianças do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.

38 Q979368 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o que defende Afonso (in Esteban, 2005) a respeito da relação entre avaliação e qualidade, ao se considerar a qualidade científica e pedagógica da escola pública simultaneamente à sua qualidade democrática, é preciso que a avaliação das escolas públicas

39 Q1021228 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

A arte de educar adultos pondera sobre a participação, a iniciativa e as atividades coletivas. Partem de um planejamento para a aprendizagem que valoriza o potencial de contribuição do estudante adulto. A compreensão sobre como auxiliar os estudantes adultos para aprender, requer a consideração de alguns princípios da andragogia. Assinale a alternativa incorreta a respeito desses princípios.

40 Q981044 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito das avaliações institucionais dos sistemas de ensino, que alternativa é correta quanto ao que se institui no art. 5 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.